quarta-feira, 20 de novembro de 2019

PROJETO DE MINERAÇÃO DO IFRN CONQUISTA PRÊMIO EM SÃO PAULO

O Núcleo de Extensão e Práticas em Processamento Mineral (Nepprom), coordenado pelo servidor Elias Nunes, do Campus Avançado Parelhas do IFRN, conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional de Melhores Práticas da Rede APL Mineral. O projeto, que tem como finalidade a prestação de serviços gratuitos na área de processamento mineral - para os mineradores de pequeno porte e garimpeiros do município de parelhas/RN e cidades circunvizinhas -, foi premiado em solenidade durante o XVI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, nesta quarta-feira (20), juntamente com o XIII Encontro do Comitê Temático Rede APL Mineral, realizado esta semana, em São Paulo, na cidade de Santa Gertrudes.
Sobre o Núcleo
No Núcleo são realizados ensaios de cominuição, direcionada a processos de britagem e moagem de minérios; preparação de amostras (homogeneização e quarteamento); classificação mineral, com peneiramento via úmido e seco, análise granulométrica, classificador espiral; hidrociclonagem; concentração mineral - através de separação magnética e eletrostática -, além de concentração gravimétrica, centrífuga e flotação; e ensaios físico-químicos, como secagem, pesagem, queima, e caracterização tecnológica. 
O Núcleo é composto por uma equipe de alunos e servidores, que fornecendo meios e recursos para superar esse enorme gargalo ainda existente na região. Mantendo e incrementando um relacionamento transparente entre o IFRN e os garimpeiros da região, baseando-se sempre na responsabilidade e confiança, ampliando o alcance da atuação do Campus Parelhas, no que diz respeito à ensino, pesquisa e extensão, além de atuar na formação acadêmica e contribuir com a prática profissional dos alunos do curso técnico em mineração que prestam os serviços no Núcleo.

“Ninguém faz nada sozinho! Esse prêmio é de todos aqueles que estão comigo, diariamente, desenvolvendo essa prática. É o reconhecimento de um trabalho coletivo, e de dedicação no Nepprom. É de vocês, para vocês!”, disse Elias Nunes, referindo-se aos alunos bolsistas e voluntários envolvidos no projeto.
O prêmio APL
O Prêmio Melhores Práticas em APL de base mineral é uma realização do Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, que busca chancelar, reconhecer e disseminar as atividades e/ou projetos exitosos implementados por empresas e seus profissionais, no segmento da mineração em pequena escala, organizadas sob a forma de APL de base mineral, mediante esforços próprios ou em parcerias com outras entidades - empresas, universidades, centros de P&D, consultoria técnica, laboratórios, agências de fomento, cujos resultados apresentam ganhos ambientais, financeiros e de mercado, dando visibilidade à sociedade, sensibilizando e estimulando outros atores da cadeia produtiva da indústria mineral do país a replicarem esse tipo de ação.

foto; Gerlúzia Azevedo e Elias Nunes, do Campus Parelhas, recebendo o 2º lugar no Prêmio de Melhores Práticas da Rede APL Mineral

Assessoria de Comunicação Social e Eventos

Seguidores