Após participar de reuniões da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, onde foram discutidos os rumos da campanha de Dilma Rousseff à presidência da república neste segundo turno das eleições, a deputada federal Fátima Bezerra retornou ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira, 07, onde participou, no final da tarde, da primeira reunião da base aliada do Comitê Suprapartidário Dilma Presidente no Rio Grande do Norte.
A reunião aconteceu no comitê central da campanha de Dilma, em Natal – na Av. Salgado Filho em Lagoa Nova – e contou com representantes dos partidos que apóiam a campanha da ex-ministra no estado. Durante o encontro foi feito um balanço da campanha no primeiro turno e debatida as novas ações da base aliada para o segundo turno.
Para Fátima, coordenadora política da campanha no RN, o resultado das eleições no dia 03, representou mais uma vitória do povo btasileiro.. “Dilma começou o período de pré-campanha com menos de 10% e terminou o primeiro turno com mais de 46%, e no RN, mais de 51%. 11 governadores eleitos, a base aliada cresceu, aumentamos a bancada no senado e elegemos a maior bancada na Câmara. Ou seja, ela foi uma grande vitoriosa”, disse.
A parlamentar destacou os pontos debatidos em Brasília durante os últimos dias e como deverá ser conduzida a campanha no estado. “Temos um palanque forte. A nossa meta é aumentar, mais ainda o potencial dos votos do Rio Grande do Norte e no Nordeste”. Ela enfatizou a união da base no estado. “Não existe essa história de palanque dividido no RN. O que existe são palanques simultâneos. Estamos unidos e assim ficaremos até a vitória em 31 de outubro”.
Comungando do mesmo pensamento, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, representando o PMDB – que tem o candidato a vice-presidente na chapa de Dilma, Michel Temer – ressaltou o trabalho do comitê. “Não tenho dúvida de vamos manter a confiança até a vitória. Mais do que nunca, estamos trabalhando juntos e unidos para fazer Dilma presidente. Assim como no primeiro turno o PMDB e o comitê vão entrar de cabeça, mais ainda, nesse segundo turno”, disse Henrique.
O governador Iberê e a deputada Sandra Rosado, do PSB, destacaram a importância de intensificar a mobilização política no 2º turno. “Contem comigo, com o PSB. Todo o empenho da nossa parte, para garantir a vitória de Dilma, no dia 3.” Disse o governador.
Ainda participaram do evento, o comitê dos prefeitos representados pela prefeita de Macaíba, Marília Dias, do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado e do prefeito de Lages, e presidente da Femurn, Benes Leocádio, Eraldo Paiva, presidente estadual do PT, Hugo Manso, George Câmara, vereador do PC do B, Jonhy Costa, representando o PDT, entre outros.
Números no RN
A candidata do PT, Dilma Rousseff, obteve um total de 846.416 votos, o que representa a opção de 51,76% dos potiguares. Já o concorrente neste segundo turno, o candidato José Serra, do PSDB, teve 28,14% dos votos, um total de 460.107. Assessoria