terça-feira, 6 de setembro de 2016

COSERN DÁ DICAS DE USO SEGURO DE ENERGIA ELÉTRICA

Para que os consumidores da Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, possam se beneficiar tranquilamente de todos os benefícios proporcionados pela energia elétrica, é preciso observar algumas orientações de segurança:

·         Não fazer queimadas de nenhum tipo próximo à rede elétrica:

As queimadas, feitas em áreas rurais e canaviais, representam uma das principais causas das faltas de energia elétrica no Brasil, comprometendo a qualidade no fornecimento aos consumidores. Evite também queimar lixo doméstico em quintais ou em frente à sua casa, pois o fogo pode atingir a rede elétrica.

·         Não fazer ligações clandestinas:

Ao tentar fazer os chamados “gatos”, as pessoas correm riscos de sofrer um choque e ainda prejudicam a qualidade da energia dos seus vizinhos por causa da interferência na rede, além de que o “gato” é considerado crime.

·         Nunca construir perto dos fios da rede elétrica:

É preciso respeitar um limite de distância entre o imóvel e a rede elétrica, determinado pela Norma Regulamentadora - NR 10, do Ministério do Trabalho. Isso deve ser observado também quando o morador for construir varandas, “bater laje”, pintar ou rebocar fachada de imóveis.

·         Não se aproximar de fios caídos no chão:

Caso visualize um fio caído, se afaste do local, ligue imediatamente para a Cosern (116) e alerte aos demais para que ninguém se aproxime do local.

·         Não instalar antenas de TV próximas aos fios de rede elétrica:

Verifique a distância da antena para a rede de energia elétrica. Ela pode pender para o lado e tocar na rede, provocando o choque em quem estiver segurando-a.

·         Não ligar ou manipular aparelhos elétricos com as mãos molhadas:

A água, por ser um bom condutor de energia elétrica, torna um eventual choque muito mais perigoso.

·         Não subir em postes ou estruturas da Cosern:

      Somente técnicos devidamente treinados e autorizados podem subir em postes.

·         Não energizar cercas nem se aproximar das energizadas:

Energizar cerca por contra própria é perigoso. Toda intervenção elétrica deve ser realizada por profissional qualificado. Caso a cerca esteja energizada, é preciso manter distância para evitar choques.

·         Não cortar árvores próximas à rede:

O consumidor pode solicitar o serviço de poda à Prefeitura ou, se a árvore estiver tocando na rede elétrica, pode solicitar à própria Cosern (Telefone 116). A empresa tem profissionais especializados para isso.

·         Não operar equipamentos próximos da rede elétrica:

Não é aconselhável a operação de equipamentos (retroescavadeira, guindautosetc.) nas proximidades da rede elétrica. Contrate sempre mão de obra qualificada.

·         Não instale outdoors próximo à rede elétrica

Consulte a distância mínima entre o outdoor e a rede elétrica, determinada pela Norma Regulamentadora NR10, do Ministério do Trabalho.

·         Não soltar pipas perto da rede:

As crianças precisam ser alertadas sobre o perigo de empinar pipas próximas à rede elétrica da Cosern. Oriente-as a procurar lugares abertos e espaços livres tais como praias, campos de futebol, praças e parques. Se a pipa enganchar na rede elétrica não tente recuperá-la de forma alguma.

Seguidores