A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta quarta-feira (20) o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes, e o professor Vinícius Claudino, vencedores nacionais do prêmio Universidade Solidária, promovido pelo Banco Santander.
O prêmio conquistado em São Paulo na terça-feira (19) foi decorrente de uma pesquisa realizada na comunidade Córrego, no município de Apodi, com o apoio da Associação dos Micro e Pequenos Produtores do município.
A pesquisa tem o objetivo de evitar o desperdício e estimular o aproveitamento das frutas como cajarana e caju. Para isso, utiliza um aparelho que tanto pasteuriza o suco como produz a polpa dos frutos utilizando uma estrutura semelhante a uma cuscuzeira.
A Governadora parabenizou o grupo, que contou ainda com o apoio do diretor presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Emanoel Márcio Nunes, e adiantou que o projeto realizado no Córrego Apodi será inserido no Prorama RN Sustentável, contrato de financiamento do Banco Mundial assinado no dia 29 de outubro deste com valor global de US$ 540 milhões.