sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ceramistas e órgãos ambientais chegam a um acordo

imageTermo de Ajustamento de Conduta que possibilitará a liberação de licenças ambientais será assinado em reunião no próximo dia 14.

Representantes da indústria ceramista do Rio Grande do Norte e órgãos ambientais e fiscalizadores chegaram a um acordo em relação ao Termo de Ajustamento de Conduta que adequará as atividades e possibilitará a liberação das licenças ambientais, que não são concedidas há cerca de 2 anos. O acordo aconteceu durante reunião realizada na última quarta-feira (29) no Ministério Público com participação do deputado estadual Hermano Morais (PMDB).

Essa foi a nona reunião intermediada pelo deputado entre ceramistas e órgãos como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - Idema, Ibama, Ministério Público, CTGás, UFRN e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre outros. O TAC finalizado será assinado pelos ceramistas em solenidade na Escola do Governo, às 9h, no dia 14 de junho.

“A assinatura do TAC representa um grande avanço, pois permitirá a adequação e legalização das empresas ceramistas, favorecendo a atividade geradora de emprego e renda e garantindo a preservação ambiental. Estamos satisfeitos com o resultado de todas as reuniões que intermediamos desde a realização da audiência pública que realizamos na Assembleia Legislativa para discutir o assunto ainda em março. O importante é que a economia do RN se desenvolva, mas de forma sustentável”, avaliou Hermano.

Semana do Meio Ambiente terá palestras e posto de coleta para pilhas e baterias

Integrar os alunos na preservação do meio ambiente. Esse é o objetivo das disciplinas da área de ciências da natureza do colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim-RN, que realizará de 3 a 6 de junho a Semana do Meio Ambiente.

Com o tema “Cidade Sustentável: sociedade, economia e meio ambiente”, a atividade visa criar a consciência de proteção e preservação, mostrando que é fundamental reconstruir a relação homem x natureza, a fim de derrubar a crença do homem como “senhor da natureza” e colocá-lo na posição de “integrante da natureza”.

Para isso, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio desenvolveram trabalhos a partir de temas propostos pelas professoras, realizando pesquisas e buscando conhecimento teórico para posteriores questionamentos e sugestões. Esse conteúdo será apresentado em exposições e discutido em palestras dentro da Semana do Meio Ambiente, com a seguinte programação:

  • · Segunda-feira (03/06) – Recursos hídricos – 8h
  •  
  • · Quarta-feira (05/06) – Alternativas energéticas– 11h40
  •  
  • · Quinta-feira (06/06) – Legislação ambiental – 19h

Além disso, os alunos do Salesiano Dom Bosco vão montar um posto de coleta de materiais poluentes, como embalagens, pilhas, baterias e medicamentos vencidos, no sinal em frente à escola. Também será feita a distribuição de folders informativos produzidos pelos próprios alunos para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Prefeitura de Caicó realiza neste final de semana 2ª Feira de Artesanato na Ilha de Santana

A Prefeitura de Caicó realizará neste final de semana a segunda edição da Feira de Artesanato “Caicó Mostra Caicó”, na Praça de Artesanato da Ilha de Santana. A realização é da Secretaria de Turismo em parceria com o Sebrae e o SESC. A abertura será as 15 horas desta sexta-feira (31) e o encerramento as 22 horas do próximo domingo (02).

Diariamente, mais de trinta artesãos comercializam seus produtos no que já vem sendo considerada a maior feira de produtos artesanais do Seridó. Além disso, todas as noites funciona o Espaço Cultural com shows de artistas locais.

Programação:

Sexta-feira (31)

15 horas – abertura dos Estandes

19h30 – MPB com Max

22 horas – Encerramento

Sábado (01)

15 horas – abertura dos estandes

19h00 – Participação Especial da Orquestra Filarmonica Elino Julião de Timbaúba dos Batistas

19h30 – Forró Pé-de-Serra com Trio Seridó e Jânio do Acordeon

22 horas – Encerramento

Domingo (02)

15 horas – abertura dos estandes

19h30 – Forró Pé-de-Serra com Grupo Xique-Xique

22 horas – Encerramento

Novos juízes do TRT-RN tomam posse solene nesta segunda (3)

image O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador José Rêgo Júnior, preside, nesta segunda-feira (3), a posse solene dos dois novos juízes substitutos do tribunal: Carlos Eduardo Marcon e Michael Wegner Knabben.

Data: Segunda-feira – 3 de junho de 2013.

Hora: 15:00h.

Local: Sala de Sessões do Tribunal Pleno do TRT-RN – Av. Capitão-mor Gouveia, 1738 – Lagoa Nova – Natal/RN.

GOVERNO DO RN: COLETIVA DE IMPRENSA – AGENDA PRESIDENCIAL

         A Secretaria de Imprensa da Presidência da República realiza nesta sexta-feira, dia 31 de maio, às 15h, entrevista coletiva em Natal (RN), para tratar da agenda da presidenta da República, Dilma Rousseff. A presidenta estará na próxima segunda-feira (3) na cidade.

         Participam da coletiva representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

ENTREVISTA COLETIVA

Data: Sexta-feira, dia 31 de maio de 2013

Hora: 15h

Local: Sala de coletivas do Gabinete da Governadora - Governadoria do Estado do Rio Grande do Norte (Centro Administrativo do Estado – BR 101, Km 0, Lagoa Nova – Natal/RN).

Informações sobre credenciamento:

http://www2.planalto.gov.br/imprensa/credenciais/avisos-de-credenciamento/credenciamento-da-viagem-presidencial-a-cidade-de-campo-grande-ms

Informações para a imprensa:

Vanessa Montenegro - Tel: (61) 3411-1167 / 9821.9600 Diretora de Relações com a Mídia Regional

Anna Paula Uchôa – Tel: (61) 3411-1143 / 61 9633.5094 – Assessora de Comunicação

(Os telefones ramais transferem para o celular institucional que os servidores estarão utilizando em Natal).

Cientistas da Nasa identificam indícios de existência de água em Marte

O robô Curiosity, da agência espacial norte-americana, a Nasa, descobriu mais indícios da existência de água em Marte. O Curiosity chegou na superfície de Marte, em agosto de 2012, e foram feitas fotografias de várias áreas. Também foram examinadas 515 pedras. Algumas tinham a superfície redonda e lisa como se viessem de leitos de rios. O estudo completo está publicado na revista Science.

O diretor do grupo de investigação sobre o planeta vermelho no Instituto Niels Bohr, Morten Bo Madsen, disse que as descobertas oferecem mais pistas sobre o passado de Marte. Se atualmente o planeta é árido, os cientistas encontraram provas de que a água fluiu na sua superfície há milhões de anos. Os robôs Spirit e Opportunity, ambos da Nasa, tinham encontrado sinais da existência passada de água em Marte.

Em março, a agência espacial informou que a análise de uma amostra de rocha recolhida pelo Curiosity revelou que Marte teve condições para abrigar vida em forma de micróbios. Os cientistas identificaram enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, que são alguns dos elementos essenciais para a vida.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Carnaúba dos Dantas: Filarmônica Onze de Dezembro Participará do IV Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas em Santa Cruz/RN

Como acontece todos os anos (desde 2010), será realizado nos dias 01 e 02 de Junho, no Teatro Candinha Bezerra, em Santa Cruz/RN, o IV Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas, que reúne Bandas/ Filarmônicas de todas as regiões do RN, e a nossa querida Filarmônica Onze de Dezembro estará se apresentando no dia 02 (domingo), tocando músicas dos Maestros Felinto Lúcio Dantas, Tonheca Dantas e Márcio Dantas. Este ano, será dada ênfase ao Centenário da Valsa Royal Cinema, de autoria do nosso conterrâneo Tonheca Dantas. a programação está assim definida: Sábado: Acari, Banda da PM, Macau e São José do Seridó e no Domingo: Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, São Tomé e Jerimum Jazz. O Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas é uma realização da ASSOMUSIC, de Santa Cruz. Como é de praxe, ao final do encontro todas as bandas juntas tocarão o Dobrado Relembrando Felinto Lúcio, de autoria do maestro Márcio Dantas e Royal Cinema, de Tonheca Dantas.

JARDIM DO SERIDÓ-RN - PROFESSOR CARLOS FERNANDES LANÇA SEU MAIS NOVO LIVRO

Será realizado na noite dessa quarta-feira (30), às 19:30 horas, no plenário da Câmara Municipal de Jardim do Seridó o lançamento do livro "Minhas Rimas", de autoria do ilustre jardinense Carlos Fernandes.

Carlos Fernandes, que adotou o pseudônimo de "Karl Fern" é engenheiro civil com pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental,  professor aposentado da Universidade Federal de Campina Grande (PB) e sócio da THC - Execução e Projetos de Engenharia Ltda.

