domingo, 3 de fevereiro de 2013

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acari debate Programa de Alimentação Escolar com gestores locais

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acari reuniu neste último sábado, 02 de fevereiro, representantes da CAPESA – Cooperativa Agropecuária do Seridó, secretarias municipais de Agricultura e Educação de Acari, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Prefeitura Municipal de Acari, escolas estaduais e com produtores e produtoras rurais.

Na reunião foi debatida a continuidade das ações do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, no município e a parceria com a CAPESA. Como no Governo Lula foi instituído que no mínimo 30% dessas aquisições sejam oriundas da agricultura familiar, o sindicato provocou a reunião para garantir que a lei seja cumprida como ocorria na gestão anterior, onde as aquisições, em alguns momentos, ultrapassavam o mínimo de 30%, beneficiando assim nossa agricultura familiar local.

Durante a reunião foi deliberado a continuidade da parceria com a CAPESA e a constituição de uma comissão para operacionalizar as mobilizações dos produtores rurais e a administração do recebimento das mercadorias. Sobre a importância da comissão a presidenta eleita do STTR Acari, Maria da Guia, afirmou que nos outros anos sempre conseguiram pactuar a entrega dos produtos com os produtores rurais, para que não houvesse a necessidade de sorteio quando tinha mais de um fornecedor oferecendo um determinado produto. "Sempre conseguimos negociar com os produtores e com os gestores.”.

A comissão terá representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acari e representante dos produtores. Uma das maiores preocupações da comissão é identificar a qualidade do produto, por isso é de suma importância a presença de um nutricionista no ato da entrega dos produtos.

Por Marcelo de Manduca

Seguidores