segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Fátima participa do início das comemorações dos 50 anos do Método Paulo Freire

image Está indicado na agenda da presidenta Dilma sua vinda para o lançamento da pedra fundamental do Memorial Paulo Freire, em Angicos.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou das atividades que marcaram o início das comemorações dos 50 anos depois das 40 horas do método Paulo Freire de Alfabetização em Angicos. Na sexta-feira (22), Fátima esteve no I Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, realizado no CEMURE, em Natal. Já no sábado (23), a deputada participou do Circulo de Cultura “50 anos depois”, no Campus da Ufersa em Angicos.

Seminário contou com a participação de professores, educadores e pesquisadores do Brasil, Portugal, Argentina, dentre outros países, que se reuniram para debater às praticas freiriana. O Circulo de Cultura foi um momento em que os ex-alunos(as) tiveram a oportunidade de expor suas experiências enquanto alunos de Paulo Freire.
Dia dois de abril, data em que se comemora o início das 40 horas do Método de Paulo Freire, será lançada em Angicos a pedra fundamental do Memorial Paulo Freire, a ser construído no Campus da Ufersa. Projeto foi idealizado pela Universidade e os recursos estão assegurados pelo MEC. Está indicado na agenda da presidenta Dilma Rousseff sua vinda para o lançamento da pedra fundamental.

“Celebrar os 50 anos é uma boa oportunidade para fortalecer o combate ao analfabetismo. Passados 50 anos não é razoável e justo convivermos com indicadores de analfabetismo no nosso país. De 2002 para 2011, houve um decréscimo, mas a taxa ainda é muito alta e mais ainda quando se considera assimetrias regionais. Por exemplo, em 2011: Sul - 4,9%; Sudeste - 4,8%; Centro Oeste - 6,3%; Norte - 10.2%; Nordeste – 16,9%; e em Angicos 24%” pontuou a deputada.

O presidente da CNTE, Roberto Leão e o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) estiveram presentes. Os principais realizadores do evento são: professora Inez Helena (UFF), Hailton Mangabeira, SINTE-RN, dentre outros.

Seguidores