quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mossóro: em operação especial, Ipem-RN fiscaliza diversos instrumentos

imageO  Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado do Inmetro, realiza em Mossoró uma operação especial de fiscalização em bombas de combustível, cronotacógrafos, balanças e sinalizações em padarias e restaurantes por quilo. A ação teve início ontem (28), e será concluída nesta quarta-feira (29).

Até o momento, dos 121 veículos verificados, 112 apresentaram irregularidades no cronotacógrafo, que registra velocidade, tempo e distância percorrida. Já nos postos de combustível, a equipe do Ipem testou 31 bombas medidoras, das quais quatro foram reprovadas. “Verificamos se a vazão está correta, se os lacres estão funcionando adequadamente, se há vazamentos no dispositivo”, explica a coordenadora operacional do Ipem-RN, Rosângela Ramalho.

Já nos restaurantes por quilo estão sendo feitos testes para verificar se a chamada “tara do prato” equivale às informações do cartaz, cuja afixação é obrigatória, como conta a metrologista: “Todo restaurante deve informar a ‘tara do prato’ ao cliente. Também verificamos se a balança utilizada é adequada para a venda no peso. Dos sete estabelecimentos visitados até agora, entre restaurantes e sorveterias, cinco foram reprovados”, relata Rosângela.

E, nas padarias, a fiscalização do Ipem está verificando a existência do cartaz com informações sobre o preço do quilograma do pão francês, a adequação das balanças e se o produto está sendo vendido no peso, conforme determinado por resolução do Inmetro. No total, duas das sete padarias verificadas foram autuadas.

Também foram visitados 15 estabelecimentos, nos quais três balanças foram reprovadas. Ao término da operação, o Ipem-RN divulgará o balanço final.

*Contatos para entrevistas em Mossoró: Rosângela Ramalho (8829-4120) e Luis Caldas (8829-4248)

Seguidores