"Professor Carlão", como é chamado pelos familiares e amigos é filho do casal Carlos P. Medeiros (Carlos Rufino) - in memoriam - e Maria P. Azevedo (Dona Mozinha), é responsável pelos conceituados blogs: PROFESSOR CARLOS FERNANDES e SÓ BIOGRAFIAS.

A renda obtida com a  venda dos exemplares será revertida em prol do Abrigo Dispensário São Judas Tadeu, da cidade de Jardim do Seridó.

por Bira Viegas

Emendas parlamentares de Felipe Maia beneficiarão quatro municípios

imageOs municípios de Currais Novos, Ouro Branco, Bodó e Monte Alegre foram beneficiados com emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal Felipe Maia. Os pleitos foram feitos em 2011, no entanto parte da quantia para a realização das obras foi liberada neste ano.

Em Currais Novos serão executadas as obras da construção da praça pública, localizada no bairro Silvio Bezerra de Melo e a implementação de passagens molhadas nas comunidades necessitadas. Ouro Branco, cidade também situada no Seridó, passará a contar com a construção de passagem molhada no distrito de Quipaua.

Já Bodó, será contemplada com os recursos para a reforma e modernização da feira livre do município. A população de Monte Alegre, cidade do Agreste potiguar, receberá a construção da segunda etapa do campo de futebol do município.

“Infelizmente, ficamos tristes com a demora do Governo Federal na liberação das emendas parlamentares, pois são os parlamentares que estão em contato direto com os anseios da população, porém espero que as cidades façam bom proveito dos benefícios que estão por vir”, lembrou Felipe Maia.

Assessoria de Imprensa:

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hermano solicita prédio para Câmara Municipal de Parelhas

image O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) apresentou requerimento nesta quarta-feira (29) solicitando a cessão de um prédio público para uso da Câmara Municipal de Parelhas. O prédio em questão é onde funcionava a Coletoria Estadual, órgão da Secretaria Estadual de Tributação e que atualmente encontra-se desativado.

Hermano argumentou que diante da falta de utilidade e consequente fechamento, o prédio vem passando por processo de deterioração. “A cessão do uso do prédio da Coletoria Estadual à Câmara Municipal de Parelhas garantirá a devida manutenção do local, além de oferecer aos vereadores e à população uma estrutura física condizente com os relevantes serviços prestados pela Casa Legislativa”, explicou.

O requerimento foi apresentado durante sessão ordinária e será encaminhado à Secretaria Estadual de Tributação.

Prefeitura de Caicó convoca mais 12 aprovados em Concurso

A prefeitura de Caicó está convocando mais doze candidatos aprovados no concurso público realizado pelo Município. Os cargos são lotados nas secretarias de Agricultura, Infraestrutura e Assistência Social. Os convocados devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos, no Centro Administrativo no prazo de até 30 dias a contar a partir desta segunda-feira (27), data da publicação da portaria, para receber instruções sobre a documentação a apresentar à junta Médica do Município, bem como apresentar documentação exigida para o cargo

Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Dinaldo Santos Da Silva - Vigia

Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos

Veridiano Henrique De Brito - Pedreiro

Cledjane Lira De Oliveira - Auxiliar de Serviços Gerais

Hudson Kleiton Dias Lustosa - Lubrificador de Veículos Automotores

Aldefran Azevedo Dos Santos - Calceteiro

Neudemberg Medeiros Da Nóbrega - Tratorista

Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social

Alexsandra Linhares Da Silva - Auxiliar de Serviços Gerais – Zona Urbana

Rosemary Felipe Dantas - Cozinheira

Edimar Araújo De Figueirêdo - Motorista

Kelvia Kaliana De Medeiros Oliveira - Assistente Social - CRAS

Luciana Firmina Da Silva - Assistente Social - PETI, CREAS e SEMTHAS.

Francisca Felícia Campos Paiva De Lima - Assistente Social - PETI, CREAS e SEMTHAS.

ORQUESTRA SINFÔNICA DO RN REALIZA CONCERTO OFICIAL NESTA SEXTA-FEIRA


A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte realiza na próxima sexta-feira, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, o IV Concerto Oficial da Temporada 2013. A apresentação terá como maestro convidado o carioca Laércio Diniz e ainda a participação do flautista pernambucano James Strauss, como solista. A entrada é gratuita.

Na primeira parte do concerto, a OSRN interpretará a peça “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, abrindo a apresentação. Em seguida, é a vez do “Concerto para Flauta e Orquestra (Allegro Moderato - Allegreto, un poco), de Carl Nielsen, tendo como solista James Strauss.
Sob a regência de Laércio Diniz, a Orquestra Sinfônica do RN executa a“Sinfonia n° 3 em Mi Bemol Maior (Op.55)”, conhecida como “Eroica”, de Ludwig van Beethoven — - Allegro con brio, Marcia Funebre, Adagio Assai, Scherzo, Finale-Allegro molto.
SERVIÇO:
IV Concerto Oficial da Temporada 2013 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Sexta-feira, dia 31, 20h, no Teatro Alberto Maranhão. Maestro convidado: Laércio Diniz. Participação do solista James Strauss. Entrada franca.
Informações: 3232 5318 / 3232 5321 / 8127 4846 (Luís Antônio, diretor da OSRN). 

SOBRE O MAESTRO LÁERCIO DINIZ

Encontro de Astronomia do Nordeste começa amanhã (30) em Natal

RN/Natal Central sedia Encontro de Astronomia do Nordeste
Evento receberá pesquisadores de renome no Brasil e exterior
Começa nesta quinta (30), às 19h, no Auditório do Campus Natal Central do IFRN, e prossegue até sábado (1), às 18h, o XIII Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE). O evento é coordenado, em nível local, pelo presidente da Associação Norte-rio-grandense de Astronomia (ANRA), professor Antonio Araújo sobrinho.
Dentre os nomes de destaque presentes ao Encontro, estarão o Prof. Joel Carvalho (UFRN), pesquisador visitante do Observatório Nacional, que fará a conferência de abertura; José Carlos Diniz, especialista em Astrofotografia; e João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que ministrará uma oficina sobre o tema na sexta de manhã.
A divulgação científica por meio dos clubes de ciência, o ensino da astronomia, o Programa Espacial Brasileiro e a descoberta de exoplanetas são alguns dos temas a serem discutidos nas palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos.

DADOS DOS PALESTRANTES DO EANE 

Mossóro: em operação especial, Ipem-RN fiscaliza diversos instrumentos

imageO  Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado do Inmetro, realiza em Mossoró uma operação especial de fiscalização em bombas de combustível, cronotacógrafos, balanças e sinalizações em padarias e restaurantes por quilo. A ação teve início ontem (28), e será concluída nesta quarta-feira (29).

Até o momento, dos 121 veículos verificados, 112 apresentaram irregularidades no cronotacógrafo, que registra velocidade, tempo e distância percorrida. Já nos postos de combustível, a equipe do Ipem testou 31 bombas medidoras, das quais quatro foram reprovadas. “Verificamos se a vazão está correta, se os lacres estão funcionando adequadamente, se há vazamentos no dispositivo”, explica a coordenadora operacional do Ipem-RN, Rosângela Ramalho.

Já nos restaurantes por quilo estão sendo feitos testes para verificar se a chamada “tara do prato” equivale às informações do cartaz, cuja afixação é obrigatória, como conta a metrologista: “Todo restaurante deve informar a ‘tara do prato’ ao cliente. Também verificamos se a balança utilizada é adequada para a venda no peso. Dos sete estabelecimentos visitados até agora, entre restaurantes e sorveterias, cinco foram reprovados”, relata Rosângela.

E, nas padarias, a fiscalização do Ipem está verificando a existência do cartaz com informações sobre o preço do quilograma do pão francês, a adequação das balanças e se o produto está sendo vendido no peso, conforme determinado por resolução do Inmetro. No total, duas das sete padarias verificadas foram autuadas.

Também foram visitados 15 estabelecimentos, nos quais três balanças foram reprovadas. Ao término da operação, o Ipem-RN divulgará o balanço final.

*Contatos para entrevistas em Mossoró: Rosângela Ramalho (8829-4120) e Luis Caldas (8829-4248)

Credenciamento de novos educadores do Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RN) publicou nesta terça-feira (28), o edital de credenciamento para novos educadores da Instituição. O edital com todas as informações se encontra no endereço http://www.senarrn.com.br/site2011/edital-de-credenciamento-002-2013.php

Voltado para educadores que prestarão serviços ao Senar (no desenvolvimento de Ações de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), Programas Especiais (PE) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego (Pronatec), o credenciamento exige que os profissionais comprovem qualificação acadêmica, técnica ou experiência profissional e habilitatória.

De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, os interessados deverão acessar o edital no site da Instituição e preencher o formulário. “Com os dados em mãos, o candidato deverá se dirigir a sede do Senar, localizado na rua Dom José Tomaz, 995, Tirol, e entregar aos responsáveis no setor de cursos durante os dias 03 e 07 de junho”, ressaltou Vieira.

Metas

De acordo com o superintendente do Senar, Luiz Henrique Paiva, depois de concluída as etapas de análise e seleção da documentação dos candidatos, todos os selecionados considerados aptos, serão comunicados. “Esse credenciamento é fundamental para atendermos as demandas dos parceiros, bem como as metas do Pronatec”, ressaltou o superintendente.

 Paulo Correia

terça-feira, 28 de maio de 2013

TCE vai reunir prefeitos para capacitação sobre a Nova Contabilidade Pública

 O Presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, anunciou que a Escola de Contas vai promover, em junho próximo, um treinamento entre os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais para capacitação técnica sobre  Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). - Também será detalhada a agenda de obrigações dos órgãos municipais junto ao TCE, com destaque para o sistema de controle interno. -
 
 
O assunto RPPS foi objeto de Acordo de Cooperação Técnica entre os Tribunais de Contas, através da Atricon e Instituto Rui Barbosa, e o Ministério da Previdência Social. O termo de compromisso foi assinado durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Estados realizado no Auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília.
Paulo Roberto explica que a intenção dos órgãos de Controle Externo é o “controle e a supervisão da gestão e do patrimônio dos RPPS dos municípios e Estados”.  Hoje há uma demanda crescente nos municípios para implantação dos Regimes Próprios de Previdências Social (RPPS) e o TCE tem o dever de fiscalizar esse patrimônio e os recursos. “Nós vamos intensificar essa atribuição do TCE”, disse.
Para se ter um ideia do volume de recursos envolvidos, o Ministério da Previdência informa que existem no país quase 2 mil municípios com Regimes Próprios de Previdência Social. Juntos respondem pela aposentadoria e pensão de cerca de 10 milhões de servidores públicos federais, estaduais e municipais e movimentam algo em torno de R$ 162 bilhões de reais.  “Os recursos somavam R$ 19 bilhões em 2004 e em 2012 os valores chegaram aos R$ 162 bilhões”, informou o presidente do TCE/RN. O conselheiro disse ainda que o crescimento dos recursos se deu principalmente a partir da criação do Certificado de Regularidade da Previdência.
No Rio Grande do Norte os municípios de Alexandria, Macau, Mossoró, Natal, Coronel João Pessoa, Dr. Severiano, Felipe Guerra, Patu, Itau, São Tomé, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Rodolfo Fernandes já aderiram ao Regime Próprio da Previdência Social.

MP Eleitoral denuncia prefeito e vereadora de Porto do Mangue

Eleitora chegou a entrar com ação para cobrar promessa feita em troca de voto

O Ministério Público Eleitoral denunciou por compra de votos o prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista (conhecido como Titico), a vereadora Maria Cícera de Almeida Maia (Mariazinha), além da vendedora ambulante Lucicleide Ferreira da Silva e do motorista Jean de Almeida Maia.

A denúncia feita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de autoria do procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, e relata que Jean de Almeida foi à casa de Lucicleide Ferreira, 15 dias antes da votação das eleições de 2008, e prometeu consertar o veículo da vendedora, um Corsa, desde que ela votasse em Maria Cícera e Francisco Gomes, então candidatos aos cargos de vereador e de prefeito, respectivamente. Após eleito, “Titico” teria dado R$ 1 mil a Lucicleide Ferreira em razão da promessa feita.

Os detalhes da “negociação” foram relatados pela própria vendedora ambulante em uma audiência realizada em 29 de setembro de 2010, no Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Assu, dentro de uma ação de obrigação de fazer movida por ela contra Jean de Almeida. Lucicleide Ferreira queria que a Justiça obrigasse o motorista a realizar, gratuitamente, o serviço de mecânica em seu veículo, como havia prometido na campanha de 2008. O pedido foi julgado improcedente e a mídia contendo o depoimento remetida ao MP Eleitoral, diante dos indícios da prática de crime eleitoral.

Jean de Almeida é filho de Maria Cícera e era dono de uma loja de peças automotivas. De acordo com Lucicleide Ferreira, ele foi até a casa da ambulante e, na presença de dois mecânicos e também de parentes da ambulante, fez a oferta do conserto do carro em troca do voto. Um dos mecânicos, em depoimento, detalhou que o Corsa da vendedora foi levado até a lateral da casa de Jean de Almeida, para ser consertado. O outro depôs que, poucos dias após a eleição, ouviu de Francisco Gomes que “o difícil tinha sido ganhar as eleições, mas agora que havia ganho, iria pagar o conserto do carro de Lucicleide”. Uma relação com as peças necessárias foi entregue a “Titico” dez dias depois pelo mecânico.

A eleitora, em um novo depoimento, confirmou o diálogo e acrescentou que a promessa de Francisco Gomes era consertar o veículo “depois de 90 dias de assumida a prefeitura”. Passado o prazo, ela recebeu R$ 1 mil do prefeito, como pagamento da ajuda que este havia lhe prometido. Em um terceiro depoimento, Lucicleide Ferreira declarou que “Titico” já havia oferecido ajuda para consertar o motor do veículo com a condição de que ela votasse nele, antes mesmo da oferta de Jean de Almeida.

Tanto o motorista, quanto Maria Cícera e Francisco Gomes negaram as acusações da ambulante. Caso a denúncia seja recebida pela Justiça Eleitoral, os quatro denunciados poderão ser condenados pelo artigo 299 do Código Eleitoral: “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A pena pode chegar a quatro anos de reclusão e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Confira a íntegra da denúncia.

Assessoria de Comunicação

Trabalho faz Campus Natal-Zona Norte E Premiado los Mostra de Ciência e Tecnologia

Trabalho faz Campus Natal-Zona Norte E Premiado los Mostra de Ciência e TecnologiaDe Os Alunos do Curso Técnico Integrado de Eletrônica Andrew Medeiros, Anderson Marques e Mário Neto conquistaram o Prêmio ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) de Excelência em Iniciação Científica, com o Projeto "Estudo de adsorção los quitosana, de íons cobre II presentes na Água produzida do Petróleo ". O Projeto, coordenado Pelo professor Roberto Cunha Lima, propõe o reaproveitamento da biomassa poluidora (Lixo) oriunda de Crustáceos, largamente encontrada no litoral potiguar, parágrafo remoção de Metais Tóxicos e Pesados ​​da Água injetada na rocha parágrafo a Extração do Petróleo.

A Premiação Aconteceu Durante a Expo MILSET Brasil, feira anual Tecnológica,  realizada de 20 a 24 de maio, EM Fortaleza / CE.  Alem do reconhecimento, a Equipe recebeu hum Certificado e, ágora, Tera Orientação parágrafo elaborar hum Artigo Científico parágrafo Publicação nenhum periódico da Associação, o Scientia Prima.  Pará o grupo, a Participação na Mostra Superou Expectativas como: "Ficamos Muito Felizes com a Premiação, principalmente, POR serviços a Primeira Vez Que apresentamos o Nosso Trabalho los Eventos Desta importancia Representar o Rio Grande do Norte. los Meio a Tantos bons pesquisadores Incrível FOI. Agora E MANTER o Foco e dar Continuidade AO Projeto ", comemora André.

Este Localidade: Não FOI O único Trabalho apresentado Pelo Campus Zona Norte na Mostra. Os Alunos Joatã Oliveira, Allyson Borges e Caio Celso Araújo apresentaram o Projeto " Brise-soleil automático e autossuficiente parágrafo Controle de Luminosidade de sala de aula não IFRN / ZN ", um soluçar Coordenação do Professor Marcus Vinícius Fernandes. O Trabalho Consiste na confecção de hum brise-soleil, Opaco E hum Dispositivo Arquitetônico instalado los paredes e Janelas para Diminuir a Incidência Direta de Radiação solar, evitando ASSIM uma Concentração Excessiva de Calor los AMBIENTES Internos. Pará Joatã , a Experiência adquirida há EVENTO VAI SERVIR COMO MOTIVAÇÃO parágrafos almejar Resultados Maiores: "Interagir e Aprender com PESSOAS renomadas da Nossa área  FOI Muito Válido Sem Dúvida, ISSO Vai nn ajudar a aperfeiçoar AINDA Mais o Projeto. ", comenta.

A Expo Brasil MILSET E UM Evento Nacional do Movimento Internacional de para o Recreio Científico e Técnico (MILSET) Que  visa motivar o Intercâmbio Entre Alunos pesquisadores, professores orientadores e Toda a Sociedade UMA forma Geral. A Mostra reune anualmente Projetos  de Estudantes do Ensino Fundamental, Médio de e Superior de Todos os ESTADOS do Nosso País, BEM COMO Projetos Internacionais de DIVERSOS paises Convidados. Fonte: IFRN

Comissão do Senado aprova 100% dos royalties para a educação

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na manhã desta terça-feira, 28, o projeto de lei da Câmara (PLC) 103/2012, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).

