quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TURISMO COM O CARNAUBENSE PAULO SÉRGIO

TURISMO HISTÓRICO-CULTURAL (Parte I)
Paulo Sérgio1
O município de Carnaúba dos Dantas possui grande potencialidade no contexto turístico da Região Seridó. É importante destacar que sua segmentação é bem diversificada a começar pelo Patrimônio Histórico Cultural, que é composto por bens tangíveis e imateriais. Pode ser apreciado por meio da gastronomia, artesanato, arquitetura, música, literatura, folclore, dança, eventos, história, passando pelos atrativos histórico-culturais, com prédios e fachadas de arquitetura antiga; Filarmônica Onze de Dezembro; do Grupo Sertão Vivo, das personalidades que fizeram e fazem a história carnaubense.
Do ponto de vista material, o patrimônio cultural de um povo são as obras, objetos, documentos, cidades, edificações, espaços utilizados para manifestações artístico-culturais, conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, ecológico, científico, paleontológico e arqueológico.
Em Carnaúba dos Dantas o patrimônio paleontológico e arqueológico é difundido no rico acervo arqueológico composto por 60 sítios paleontológicos e arqueológicos catalogados pelo GEPS - Grupo de Estudo em Patrimônio e Arqueologia do Seridó, entre 2003 e 2006.
É importante falar do louvável descobridor de toda essa riqueza, o carnaubense José de Azevedo Dantas, que no ano de 1924 iniciou suas pesquisas arqueológicas, com descobertas de registros de importância cultural dos primeiros habitantes. Como fruto de seus estudos e pesquisas, deixou a obra intitulada ‘Indícios de uma Civilização Antiqüíssima’, só publicada na década de 1990 pela arqueóloga Gabriela Martin, que retrata a trajetória das descobertas dos sítios arqueológicos.
O município possui considerável patrimônio paleontológico e arqueológico. Exemplares com diversas particularidades, cada um com muita história e cultura a ser preservada, além de ter uma área com a existência do único bioma nativo do planeta, a caatinga.
É importante destacar que as visitações aos sítios arqueológicos apenas são feitas mediante autorização da Secretaria de Cultura e Turismo, com acompanhamento de guias especializados e que há muito que ser feito em todas as áreas que rodeiam os sítios, haja visto que trata-se de áreas particulares, o que pode dificultar o desenvolvimento e preservação dessa riqueza arqueológica. Entre as mais importantes, destacam-se a construção de acessos adequados, estruturação de trilhas interpretativas, capacitação de guias de turismo, criar lei patrimonial e ambiental da riqueza arqueológica, campanha de sensibilização entre outras.
No próximo encontro falarei à cerca dos principais sítios arqueológicos do município e de novidades referentes a esse segmento.

Seguidores