quinta-feira, 16 de maio de 2013

Jair Lourenço avaliação preparação de Jussier Formiga para segunda luta no UFC

image No próximo sábado (18), o lutador Jussier “Formiga” da Silva fará sua segunda luta na maior organização de MMA do mundo, o UFC. Diante do norte-americano Chris Cariaso, o faixa-preta de jiu-jitsu tentará a primeira vitória na edição que será realizada em Jaraguá do Sul (Santa Catarina), no UFC on FX 8, com o brasileiro Vitor Belfort vs Luke Rockhold na luta principal da noite.

Para o combate deste final de semana, o treinador de Jussier Formiga avaliou a evolução do atleta na parte em pé. Jair Lourenço, líder da Kimura/Nova União, destacou o desenvolvimento do lutador no muay thai, e adiantou que a estratégia para a luta será a trocação, porém sem esquecer da arte suave.

image" A estratégia é que Formiga troque com o Cariaso, mas que leve a luta para o chão sempre que tiver oportunidade.  Em pé, Chris é muito bom, não tem como negar isso. Mas Formiga, que tem três lutas e igual número de vitórias no muay thai, está muito confiante e, se ele achar que a mão está entrando, vai insistir e continuar jogando em pé. Caso a luta vá para o solo, o chão é a especialidade de Formiga", falou.

O técnico comentou o fato de Cariaso ser canhoto e descartou qualquer dificuldade por essa peculiaridade. "Não acho Formiga sentirá dificuldade em lutar com Cariaso. Ele já lutou com diversos canhotos, inclusive na sua mais recente luta contra John Dodson. Na verdade, Formiga é capaz de trocar com qualquer um e está convicto e confiante que pode bater qualquer um", garantiu.

Para o novo desafio no UFC, Jussier Formiga seguiu a mesma linha de treinamento, iniciando o camp (período de preparação) em Natal, na Kimura/Nova União, e finalizando na Nova União, no Rio de Janeiro, onde passou 45 dias sob a orientação de Dedé Pederneiras. No RJ, o potiguar contou  com uma ajuda de peso para os treinamentos, o campeão interino dos Galos e amigo, Renan Barão.

Avaliação

Jair Lourenço fez uma análise também sobre a condição física, técnica e mental de Jussier Formiga e vê o lutador bem preparado para a luta.

"Acredito que dessa vez ele está bem melhor. Fisicamente, ele está compatível com a luta passada, mas vejo que ele melhorou muito a parte em pé. Ele vem evoluindo muito nesse ponto, inclusive no muay thai. Outro ponto positivo foi o psicológico que ele trabalhou comigo, com o Dedé [Pederneiras] e toda a equipe. Ele está muito confiante, coisa que não aconteceu na última luta. Ele estava com a cabeça boa quando saiu do Brasil, mas sentiu o evento quando chegou nos EUA. Apesar de ele já ter lutado fora, nos Estados Unidos (Tachi Palace Fight) e no Japão (Shooto), a pressão do UFC é bem maior”.

“Agora, ele vai lutar em casa, está se sentindo melhor, não vai ter o fuso horário para atrapalhar. Quem assistir ao combate de Formiga vai ver que ele está mais agressivo e confiante na trocação. Peço a todos que o admiram, que gostam e torcem por ele, que rezem pelo nosso guerreiro”, pediu.

Faltando apenas 1,3 kg para bater o limite da categoria (57 kg), Formiga passará pela balança do UFC nesta sexta-feira (17) para "bater" o limite da categoria. Segundo Jair Lourenço, a perda de peso de Formiga "aconteceu de forma mais fácil dessa vez. O bom psicológico ajudou até nisso", confirmou o treinador.

Seguidores