O PNE destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para políticas educacionais e estabelece metas para educação brasileira nos próximos dez anos. Destacam-se entre as metas a erradicação do analfabetismo, oferecimento de educação em tempo integral e prazos máximos para alfabetização de crianças.

Parte do projeto de lei enviado pela presidenta Dilma Rousseff ao Congresso, que destina 100% dos royalties do petróleo mais 50% do Fundo Social extraído da camada pré-sal para o financiamento da educação, foi incorporado ao texto do plano.

Após ser aprovado pela CAE, onde recebeu 83 emendas, o projeto será analisado nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE), antes de ser votado em Plenário.


Defesa – Nesta terça-feira, 28, em evento de lançamento do programa Pronatec Empreendedor, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltou a defender a vinculação integral dos royalties do petróleo à educação. “Queremos todos os royalties do petróleo na sala de aula. Só assim daremos um salto de qualidade”, salientou.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Agência Senado

Dnocs inaugura nova sede em Natal.

imageBrasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta terça-feira (28), em Brasília, o Diretor Geraldo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Emerson Fernandes e o  Coordenador Geral do Dnocs no Rio Grande do Norte, José Eduardo Alves.  Os diretores convidaram o deputado para a inauguração da nova sede do órgão, em Natal, no dia 21 de junho.

O prédio histórico da antiga estação da Rede Ferroviária, no bairro da Ribeira, foi restaurado pelo Dnocs e passará a funcionar como sede da Coordenação Geral do órgão no Rio Grande do Norte. “Ficaremos muito bem situados e em melhores instalações do que nos encontramos atualmente”, disse José Eduardo Alves. “O prédio ficou lindo e mantém as características originais, preservando a sua história”, lembrou Emerson Fernandes.

Durante o encontro Henrique Eduardo Alves aproveitou a visita para obter informações atualizadas sobre os projetos do Dnocs em andamento no Rio Grande do Norte, entre eles, o perímetro irrigado da Chapada do Apodi e a perfuração de poços tubulares.

Presidenta Dilma confirma visita ao Rio Grande do Norte

Brasília (DF) –  O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu da presidente Dilma Rousseff a confirmação da visita ao Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira (03). A programação oficial ainda não foi divulgada pelo Palácio do Planalto.  Dilma Rousseff deverá desembarca na pista do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em construção, pela manhã,  acompanhada do presidente da Câmara e do ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social.

Além de inspecionar as obras dos terminais de passageiros e de cargas, a presidente ainda deverá assinar a Ordem de Serviço para a construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu, e anunciar a licitação do projeto para duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró na divisa com o Ceará. A duplicação da rodovia foi uma reivindicação do deputado Henrique Eduardo Alves para que a obra fosse incluída no programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Há duas possibilidades para o local do evento: a Escola de Governo, no Centro Administrativo, e o Centro de Convenções e Natal.

Assessoria de Imprensa

Secretária da Educação participa de lançamento nacional do Pronatec Empreendedor

image A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, participou nesta terça-feira (28), em Brasília, do lançamento nacional do Pronatec Empreendedor, realizado em parceria do Ministério da Educação, secretarias estaduais de Educação, instituições de ensino superior e de educação profissionalizante, a exemplo do Sebrae. Participaram do evento o vice-presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Educação, Aluízio Mercadante, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, Roberto Simões, e o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto.

A meta do programa é levar educação empreendedora para mais de oito milhões de brasileiros até 2014. Segundo o ministro Mercadante, mais de dois milhões já estão matriculados em todo o país e até o final do ano o número deverá dobrar. Já o vice-presidente destacou que o empreendedorismo está muito ligado à aspiração do estudante em progredir profissionalmente e socialmente e que sonha em poder crescer por meio do trabalho.

Do Rio Grande do Norte, participaram do evento uma delegação de 17 professores das diretorias regionais de Educação. Eles foram convidados pelo Sebrae, por atuarem no projeto Despertar, de Educação Empreendedora, que beneficiou somente no ano passado mais de seis mil alunos da rede estadual, numa parceria entre o governo e a entidade. Além da secretária, a subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC, Suerda Nascimento, o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, e o diretor de Educação do Sebrae-RN, Antonio Carlos, acompanharam a delegação de professores.

A nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego deve ser colocada em prática no segundo semestre deste ano. O Pronatec Empreendedor chega ao Rio Grande do Norte para reforçar os cursos já oferecidos em conjunto pelo MEC, SEEC e instituições ofertantes. Somente nas últimas três edições do Pronatec Educação, cerca de 20 mil estudantes potiguares foram beneficiados com cursos técnicos profissionalizantes e de formação inicial e continuada.

O lançamento do Pronatec Empreendedor ocorreu durante o Encontro Nacional da Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae, no Centro de Eventos Brasil 21. Educadores, especialistas internacionais e reitores de universidades estão reunidos desde o dia 27 de maio para discutir sobre novos rumos da educação empreendedora nas escolas brasileiras. O foco do evento é o desenvolvimento do comportamento empreendedor como parte da formação de novos profissionais.

Assessoria de Comunicação da Educação

Jardim do Seridó foi pioneira na implantação do Portal da Transparência no Seridó

image A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó foi pioneira na implantação do Portal da Transparência. Para ter acesso é necessário visitar o site oficial do Município e do lado esquerdo, clique no banner Portal da Transparência. Em tempo: Jardim do Seridó também partiu na frente e já disponibiliza o Portal do Contribuinte no site da Prefeitura: www.jardimdoserido.rn.gov.br.

As prefeituras do Seridó que saíram na frente e já têm Portais da Transparência como manda a Lei foram as seguintes: Jardim do Seridó, Caicó, Currais Novos, Ipueira, Parelhas e Tenente Laurentino Cruz. Essas seis cumpriram com presteza o dever de divulgar números como receita arrecada e despesas gerais.

Mas a maioria, no entanto, apresentam, quando existem, portais desatualizados e de difícil manejo. O prazo para cumprimento da determinação finalizou ontem e o que se viu foi um número ainda expressivo de gestões municipais que sequer um site para simples consulta possui.

Exigida por lei, o não cumprimento da norma, ou seja, não apresentar os padrões mínimos de qualidades estabelecidos no decreto 7.185, publicado em 27 de maio de 2010 – data que a lei teria início efetivo -, acarreta penalidades como o impedimento do recebimento de verbas originárias do Governo Federal.

A Lei da Transparência foi criada para garantir aos cidadãos a possibilidade de fiscalizar as administrações públicas, identificando e coibindo práticas de corrupção.

Gastos públicos municipais podem ser acessados através do Portal da Transparência

imageCumprindo a recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura de Currais Novos divulga desde ontem, segunda-feira (27), os gastos e receitas do município, como determina a Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009). No Diário Oficial http://www.prefeituradecurraisnovos.com.br/dom/, a população tem acesso ao link do Portal da Transparência da Prefeitura. Todos os municípios cuja a população seja de até 50 mil habitantes, são obrigados a manter na internet o Portal da Transparência do Município, disponibilizando em tempo real, informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira. O Portal da Transparência é um canal onde o cidadão poderá ter acesso às informações relativas às receitas e despesas do município.

Nota:
Como Carnaúba dos Dantas a TERRA DA MÚSICA ainda não têm 50.000 mil habitantes, cabe a vocês eleitores (e principalmente o LEGISLATIVO) acessar este link: http://www.carnaubadosdantas.rn.gov.br/portal1/municipio/contas_publicas.asp?iIdMun=100124028 (que não têm nada) e cobrar do EXECUTIVO  que coloque para funcionar.

Caicó: projeto dispõe sobre utilização de lenços umedecidos nos banheiros públicos

imageO vereador Leleu Fontes (PSB) deu entrada nesta segunda-feira, 27 de maio, com projeto de lei junto à Câmara Municipal de Caicó, pedindo a substituição do papel higiênico nos banheiros públicos municipais por lenços umedecidos.

Em sua justificativa, Leleu citou que “o cuidado com a higiene é essencial para anular qualquer risco de pegar doenças em banheiros públicos”. E lembrou que “um dos mecanismos de uma possível infecção é o próprio papel higiênico”, caso esteja “molhado, sujo ou em contato com o chão”.

A matéria foi objeto de deliberação no Plenário da Casa, sendo encaminhada para análise das comissões permanentes. Caso seja aprovado nas próximas sessões, o projeto é encaminhado para sanção do prefeito municipal e daria um prazo de 90 dias da adequação ao novo método de higienização.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Natal/RN – Greve: Comissão de vereadores buscará entendimento entre Secretaria e professores

image A Comissão Parlamentar de Educação da Câmara Municipal de Natal, presidida pela vereadora Eleika Bezerra (PSDC), formou um grupo na tarde desta segunda-feira (27) para promover a interlocução entre a Secretaria Municipal de Educação e os professores da rede pública de Natal. Além da professora Eleika, os vereadores Amanda Gurgel (PSTU), Hugo Manso (PT) e Júlia Arruda (PSB) irão buscar intermediar o diálogo entre a categoria em greve e a instituição.

“Estamos preocupados com o aluno, o maior prejudicado com esse impasse”, explicou a vereadora Eleika Bezerra. Para o vereador Hugo Manso, este também é o papel da Câmara Municipal de Natal. “Também é nosso papel intermediar uma greve como essa. O nosso principal objetivo é que nossas crianças e jovens tenham mais educação”, disse o vereador petista.

Durante a reunião da Comissão de Educação, os vereadores analisaram a reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE) de reposição salarial em 34%. Na manhã desta segunda-feira (27), os professores decidiram manter a greve, após a proposta da prefeitura Municipal de Natal em reajustar 10% do salário.

Juliana Celli

Gilma Germano preveem a restauração da PB 151, no trecho que compreende a cidade de Picuí com a divisa de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte.

Gilma Germano apresenta 15 emendas à LDOGilma Germano apresenta 15 emendas à LDO

A deputada estadual Gilma Germano (PPS) apresentou 15 emendas ao Projeto de Lei 1.408/2013, que dispõe sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2014. As emendas apresentadas pela deputada priorizaram destinar recursos nas áreas dodesenvolvimento regional, humano, abastecimento de água, educação, saúde, e infraestrutura, voltadas para a região do Seridó e Curimataú paraibano, como também para a do Litoral Norte e Zona da Mata.
No setor de infraestrutura viária, as emendas de Gilma Germano preveem a restauração da PB 151, no trecho que compreende a cidade de Picuí com a divisa de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte. Preveem ainda a pavimentação asfáltica da PB 151, no trecho que liga Picuí a Nova Floresta.
Atingidos severamente pela seca, os municípios do Seridó e Curimataú paraibano precisam dispor deequipamentos  que minimizem os graves problemas oriundos da estiagem. Na infraestrutura hídrica, as emendas preveem a construção de açudes para as comunidades de Cacimbinha, em São Vicente do Seridó; Serra Branca, em Pedra Lavrada; Riacho da Madeira, em Frei Martinho; Qualhada, em Cubati; Sabão, em Barra de Santa Rosa. Estão previstos ainda nas emendas de Gilma Germano a perfuração de poços tubulares para os municípios de Algodão de Jandaíra, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Palmeira, Nova Floresta, Olivedos, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente e Sossego.
Educação, esporte e lazer são áreas em que as emendas da deputada estão contemplando os municípios de Marcação, com a ampliação e reforma do ginásio poliesportivo, o Coapão. Contemplam o município de Rio Tinto, com a construção de instalações esportivas para o município, que não as possui. Para Sossego, está prevista a ampliação e reforma do campo de futebol Paulo de Melo Azevedo, o Biduzão. A expansão do espaço físico da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dep. Fernando Milanez, em Cruz do Espírito Santo, também é uma das emendas apresentadas.
Gilma Germano solicitou ainda do poder público importante pleito na área de infraestrutura, que assegura proteção à saúde e ao meio ambiente. Está entre as emendas da deputada, a previsão para a implantação de esgotamento sanitário nas cidades de São Vicente do Seridó, Nova Palmeira e Cuité.


Redação com Assessoria

Procuradoria Regional Eleitoral é contrária à justa causa para desfiliação de Kelps Lima

Caso deputado se desfilie sem justa causa, mandato deve permanecer com o Partido da República (PR)

O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral é contrário à desfiliação por justa causa do deputado estadual Kelps Lima, que solicita em uma ação a autorização para deixar o Partido da República sem perder o atual mandato. O posicionamento do procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, foi apresentado nesta segunda-feira (27) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e se baseia na falta de provas e de argumentos que comprovem a existência de causa justificadora da desfiliação.

Em seu parecer, a Procuradoria Regional Eleitoral divergiu das alegações apresentadas pelo deputado, como a de que sofreria discriminação dentro do partido, de que o PR teria se desviado de seu programa partidário e até mesmo de que ele teria recebido autorização da legenda para se desfiliar. O procurador aponta que “a mera ocorrência de divergência partidária e o descontentamento de um filiado com as decisões do partido não são suficientes para consubstanciar situação de grave discriminação pessoal”.

O entendimento do Ministério Público Eleitoral é que o âmbito partidário é naturalmente permeado por desavenças e embates ideológicos e que “o detentor de mandato eletivo não possui direito subjetivo de exercer cargo de direção no partido”, ou mesmo de ser indicado para concorrer novamente a cargo eletivo.

Kelps Lima afirmou que sequer foi cogitado para ser o candidato do PR ao cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Hermano Morais (PMDB), nas Eleições 2012, apesar de alegar ser uma das principais referências em termos de gestão pública do PR. Além disso, acrescentou também não ter sido consultado a respeito do nome do PR que assumiria a Secretaria de Turismo do Estado. De acordo com o parecer, o partido não é obrigado a consultar o filiado sobre indicações para cargos na administração pública.

Da mesma forma, a suposta ausência de convites para participar de debates internos também não caracteriza grave discriminação pessoal, pois o entendimento dos tribunais eleitorais é de que cabe ao próprio filiado se inteirar sobre as reuniões intrapartidárias. Outra alegação de Kelps Lima, de que o PR teria se desviado do programa partidário devido à centralização nas decisões e pelo fato de até hoje ser representado por comissões provisórias no estado, também foi rebatida. O parecer realça que enquanto o deputado integrava a direção partidária tal situação não lhe incomodava.

O procurador conclui que os fundamentos trazidos na petição inicial não caracterizam justa causa para a desfiliação partidária. “É necessário, além da pura e simples divergência política, a comprovação de fatos contundentes que confeririam um diferencial ao caso concreto para demonstrar que a hipótese extrapolou a normal relação intrapartidária. Essa diferenciação, no caso, não aconteceu.”

Autorização - Na ação, o deputado alegou que recebeu autorização do partido para se desfiliar, por meio de uma declaração subscrita pelo então presidente do Diretório Municipal de Natal, Fábio Luiz Monte de Holanda, datada de 14 de outubro de 2011. O documento, no entanto, não tem valor jurídico para comprovar a suposta concordância da legenda com a sua saída.

A declaração foi redigida mais de um ano antes do ingresso da ação pedindo a justa causa, proposta apenas em 26 de fevereiro de 2013. Além disso, o Partido da República foi citado na atual ação e pediu expressamente que a Justiça Eleitoral julgue improcedente o pedido do deputado estadual.

E mesmo que houvesse a concordância do PR, a Procuradoria entende que não representaria, por si só, justa causa para que o filiado deixe a legenda sem perder o mandato. Isso porque o instrumento da fidelidade partidária não interessa somente aos partidos políticos, mas também à proteção da vontade do eleitorado, que, em tese, não vota apenas em um determinado candidato, mas também em uma corrente ideológica representada pela legenda.

Fidelidade - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prestigiando a chamada fidelidade partidária, determinou em 2007 que os partidos e coligações têm direito a preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral proporcional, quando houver pedido de cancelamento de filiação ou de transferência do candidato eleito por um partido para outra legenda.

Na Resolução 22.610/2007, o tribunal fez constar que o pedido de desfiliação partidária poderia ser considerada como justa causa nas seguintes hipóteses: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e grave discriminação pessoal.

Confira a íntegra do parecer.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN

Inscrições de para o Enem encerram Hoje (27)

Inscrições de para o Enem encerram Hoje (27)Como Inscrições par o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 terminam Hoje (27). O IFRN EUA uma nota fazer Enem Como Critério de Seleção de para os os Cursos de Graduação, com edital proprio e via Sisu in alguns Cursos. Do Além Disso, also emite o Certificado de Conclusão de Ensino Médio desde Que o Candidato SEJA Maior de 18 Anos nenhum dia da Primeira prova.

Como Inscrições devem sor feitas nenhum siteenem.inep.gov.br . A taxa de Inscrição Custa R $ 35 a Ser Paga via boleto ATÉ quarta-feira (29/05). O IFRN disponibiliza OS Códigos dos campus , necessários no ato da Inscrição.

O Candidato must GUARDAR Nummer da Inscrição ea Senha. Elas São indispensáveis ​​parágrafo TODO O Processo fazer Enem, Como Inscrição, Realização da prova, obtenção dos Resultados e Participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Que seleciona OS MELHORES Alunos Classificados no Enem parágrafo vagas los Universidades Públicas cadastradas

Como fazer Provas Enem Serao realizadas nn dias 26 e 27 de outubro, das 13h äs 17h. São Quatro Provas objetivas, CADA UMA COM 45 questões de Múltipla ESCOLHA UMA e Redação.

O Faça SUA Inscrição Aqui

Códigos dos campus IFRN

Mais Educação recebe adesão de escolas só até sexta-feira, 31

As escolas públicas pré-selecionadas têm prazo somente até sexta-feira, 31, para aderir ao programa Mais Educação. O cadastramento deve ser feito pela internet. A meta do governo federal é atingir 45 mil escolas este ano e 60 mil em 2014.

