sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sociedade civil participa de consulta pública sobre o Plano Estadual do Livro e da Leitura

A Secretaria de Estado da Educação abriu consulta pública para o Plano Estadual do Livro e da Leitura do Rio Grande do Norte. O documento preliminar, elaborado por técnicos da secretaria, com o apoio de especialistas da UFRN, UERN e Instituto Kennedy, está disponível no site www.educacao.rn.gov.br. Os interessados podem fazer o download do texto e encaminhar suas sugestões para o e-mail consultadolivro@rn.gov.br.
“Nós precisávamos partir de um ponto concreto, para que não ficássemos apenas no âmbito das discussões. Por isso a ideia de construir um texto-base, orientado pelos planos nacionais do Livro e da Leitura, da Educação, e da Cultura, e por especialistas na área da leitura”, ressaltou a secretária da Educação, professora Betania Ramalho.
Com a chamada pública, o governo abre o documento-base para alterações e sugestões de todos aqueles que desejam contribuir de alguma forma, sejam leitores, escritores, bibliotecários, livreiros, desenhistas, ou a sociedade em geral. A sociedade civil terá até o dia 11 de maio para opinar. Até lá, serão realizadas audiências públicas e fóruns, para discutir o tema.
Para a secretária Betania Ramalho, a importância da leitura na formação social de um indivíduo deve ser o norte de toda a política de letramento de um país, de um estado e de um município, pois é através desta prática social que se desenvolve a criticidade, condição indispensável para o exercício da cidadania. 
Nesse contexto, a finalidade do Plano Estadual do Livro e da Leitura é envolver todas as disciplinas do currículo no campo das práticas leitoras, onde cada professor assuma o papel de formar leitores através de atividades, seja no livro didático, seja no espaço da biblioteca, seja em outros meios discursivos.
A secretária ressalta ainda que o Estado conta atualmente com uma série de programas e projetos voltados para o incentivo à leitura, que sairão fortalecidos com o Plano. “Serão fortalecidos porque os projetos e programas estão pulverizados e, agora, serão integrados por meio do Plano de Leitura.”
A principal dimensão do plano é o estabelecimento de princípios e orientações teórico-metodológicas para a realização dos Programas de Leitura e do Livro no Estado, através da integração e fomento das diversas atividades formativas que possam nortear a prática pedagógica docente, em todas as áreas do conhecimento, com a finalidade de desenvolver nos estudantes uma competência leitora crítica.
Entre as metas está a integração de ações de leitura nas diferentes modalidades de ensino, o desenvolvimento de uma cultura pelo gosto da leitura como competência fundamental na educação básica, ampliação do acesso à informação, à leitura e às tecnologias e mídias, com acervos atualizados e a garantia de que as escolas sejam espaços de leitura e de formação de leitores culturais e científicos competentes.

