quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Henrique Alves discute abastecimento de Jucurutu com ministro da Integração Nacional

image Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (23), o ministro da Integração Nacional, Francisco Coelho. O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) também participou da reunião para discutir uma solução rápida para o abastecimento de Jucurutu na região Seridó. A expectativa é que o sistema da Caern seja normalizado, até o Natal, com a construção de uma adutora de 11 quilômetros partindo da barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Desde que a Agência Nacional de Águas decidiu reduzir a vazão das comportas do sistema Coremas-Mãe D’Água, na Paraíba, por causa da seca, a correnteza do rio Piranhas não chega até Jucurutu.  O sistema de cacimbas improvisadas no leito do rio pela Caern também não comporta a demanda por água dos 18 mil habitantes de Jucurutu. Manifestações dos moradores já bloquearam os acessos à cidade pelas pontes da BR-226 e RN-118.

O ministro Francisco Coelho prometeu ao presidente da Câmara uma resposta até a próxima-terça-feira (29). “Faltam os pareceres técnicos da Defesa Civil e Dnocs, responsável pela obra”, informou o ministro. A adutora deverá custar R$ 2,9 milhões. A prefeitura de Jucurutu assumiu o compromisso de operar o sistema elétrico e entregar a água à Caern que precisa renovar a concessão para o abastecimento da cidade.

Na reunião também foi discutido o andamento da obra da barragem de Oiticica. O deputado Nélter Queiroz manifestou preocupação com a remoção das famílias e indenizações. Além de solução das dívidas com os bancos credores, os produtores rurais pedem a construção de vilas pelo programa Minha Casa Minha Vida para o campo. “Seria uma forma de reduzir custos com a obra e a contrapartida do estado”, reconheceu Henrique Alves.

Seguidores