A atual edição da feira agropecuária é a primeira em cinco anos realizada com o status de livre da febre aftosa com vacinação, patamar anunciado em setembro pelo titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. O fato garantiu a inclusão da feira neste ano no calendário oficial de eventos do MAPA.
No discurso de abertura, a governadora fez um balanço das ações do Governo do Estado, lembrando o trabalho integrado da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE) com a Emater e Idiarn, o que permitiu o desenvolvimento de uma base sólida para a convivência do homem do campo com a seca. Além disso, o esforço conjunto do Governo do RN e de órgãos ligados ao campo permitiu a grande imunização do rebanho potiguar, o cumprimento da etapas de vacinação, a inspeção e a consequente elevação de status em relação à febre aftosa.
“Esse trabalho refletiu a força do homem do campo, que resistiu com garra e determinação apesar da seca e das dificuldades. A abertura da Festa do Boi de 2013 mostra que o sentimento é de festa, mas também de grandes oportunidades e a chance de retomarmos os negócios”, disse a governadora
.
Rosalba Ciarlini ainda falou sobre as iniciativas desenvolvidas pelo Governo como a aprovação pelo Chile da área livre da mosca da fruta, possibilitando a ampliação das exportações de frutas tropicais em mais de US$ 10 milhões por ano, e da assinatura do financiamento com o Banco Mundial, que garantirá soluções para os gargalos do setor agropecuário.
A chefe do Executivo Estadual ainda lembrou a universalização das políticas de oferta de água como a construção de 700 km de adutoras pelo RN, a construção de 17 mil cisternas, a assinatura da ordem de serviço para a barragem de Oiticica, a construção de 600 barragens subterrâneas e autorização, na semana que vem, de mais 1.600 barragens em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social.
A governadora destacou também o incremento no Programa Garantia Safra, que atingiu a marca de 44 mil beneficiados na atual gestão, e chegará a 75 mil agricultores apoiados até 2014, bem como a distribuição de 7.800 toneladas de forragens, distribuição de sementes e de torta para alimentação dos rebanhos dos agricultores familiares.
O presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores, Marcos Aurélio de Sá, ressaltou o esforço do homem do campo em recompor os rebanhos, e apontou a Festa do Boi como o momento especial para isso. O titular da Anorc também observou a união de forças para o sucesso no enfrentamento a dois problemas principais nos últimos anos: a seca e a febre aftosa.
O secretário-adjunto de Estado da Agrcitultura, da Pecuária a e da Pesca, Tarcísio Bezerra Dantas, comentou que a parceria entre Governo do RN e Anorc garantiu a Festa do Boi 2013, e afirmou que a feira agropecuária é um “patrimônio do Rio Grande do Norte. Estamos todos de parabéns em poder realizar mais uma vez essa importante festa”, disse.
Ao final da abertura, Rosalba Ciarlini conheceu a estrutura da Festa do Boi 2013, andou pelos stands da Fazendinha Agropecuária e visitou os espaços montados pela Semarh, Ceasa, Seara, Emparn e Emater, além dos stands de empresas privadas e do Governo Federal.
Além da governadora e das autoridades mencionadas, a abertura da Festa do Boi contou com as presenças do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN, José Vieira; do diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo; dos secretários de Estado de Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes, e do Trabalho e da Assistência Social, Shirley Targino; do presidente da Ancoc, Alexandre Confessor; de Fabiana Lo Tierzo, diretora da área animal do Idiarn; do superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Roberto Linhares, e do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz.