quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Governo do RN fará réveillon com fogos na Ponte e Ponta Negra e Show da Virada na Praia do Meio

image Queima de fogos na Ponte Newton Navarro, na beira-mar de Ponta Negra e Show da Virada – das 21h30 às 04h45 – na Praia do Meio, com as atrações: UsKaravelho, Deixe de Brincadeira e Forró dos Balas. Esta é a programação do Réveillon de Natal definida em reunião na Governadoria, na manhã desta quinta-feira (27), com a participação de representantes de onze entidades ligadas ao Governo do RN e da Prefeitura Municipal do Natal e a Infraero.
“Natal tem um índice de retorno de turistas que visitam a cidade de 67%. A capital do RN é turística e o Governo do RN, por determinação da governadora Rosalba Ciarlini, não poderia deixar a cidade sem a festa da virada, num momento de alta estação e com a Prefeitura anunciando que não poderia conduzir o evento”, justificou Renato Fernandes, secretário de Estado do Turismo, ao abrir a reunião e dizer que o Governo do Estado iria tomar a frente do evento em parceria com a Prefeitura do Natal e demais órgãos envolvidos no Réveillon.
Participaram da reunião preparatória para o Show da Virada representando o Governo do Estado: Renato Fernandes e George Lima de Oliveira (Setur); Alexandre Mulatinho (Assecom); Silva Jr. (SESED); Elizeu Dantas, Luiz Monteiro e Rafael Barbosa Barreto (CBMRN); Francisco Araújo (PMRN); Usiel Paulo de Oliveira, da Infraero; e pela Prefeitura Municipal do Natal: Murilo Barros e Thiago Noronha (SETURDE); Márcio Ataliba (Urbana); Rodrigo de Azevedo (SAMU); Luís Antônio de Araújo Lopes (Semsur) e Kennedy Diniz (Semob).
O Secretário Municipal de Turismo, Murilo Barros, participou do encontro e acompanhou as definições dos locais de queima de fogos que foram indicadas pelo diretor da empresa Bazar São Paulo, Washington Reis, e referendadas pelo CBMRN. Na ocasião, ficou descartado o uso de balsa para queima de fogos em Ponta Negra, ficando estabelecido o show pirotécnico a partir da beira-mar, que terá no dia 31 de dezembro a baixa-mar no período da virada do ano, com grades de isolamento e proteção do público.

“O CBMRN fará o acompanhamento desse isolamento e projeto de colocação dos fogos e a PMRN, juntamente com a Guarda Municipal, fará a proteção do público”, disse Renato Fernandes. A prefeitura Municipal do Natal já fez o comunicado à Base Aérea de Natal para a interdição do espaço aéreo na área da Ponte Newton Navarro no momento da virada do ano. E, Usiel Paulo Vieira (Infraero) também participou da reunião e se colocou a disposição para referendar o comunicado para o possível tráfego de aeronaves.
INTERDIÇÕES E SEGURANÇA
Durante o dia 31 de dezembro, a Ponte Newton Navarro terá o tráfego interditado no eixo Redinha/Santos Reis a partir das 10h para que o show pirotécnico seja montado. Já o eixo Santos Reis/Redinha terá tráfego em mão dupla, cabendo à Semob sinalizar a via e orientar motoristas e pedestres durante a operação. Às 22h, a Semob interditará o tráfego de veículos pela Ponte Newton Navarro e às 23h também não será permitida a passagem de pedestres, por medida de segurança. Das 0h15 às 1h00, do dia 01/01/2013, haverá vistoria da área e limpeza para que o tráfego de veículos e pedestres retorne à normalidade.
Haverá destacamentos da Polícia Militar, SAMU e do Corpo de Bombeiros nas áreas da Ponte, Praia do Meio e Ponta Negra.
No sábado (22), a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, anunciou que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte iria realizar o show pirotécnico no réveillon de Natal diante da dificuldade financeira enfrentada pela Prefeitura Municipal, por ser uma tradição entre os natalenses e pelas características turísticas da cidade.
"O Governo do Estado cumpre, assim, o seu papel de estar próximo do cidadão e aproveito para convidar o natalense a participar da queima de fogos, festa que já é tradição, para saudar um 2013 de prosperidade, paz e harmonia", salientou a Governadora Rosalba Ciarlini.
De acordo com o secretário Renato Fernandes, a iniciativa mostra o compromisso do Governo com o turismo, setor responsável por uma das maiores gerações de emprego e renda no estado. "Isso mostra a sensibilidade da governadora Rosalba Ciarlini para com o turismo no RN. Cerca de 10 mil turistas estão em Natal nesta época do ano e não poderíamos deixar de prestigiá-los nesse momento festivo", observou.









Seguidores