Programas e projetos desenvolvidos pelo Estado, em parceria com o Governo Federal e instituições nacionais, atualmente:
PROLER
Programa voltado para valorização social do livro e da leitura, fundamenta-se na compreensão de que o livro e a leitura são elementos indispensáveis ao sujeito leitor para que desenvolva plenamente suas capacidades no âmbito individual e coletivo. O PROLER também investe na formação continuada de profissionais e agentes de leitura e em ações de formação de leitores em outros espaços sociais.
PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
Promove e realiza capacitação com o corpo técnico, orienta acerca do processo de escolha, monitora a distribuição do livro didático e desenvolve ações operacionais para remanejamento, distribuição de reserva técnica e acompanha a execução do PNLD no RN, a partir da chegada do material didático às escolas públicas estaduais até o repasse aos alunos e professores. O principal objetivo é fornecer às escolas públicas de Educação Básica livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade.
AGENTES DE LEITURA
Auxilia nas atividades de leitura e escrita mediante a formação de novos leitores, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento humano. O objetivo é democratizar o acesso ao livro e proporcionar a formação leitora de comunidades populares, de preferência os beneficiários do Bolsa Família, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias, entre outras atividades.
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um programa com caráter bienal e contínuo: no ano ímpar, oferece formação aos diferentes agentes educacionais envolvidos – técnicos formadores das secretarias de educação, diretores e professores; no ano par, realiza o concurso, além de manter ações de formação.
Entre os objetivos está a promoção da reflexão sobre o ensino da leitura e escrita, articulando teoria e prática; a valorização do conhecimento produzido pelos diferentes públicos que se envolveram com a Olimpíada; e o apoio aos técnicos das secretarias na atuação como formadores de professores; 
PROGRAMA BIBLIOTECA NA ESCOLA 
Programa de distribuição de materiais paradidáticos destinados às bibliotecas escolares, com o objetivo de promover o acesso à cultura e à informação, bem como incentivar a gosto pela leitura para a comunidade escolar e a sociedade civil. Além disso, busca diversificar as fontes de informação utilizadas nas escolas públicas brasileiras, possibilitando o acesso a obras variadas, necessárias à formação de leitores.
Para isso, são selecionados e distribuídos às escolas do Ensino Fundamental, clássicos da Literatura Brasileira, livros de literatura infanto-juvenil, obras de referência, periódicos e outros materiais de apoio a docentes e discentes.
CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL 
O concurso de Redação do Senado é realizado, anualmente, através de ações de planejamento, coordenação, execução e avaliação pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.
Voltado para os estudantes dos dois últimos anos do Ensino Médio, regularmente matriculados nas escolas públicas, com faixa etária de 16 a 19 anos, o objetivo é estimular a reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania.
PROJETO TRILHAS
O projeto busca inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado através de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade.
PROJETO CONQUISTA
O Conquista é um projeto de correção de fluxo idade-série no Ensino Médio, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, instituição reconhecida nacionalmente pelos projetos voltados para a educação.
Utilizando a metodologia da telessala, o objetivo do projeto é dar oportunidades para que os alunos avancem no seu processo de escolaridade básica, proporcionando ensino de qualidade com flexibilidade de acesso, currículo atualizado e contextualizado.
MEDIADORES DE LEITURA – 1º AO 5º
Desenvolvido pela Subcoordenadoria de Ensino Fundamental (SUEF) da SEEC, junto aos técnicos das 16 Direds. Implantado inicialmente 148 escolas, o projeto envolve hoje 338 escolas do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.
Tem o objetivo de desenvolver e estimular a formação de leitores entre alunos e professores do 1º ao 5º ano através da socialização e dinamização de um acervo de literatura infantil, como fonte de fomento à leitura de maneira lúdica, exercitando a cidadania.
MEDIADORES DE LEITURA – 6º AO 9º
O projeto é desenvolvido pela Subcoordenadoria de Ensino Fundamental (SUEF) da SEEC, junto aos técnicos das 16 Direds. Implantado inicialmente em 148 escolas, atualmente, o projeto envolve 338 escolas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, tendo em vista a ampliação do trabalho realizado nos Anos Iniciais.
Tem o objetivo de desenvolver o trabalho com textos literários, através de oficinas pedagógicas e cursos de formação continuada para docentes, tendo em vista o aperfeiçoamento dos níveis de competências de leitura e escrita dos alunos do 6º ao 9º ano.
PROGRAMA DE LEITURA DO ENSINO MÉDIO - PROLEM 
Programa voltado para o Ensino Médio das Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, através de ações desenvolvidas para evidenciar o protagonismo dos estudantes no âmbito da leitura e da produção textual.
Entre os objetivos está a consolidação das políticas de leituras que visam a melhoria da qualidade da educação do Estado do Rio Grande do Norte e a disponibilização de instrumentos teóricos e práticos que subsidiarão as ações pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem dos gêneros textuais.
PROGRAMA BIBLIOTECA PARA TODOS
Criado para atuar junto à comunidade escolar, funciona como “um centro dinâmico de informação da escola, que permeia o seu contexto e o processo de aprender e ensinar; interagindo com a sala de aula e integrado ao currículo escolar”.
O objetivo é contribuir com a consolidação de uma política de leitura para o Rio Grande do Norte, assegurando a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura, o uso qualitativo das bibliotecas escolares e comunitárias fortalecendo o ecossistema educacional, com desdobramentos na sala de aula e no currículo escolar.
SISTEMA DE BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL
O Sistema Estadual de Bibliotecas do RN foi criado através do Decreto nº 8.075/81 e conta hoje com 149 bibliotecas cadastrados no sistema estadual. Entre os objetivos está a reestruturação e criação de bibliotecas públicas no Estado, a disponibilização de serviços de informação adequados à população e a promoção do conhecimento cultural, apreciação das artes, realizações e inovações científicas. 

Assessoria de Comunicação da Educação

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