A adesão implica a escolha de até cinco de 70 atividades previstas nos dez macrocampos do programa: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; educação econômica.

A partir deste ano, segundo a diretora de currículos e educação integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, haverá atividades de acompanhamento pedagógico especializadas, como orientação de estudos e leitura. “Nosso objetivo é que, diariamente, a criança tenha, preferencialmente, uma hora e meia de atividade intelectual significativa, com ampliação do tempo em que ela está debruçada sobre os conhecimentos ensinados em sala de aula, pensando em leitura, escrita e cálculo”, salientou.
Ao concluir o processo de adesão on-line, no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec) do Ministério da Educação, a escola encaminha as informações à secretaria de Educação do município ou da unidade federativa. A secretaria pode fazer correções e adequações, a serem validadas pela escola.

Criação — O programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007, e regulamentado pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. As escolas das redes públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos do programa. As unidades que integram o Mais Educação têm a maioria dos alunos atendida pelo programa Bolsa-Família. Um dos critérios de pré-seleção é o baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

O Mais Educação teve início em 2008, com a adesão de 1.380 escolas públicas. Atualmente está presente em 32 mil unidades de ensino — 10 mil em áreas rurais. O programa amplia a jornada escolar nas escolas públicas para no mínimo 7 horas diárias e garante aos estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental a participação em atividades orientadas no contraturno, além de reforço escolar.

TRT-RN: Exposição da Galeria Itinerante de Arte Potiguar prossegue até quarta-feira (29)

imageA primeira semana de exposição do projeto Galeria Itinerante de Arte Potiguar, no Espaço Cultural Juiz Bruno Pereira do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN), recebeu um bom número de advogados, reclamantes, juízes e servidores interessados em conhecer a obra de vários artistas plásticos do estado.

Entre as telas expostas estão os trabalhos dos artistas Alexandre Ribeiro, Altemir Freire, Braga Santos, Jordão, Júlio Siqueira, Marcelus Bob, Mestre Fefeu, Rivaldo Neto, Rosa MC, Sheyla Batista, Vilela e Wodson Rodrigues.

O projeto Galeria Itinerante de Arte Potiguar foi idealizada por alunos do curso de Produção Cultural do  Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte - Campus CIdade Alta, sob a coordenação do professor Lerson Fernando Maia, e tem o objetivo de popularizar a produção dos artistas visuais do Rio Grande do Norte.

A exposição, que fica aberta ao público até esta quarta-feira (29) e, além de poder admirar a beleza das obras em exposição, o público pode adquiri-las. O presidente do TRT-RN, desembargador José Rêgo Júnior, visitou a exposição e elogiou a iniciativa. "Nosso Tribunal está de portas abertas para a sociedade e uma iniciativa como essa merece nosso apoio e nosso incentivo", destacou.

Procon orienta consumidores sobre a troca do Tylenol Gotas

O Procon estadual orienta aos consumidores que possuírem alguma unidade do medicamento Tylenol Gotas, com numeração de lote não sequencial, compreendida entre os intervalos PPL055 a RJL123, a procurar o local de compra do produto e, mediante apresentação da nota fiscal de compra, poderá requerer o ressarcimento do valor pago pelo medicamento.

Caso o consumidor não possua a nota fiscal de compra do medicamento deverá entrar em contato com a empresa fabricante do produto, através do telefone 0800 728 6767 ou pelo site www.tylenol.com.br, para solicitar o ressarcimento.

De acordo com o coordenador geral do Procon estadual, Araken Farias, essa é uma medida preventiva, uma vez que na última semana houve um alerta de recall por parte do Ministério da Justiça. “Medicamentos devem ser recolhidos por apresentar a possibilidade do gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco de superdosagem do medicamento”.

A Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, fabricante do produto, protocolou campanha na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e informou que a superdosagem traz riscos de danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Os sintomas relatados foram sonolência e enjoos.

A partir desta segunda-feira (27), o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor irá iniciar a fiscalização nas farmácias, no sentido de verificar se foram retirados os produtos das prateleiras e, caso não tenham sido retirados das prateleiras o PROCON/RN irá solicitar a imediata retirada do produto, evitando, com isso, a comercialização do medicamento capaz de causar danos à saúde do consumidor.

Por fim, os consumidores que tiverem dúvidas ou dificuldades em ser ressarcidos poderão entrar em contato com o PROCON/RN, através do telefone 3232-6773 ou comparecer pessoalmente a sede do órgão, localizada na Avenida Tavares de Lira, 109, Ribeira, Natal/RN das 7h às 17h.

Araken Farias

Morre o jornalista Roberto Civita, presidente do Grupo Abril

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril e criador da revista Veja, Roberto Civita, 76 anos, morreu hoje (26) à noite em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês. A causa da morte não foi divulgada. Os sites da revista e do grupo Abril colocaram um aviso sobre a morte de Civita na manchete dizendo que: “[Civita] nunca se afastou do compromisso com o leitor e com o Brasil”.

Civita assumiu o Grupo abril nos anos de 1990, com a morte do pai Victor Civita. Nascido em Milão, na Itália, ele morou em Nova York, nos Estados Unidos, de 1939 a 1949. Em seguida mudou-se para para São Paulo. Depois de interromper o curso de física nuclear na Universidade Rice, no Texas, fez jornalismo e economia na Universidade da Pensilvânia.

“Ninguém é mais importante que o leitor, e ele merece saber o que está acontecendo”, lembrava Civita, conforme o texto publicado no site de Veja.

Não foram divulgadas informações sobre os horários do velório e enterro do empresário.

por Agência Brasil

Estudantes que querem contratar o Fies devem fazer o Enem

O estudante que concluiu o ensino médio a partir de 2010 e deseja obter financiamento do curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deve fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para a inscrição no exame termina hoje (27), às 23h59. Não é exigida uma nota mínima para receber o financiamento.

O Fies concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O programa oferece cobertura de 100% do valor da mensalidade e juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.

Não precisam fazer o Enem para obter o financiamento os professores da rede pública de ensino do quadro efetivo matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos, será exigido comprovante da condição expedido pelas secretarias de Educação do Estado, do Distrito Federal, do município ou de escola federal. Agência Brasil

Medicamento para combate ao câncer pode levar à cura do Alzheimer

Quatro equipes de cientistas independentes concluíram que um medicamento usado normalmente no combate ao câncer pode levar à redução da placa amilóide no cérebro e contribuir para a cura do Mal de Alzheimer. Os testes foram feitos em ratos e obtiveram sucesso. A pesquisa foi publicada  na revista norte-americana Science. Porém, cientistas advertem que é necessário ter cautela sobre os efeitos do tratamento.

O estudo concluiu que ratos tratados com bexaroteno demonstravam mais rapidez e inteligência e que a placa no cérebro, que causava o Mal de Alzheimer, começava a desaparecer em horas. "Queríamos repetir o estudo para verificar o que pode ser analisado e conseguimos fazê-lo", disse o professor de neurologia da  Universidade da Flórida, David Borchelt. “Mas é preciso ter certa cautela sobre o futuro no que se refere aos pacientes”, alertou.

Os cientistas observaram que o medicamento funcionava incrementando os níveis da proteína apolipoproteína E (ApoE), que ajuda a eliminar a acumulação da placa amilóide no cérebro, uma característica considerada chave do Alzheimer.

O principal autor do estudo, Gary Landreth, professor no Departamento de Neurociências da Case Western Reserve University School of Medicine, não escondeu a surpresa. “Ficamos surpresos e assombrados. Isso jamais havia sido visto antes”, ressaltou.

Os cientistas se dividiram em quatro grupos distintos para analisar os efeitos da aplicação do medicamento nos ratos. Um grupo notou avanços mentais nos animais. O Mal de Alzheimer é uma doença neurológica progressiva e incurável, que se manifesta geralmente com a perda da memória e de outras capacidades mentais, com o surgimento da demência até a morte.

De acordo com especialistas, a doença se desenvolve atacando as células nervosas (neuronas), que morrem, e as diferentes zonas do cérebro se atrofiam. A doença afeta 36 milhões de pessoas no mundo.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Avião com militares brasileiros sofre acidente no Haiti

O Boeing 707 que levava mais de cem militares brasileiros, integrantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), sofreu ontem (26) um acidente ao decolar no Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, capital haitiana. Não houve vítimas, segundo informações de brasileiros que acompanharam o caso. Atualmente, a Minustah é comandada pelo Brasil.

A aeronave que sofreu o acidente serviu aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O avião não é mais utilizado pela Presidência da República.

