terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde inicia o uso do Carro-Fumacê na luta contra Dengue em Caicó

Recentemente a Secretaria de Saúde do RN divulgou o Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência de dengue no ano de 2013, colocando a cidade de Caicó na lista. Do Seridó além de Caicó estão presentes os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Florânia, Jardim do Seridó, Parelhas, Santana do Seridó e Tenente Laurentino Cruz.

De acordo com o secretário de Saúde Galvão Freire as primeiras providências já vem sendo tomadas, que é o uso do carro-fumacê. Ele diz que não tem prazo estabelecido de quantos dias o carro ficará na cidade e pede a compreensão de toda a população para que abram as portas e janelas de suas residências, facilitando a entrada do veneno nas casas.

Ultimamente nós solicitamos o carro-fumacê através da 4ª Ursap e desde ontem (18) a tarde o carro já vem circulando, principalmente nos bairros mais vulneráveis, conforme o levantamento do próprio Governo do Estado”, explicou.

Um desafio que vem sendo enfrentado pelos agentes de endemias em Caicó é a dificuldade de acesso as residências fechadas. Muitos viajam e não deixam as chaves com vizinhos e familiares e o agente acaba não tratando a casa da forma adequada. “Isso não é uma responsabilidade de apenas uma instituição. Não é responsabilidade apenas dos governos, mas cada pessoa tem sua responsabilidade e se brincar muito maior, porque você está vendo o problema, sabe que pode fazer algo muito importante para resolver isso”, explicou Galvão.

Seguidores