segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DIA DO CONTADOR É COMEMORADO HOJE

  • O Dia do Contador será comemorado hoje, 22 de setembro.
  • Para marcar a passagem da data, o Conselho de Contabilidade realiza a abertura oficial da 11º edição do Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (ENCC). A solenidade acontece no Teatro Riachuelo, a partir das 19h.
  • Além disso, no encerramento deste Encontro, amanhã, o CRCRN promove o IV Baile do Contador, alusivo à passagem da data.
  • No RN, são 4.962 contadores, o que corresponde a 78,10% dos profissionais contábeis aptos a exercer a contabilidade. Os 21,9% restantes são técnicos em contabilidade.
  • O Encontro de Contabilidade, de qualquer forma, iniciou no sábado com a programação acadêmica, no setor V da UFRN, quando da apresentação dos trabalhos científicos que concorrem ao III Prêmio Acadêmico Contábil, com a premiação aos três primeiros lugares. No ano passado, o vencedor foi um trabalho de um grupo de três estudantes da UFERSA de Mossoró. A participação no ENCC propicia a integralização de 20 horas para os graduandos.
  • Hoje pela manhã começou a programação convencionada como 'profissional', com temas voltados para quem já atua no mercado contábil. Dentre os palestrantes tem destaque o ex-Senador da República e atual prefeito da cidade de Manaus, Arthur Virgílio. Esta segunda parte terá seu desenvolvimento pela manhã na UFRN e a noite  no Teatro Riachuelo. A programação completa está em www.encc.crcrn.com.br.
  • Para quem atua com auditoria (como por exemplo auditores de sorteios como NatalCap), o Conselho Federal de Contabilidade atribuiu na semana passada 7 pontos no seu Programa de Educação Continuada à participação no ENCC.
  • Segundo análise do presidente do CRCRN, João Gregório Júnior, o porte do ENCC já está no mesmo nível que do Encontro Nordestino. "Os números apresentados indicam que já no ano passado a quantidade de participantes foi a mesma que do ENECON. Por isso, falo que o ENCC tem nome de Encontro e magnitude de congresso".
  • A 11º edição do Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis é uma parceria do CRCRN com a Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis e acontecerá entre os dias 20 e 23 de setembro, no Teatro Riachuelo e Instalações do Setor V da UFRN. As inscrições estão sendo feitas através do endereço www.encc.crcrn.com.br.
  • O Encontro terá como tema neste ano “Transparência Pública e Geração de Riquezas”, em um esforço que os órgãos de contabilidade empreendem para realçar a importância do correto exercício contábil dentro da Administração Pública e a relação da transparência com o desenvolvimento econômico.
  • Fruto deste esforço foi a exigência da Justiça Eleitoral, que impôs a partir da eleição deste ano que todas as prestações de contas eleitoral devem conter a assinatura do profissional contábil.
  • No ano passado, o Encontro teve a participação de cerca de mil pessoas. A expectativa é que a quantidade de congressistas chegue a 1.500 pessoas, suplantando assim os números do Encontro Nordestino.

Seguidores