As informações preliminares são que na decolagem, uma das turbinas do avião explodiu. O piloto conseguiu manobrar e evitar um acidente mais grave. Mas, ao retornar à pista, o trem de pouso do avião quebrou. A área na qual fica o aeroporto da capital haitiana é densamente povoada. Fonte; Agência Brasil

BB confia em investimentos na segurança pública e anuncia nova agência em Baraúna

imageDentro de dois meses, no máximo, o município de Baraúna vai ter uma das mais modernas agências do Banco do Brasil do Estado. O anúncio foi feito pelo gerente de Mercado, Kassius Marques, que representou a Superintendência da instituição, na reunião mensal da Associação dos Municípios do Oeste - AMORN, neste sábado, em Baraúna.

Em 2009, bandidos levaram R$ 400 mil do Banco e fizeram o gerente, subgerente e um cliente de reféns e no ano passado, dez homens invadiram a agência do município. Lá, eles explodiram caixas eletrônicos e destruíram o teto do prédio.

Diante da violência, o BB desistiu de investir no município. Mas, depois de entendimento com a governadora Rosalba Ciarlini, a superintendência passou a confiar em novos investimentos na segurança do município e vai inaugurar uma das mais bonitas e estruturadas agências do Rio Grande do Norte, segundo informou o gerente. Ele fez questão de destacar que a decisão é prova de que o banco confia no governo do Estado.

A agência dos Correios também já foi assaltada sete vezes e a população está temerosa porque os assaltantes são atraídos pelo potencial do município que é um dos maiores produtores de melão da região. Baraúna tem 22 assentamentos e mais de 50 comunidades rurais.

Durante a reunião da AMORN, a governadora Rosalba Ciarlini, agradeceu os investimentos do BB e convidou o prefeito Isoares Martins e representantes da Câmara Municipal, para uma reunião quarta-feira, em Natal, com o secretário de Segurança Pública, Aldair Rocha. “Quero que conheçam o nosso plano para melhorar a segurança de Baraúna. Mas, queremos ouvir a opinião dos representantes da comunidade”, ressaltou, conceituando a reunião como técnica para a definição de contingente, equipamentos e outros investimentos que possam dar proteção aos empresários, instituições e, cidadãos, principalmente.

Como o município fica na divisa com o Ceará, a presidente da AMORN, Cláudia Regina, adiantou que na próxima reunião da entidade que acontecerá em Mossoró, em junho, um dos pontos de pauta será a adoção de medidas integradas entre o CE e o RN na área de segurança.

A governadora Rosalba Ciarlini sugeriu que fosse convocado um representante da Força Tarefa do governo federal, dentro do programa Brasil Seguro, que inclui o Estado. A partir de ações integradas, a governadora acredita na redução dos índices de criminalidade no RN. Para ela, o combate às drogas deve ser um dos pontos centrais do enfrentamento à violência.

Lideranças políticas de São Vicente, Florânia e Cruzeta são recebidas por Vivaldo Costa

imageVivaldo Costa dedicou parte da sua agenda do final de semana para articulações políticas. O deputado recebeu em Caicó o presidente da Câmara da cidade de São Vicente, Neguinho Gabriel, e as lideranças Joaquim de Cruzeta e Dr. Cláudio de Florânia, ambos candidatos a prefeito nas ultimas eleições.

O Papa Jerimum conversou sobre diversos assuntos e ouviu as reivindicações que cada um deles fizeram para seus municípios. No bate papo também estava os vereadores caicoenses Ivanildo do Hospital e Alisson, o galeguinho do carro social, além de Dedé de Gessy, Tota Gabriel, Galegão e Amadeu de São Vicente.

A convite do vereador presidente Neguinho, Vivaldo Costa fará uma visita nos próximos dias a cidade de São Vicente.

sábado, 25 de maio de 2013

Carnaúba dos Dantas; Hermano Morais visita os vereadores Gilson Dantas e Maria de Ramalho

imageOs vereadores Gilson Dantas (PMDB) e Maria de Ramalho (PMDB) receberam hoje (25/05) a visita do Deputado Estadual Hermano Morais (PMDB), na oportunidade foram visitadas algumas Cerâmicas da Cidade de Carnaúba dos Dantas onde o Deputado junto dos Vereadores falaram do posicionamento das atividades referente às discussões e reuniões que tem sido realizada após a audiência pública que foi realizada no dia 07 de março sobre “Licenciamento Ambiental para a Indústria de Cerâmica Vermelha”.

imageAtravés da audiência foi formado o Comitê Estadual Polo Cerâmico para o Desenvolvimento do RN para tratar das adaptações das cerâmicas ás normas ambientais. O deputado Hermano Morais abraçou a causa a pedido dos vereadores Gilson Dantas e Maria de Ramalho que estiveram em seu gabinete e no dia 24/02 após a Convenção Municipal do PMDB em Carnaúba dos Dantas reuniu com os ceramistas locais, desde então foram vários encontros com o interesse em regularizar a situação dos ceramistas em todo o estado. Na próxima quarta feira (29/05) o Ministério Público dará um posicionamento final aos empresários ceramistas do RN.

Deputado prestigia feijoada da Amico em Natal

imageO Sesc de Ponta Negra foi palco no sábado (25), da “Feijoada Amiga da Criança”, evento promovido pela Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), instituição sem fins lucrativos que atende crianças cardiopatas. Na oportunidade, o deputado federal Felipe Maia prestigiou o encontro que reuniu familiares, voluntários e membros da associação.

De acordo com o diretor da Amico, o médico José Madson Vidal, a missão da instituição é tratar das crianças com cardiopatia até que obtenham a cura. Os pacientes assistidos pela Amico recebem apoio para exames, cirurgias, alimentação, medicamentos e hospedagem para as famílias do interior do estado.

Para o deputado Felipe Maia é importante acompanhar as iniciativas das instituições que promovem boas ações no Rio Grande do Norte. “A Amico vem desenvolvendo um trabalho respeitado no estado e merece a nossa atenção para uma causa tão importante que é a assistência aos pacientes cardiopatas. Trago o meu abraço ao médico José Vidal e seus amigos que são os responsáveis pelo trabalho da instituição”, comentou Felipe Maia.

A instituição inaugurou no ano de 2011 sua sede, localizada na Av. Amintas Barros, 2935. A Amico sobrevive de doações, de eventos pontuais como a feijoada e o São João e do bazar fixo. No ano passado, a associação promoveu quase duas mil ações.

Assessoria de Imprensa:

Padre Jocimar Dantas participa de Seminário Municipal de Políticas Contra as Drogas

imageO Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas (PMDB) prestigiou nesta sexta-feira (24) em Carnaúba dos Dantas, a realização do 1º Seminário Municipal de Políticas Contra as Drogas que contou com a presença da coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado; dos vereadores carnaubenses: Gilson Dantas, Vitória Maria e José de Azevedo (Dué), entre outras autoridades.

Gilson Dantas destacou o trabalho realizado em Carnaúba dos Dantas. “Estamos realizando em nossa cidade um trabalho em rede, onde toda a sociedade é envolvida para prevenir e combater as drogas, realidade presente em nossa comunidade”, enfatizou.

O vereador ainda falou sobre a prevenção para conseguir os objetivos. “A formação da consciência crítica, reflexiva e coletiva sobre a prevenção e intervenção é importante para juntos tiramos bons resultados dessa ação em Carnaúba dos Dantas”.

Já o Prefeito Padre Jocimar Dantas parabenizou as ações dos parlamentares e anunciou que em breve Jardim do Seridó, também realizará o seu seminário municipal. “Tive a oportunidade de conversar com Sonali Rosado e vamos organizar nos próximos dias, um evento de igual semelhança no nosso município. Por fim, quero parabenizar todos os organizadores deste seminário”, declarou.

Fátima comemora aniversário ao lado da família, amigos e classe política do RN

image Em noite memorável, na companhia de amigos de hoje e de longas datas, ao som de uma boa música e de um cenário inspirador, ambientado no que traduz o melhor samba de raiz, a deputada federal Fátima Bezerra festejou seu aniversário. A festa realizada no Clube da Petrobras contou com a presença de familiares e amigos da deputada, além de apoiadores e representantes da política local.

“Reunir os amigos e amigas nesse momento tão especial é algo que não tenho como descrever. Ver vocês se confraternizando de forma tão feliz é gratificante. Momento de olhar no olho de cada um para agradecer o carinho e a confiança que sempre depositaram no meu nome. É por demonstrações como esta que me enche de mais entusiasmo e determinação para continuar na luta em defesa da educação e do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Essa festa é de todos”, agradeceu a deputada Fátima. 

Prestigiaram a festa o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho; o vice-governador potiguar, Robinson Faria; a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, e o deputado estadual Fernando Mineiro, além de prefeitos e vereadores do PT e de partidos aliados.

Aniversário que movimentou as redes sociais nesta sexta-feira teve show de Debinha e Banda, Dodora Cardoso e pop rock da banda Uskaravelhos.

