segunda-feira, 7 de março de 2016

Professora e candidata à reitora da Ufersa lança livro sobre desenvolvimento urbano

O livro é fruto da pesquisa de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da professore retrata o crescimento e a valorização do espaço urbano em Mossoró
 O Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, foi à data escolhida pela professora Ludimilla Oliveira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, lançar o livro “De repente tudo mudou de lugar: refletindo sobre metamorfose urbana e gentrificação”. O lançamento vai acontecer a partir das 17 horas, desta terça-feira, 08, na Biblioteca Orlando Teixeira, localizada no Campus da Ufersa Mossoró. O lançamento é aberto a toda comunidade acadêmica e demais setores da sociedade. Na ocasião, o livro estará disponível para venda ao preço de R$ 35,00.
O livro da professora Ludimilla Oliveira, que é candidata a reitora da Ufersa, aborda  os contextos e cenários de cidades em desenvolvimento, pegando como exemplo Mossoró, que passou por acelerado processo de transformação. “Como ocorreu e quais as consequências dessa nova dinâmica vivenciada nas cidades gentrificadas, ou seja, o aparecimento de novos pontos comerciais, a verticalização, com a construção dos prédios, enfim, a valorização da região”, resume a professora, lembrando que a obra também retrata as consequências dessa valorização do espaço urbano para os moradores de baixa renda, que encontram dificuldades para permanecerem no local, devido ao aumento de custos de bens e serviços.  
            Ludimilla Oliveira adianta que o livro não apresenta apenas contribuição no campo teórico. “Trata-se de um estudo empírico realizado particularmente nas Avenidas Rio Branco e João da Escóssia, com fotografias e gráficos, que leva os leitores a entenderem, de forma bem didática, os principais aspectos da gentrificação em seus processos de transformação urbana, ocorridos na última década em Mossoró”, afirma a professora. O lançamento é pela Editora Queima Bucha, de Mossoró.

AUTORA – A professora Ludimilla Oliveira possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; especialização em Direito Ambiental, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Rede PRODEMA/UFRN; e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, pelo PPGAU/UFRN. Atualmente, é professora do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, tendo experiência na área da educação, com ênfase em metodologia do trabalho e da pesquisa científica, atuando nos temas: Desenvolvimento urbano; Questões Sócio Ambientais; Direitos Humanos e Educação Inclusiva e Planejamento e Administração.
A professora realiza pesquisa na área de avaliação de impactos ambientais, gestão e governança e promoção de educação inclusiva. Na Ufersa, já exerceu o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Chefe do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais e, atualmente, integra o Conselho Universitário – CONSUNI. A professora também é membro da Academia de Letras de Apodi.

Seguidores