Carnaúba dos Dantas - CARTOLA 2013. Prepare o seu Time.

image São muitos os internautas Carnaubenses e de outras cidades amantes do futebol que dedicam várias horas do dia ao jogo virtual do Site Globo.com (CARTOLA). http://cartolafc.globo.com
Cartola é um jogo em que o internauta monta sua equipe formada por onze jogadores e um técnico, escolhidos entre todos aqueles atletas que estão participando do Campeonato Brasileiro 2013 de Futebol. Os pontos adquiridos para o jogo variam de acordo com o desempenho do atleta em campo. É atualizado a cada rodado do campeonato.
Em Carnaúba dos Dantas, destaca-se uma Liga formada por internautas deste município, chama - se LIGA CARNAUBENSE . 
O Blog do Totinha - Humildade Sempre  deseja a todos os jogadores que forme sua equipe para a nova temporada de 2013 e uma boa sorte.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Exame tem mais de 5 milhões de candidatos até esta sexta-feira

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 5.199.918 candidatos inscritos até as 18h18 desta sexta-feira, 24. O período de inscrição, que não será prorrogado, se estenderá até as 23h59 da próxima segunda-feira, 27.

São Paulo registra o maior número de inscrições por estado, com 809.608. Depois aparece Minas Gerais, com 564.401. O Ceará vem em terceiro, com 393.454, seguido do Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos. A Bahia tem 377.759.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

As inscrições e demais informações sobre o exame estão na página do Enem na internet.


Assessoria de Comunicação Social

Fátima comemora conquista do curso de Medicina para a UFERSA

image O MEC acaba de confirmar, através de oficio encaminhado ao reitor Arimatea Matos, que a UFERSA foi contemplada com 60 vagas para o Curso de Medicina. Em 2016 serão ofertadas 30 vagas e no ano seguinte mais 30.
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) parabeniza a comunidade da UFERSA, a cidade de Mossoró e toda região por essa importante conquista, que teve início na gestão do ex-reitor da Instituição, professor Josivan Barbosa, agora concretizada sob a coordenação do professor Arimatea Matos.
“Estou muito feliz por ter participado dessa luta, por ter dado a minha contribuição para que a exemplo da UFRN, a UFERSA também realizasse seu sonho, o de ampliar o acesso ao ensino superior com a oferta de vagas no curso de Medicina. Quero saudar o professor Arimatea Matos pelo empenho, e o MEC pela sensibilidade, através do Ministro Aloizio Mercadante e do Secretário Executivo, Henrique Paim, em atender essa importante reivindicação. O curso de medicina na UFERSA é mais uma demonstração do compromisso do governo da presidenta Dilma, do PT e aliados, na ampliação das oportunidades educacionais no campo do ensino superior para a nossa juventude”, ressaltou Fátima.

Governadora assegura a perfuração de 115 poços para a região do Seridó

image A Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, assinou nesta sexta-feira (24), o termo de cooperação com os municípios do Seridó para a perfuração e instalação de poços. A solenidade aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Micro Região do Seridó Oriental (AMSO), com a participação dos prefeitos da região, como os presidentes da AMSO, Vilton Cunha, e da Associação dos Municípios do Seridó (MAS), Genilson Maia, prefeito de São Fernando, além do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rego, e de alguns secretários de Estado e autoridades dos municípios. “Em menos de trinta dias o Governo do Estado assinou termos de cooperação com associações dos municípios do Rio Grande do Norte, sendo mais uma medida para amenizar os efeitos da seca nos municípios”, afirmou Leonardo, que mostrou os inúmeros investimentos que o governo através da SEMARH estão desenvolvendo no Estado. “No total, vamos perfurar mais de 340 poços no Estado através desses termos de cooperação”, disse. O Programa Água para Todos, que na primeira etapa irá contemplar 50 municípios, contará com investimentos de R$ 23 milhões, e na segunda etapa, com mais outros 50, deverá receber mais R$ 50 milhões, onde mais de 700 poços tubulares serão perfurados em todo o Estado. Através da empresa PROMINAS, o governo contará com o auxílio de duas máquinas perfuratrizes para as ações, e de acordo com o gerente regional da empresa, Justino de Pinho Pessoa Filho, o Rio Grande do Norte será o segundo estado do Nordeste que receberá novos equipamentos. Prefeito de Currais Novos e Presidente da AMSO, Vilton Cunha agradeceu o empenho da governadora e do secretário Leonardo Rego em ajudar os municípios a combaterem a estiagem. “Muitas preocupações afligem os prefeitos, a atividade agropecuária está num estágio dramático, sobretudo a produção leiteira”, disse Vilton. “Nossas mazelas não se restringem apenas ao meio rural, mas também a problemas sociais, como a insegurança e o uso das drogas”, ressaltou o Prefeito. Vilton também lembrou de algumas ações que a região do Seridó está contando com a parceria do Governo do Estado. “O SAMU é um antigo sonho da região, e esse é um serviço para avançarmos em outras ações da saúde”, finalizou. Rosalba agradeceu a receptividade dos prefeitos, e agradeceu a dedicação de todos para que estas ações sejam implantadas no Seridó. “Encontrei mais de 1.100 poços perfurados e não instalados, o que não adianta de nada. Eu nunca iria perfurar um poço sem equipar”, disse Rosalba. A governadora afirmou que durante seu mandato, 3 mil cisternas já foram entregues, no total de 17 mil que deverão ser construídas. “O Rio Grande do Norte é o estado que mais avançou na construção de cisternas”, afirmou a governadora. Sobre o esforço do governo do Estado em ajudar no fortalecimento da saúde no interior, Rosalba afirmou que com a chegada do SAMU em Currais Novos, o município estará à um passo de receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que segundo ela, já foi garantida através do Ministério da Saúde. O Rio Grande do Norte deverá ser contemplado com 6 UPA’S. Após a solenidade, os prefeitos da AMSO participaram do sorteio que definiu a ordem de perfuração dos poços: Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Equador, Santana do Seridó, Santana do Matos, Tenente Laurentino, Florânia, São Vicente, Acari, Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó.

Educação

         Durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação do Governo do Estado com as associações de municípios do Seridó, a Governadora e a Secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, entregaram os kits literários aos agentes de leitura de Currais Novos. A secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, participou da entrega. No início da manhã, Isaura se reuniu com os diretores das escolas municipais e artistas locais, na sede da Secretaria Municipal de Educação, para discutir sobre os projetos da Fundação Cultural José Augusto e da secretaria de cultura, para serem realizados com as instituições. Os autos e as festas juninas também foram tema de debate.

Procon vai lançar o programa “Limpe seu Nome”

O Procon RN vai lançar, em junho, o programa “Limpe seu Nome”. Uma parceria  com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Banco do Brasil vai permitir que os consumidores que estiverem com o nome negativado no SPC ou SERASA, possam financiar os débitos a juros abaixo do mercado com uma linha de crédito especial.

Para o coordenador-geral do Procon estadual, Araken Farias, o programa favorece para que os consumidores tenham os nomes limpos além de contribuir para o aquecimento do comércio varejista em todo o Estado.
Na próxima segunda-feira (27), haverá uma reunião com os parceiros para definir todos os critérios do programa.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

“Programa Minha Casa, Minha Vida diminui o déficit habitacional do país”, declara Fátima

image A deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve presente, nesta quinta-feira (23), no evento realizado pela Caixa Econômica Federal, no qual contou com uma palestra do vice-presidente de Habitação e Governo do órgão, José Urbano Duarte, que informou os resultados e os procedimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, além dos avanços do Crédito Imobiliário no país.

Em sua apresentação, José Urbano explanou que o programa tem 958 munícipios enquadrados e que já foram entregues mais de 1 milhão de unidades habitacionais.  Urbano também informou que das mais de 2.6 milhões de unidades contratadas, a primeira faixa – famílias que recebem até R$ 1.6 mil – corresponde a mais de 1.1 milhão contratadas “O Governo quer priorizar as famílias de baixa renda do país através do programa”, disse.

Em relação ao crédito imobiliário do Brasil, o vice-presidente disse que, em 2013, o crédito corresponderá 8% do PIB, com a projeção em torno de R$ 126,5 bilhões.
Para a deputada Fátima Bezerra é inegável o alcance do programa que, hoje, se consolidou com uma política de Estado. “A Caixa e o Governo querem ampliar e consolidar o programa do ponto de vista social, cujo principal alvo é a diminuição do déficit habitacional do país”, declarou.

Fátima destacou ainda o trabalho do  Superintendente da Caixa Econômica no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio,e de sua equipe, e ressaltou que o programa já entregou no Estado, desde 2009, mais de 30.386 imóveis nos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Mossoró, Assú, Caicó, Currais Novos, Nova Cruz, Macau e João Câmara, e que crédito imobiliário no Estado corresponde a 12% PIB.

Além da deputada, participaram do encontro os deputados petistas Jesus Rodrigues (PI), Luiz Couto (PB), Paulão (AL), Nilmário Miranda (MG), Erika Kokay (DF), Assis Carvalho (PI),  dos deputados peemedebistas Danilo Forte (CE) e Osmar Serraglio (PR), entre outros

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores