terça-feira, 23 de outubro de 2012

Uma fundação de voltada para a memória de antigas práticas culturais

image A Oficina de Perna de Pau, iniciativa que resgata uma ancestral prática circense tem inscrições abertas até o dia 30.

Além de promover grandes eventos culturais em Extremoz, município da Grande Natal, como a Festa de Santo Antônio – no período junino - e o Auto de São Miguel Arcanjo, que reúne quase 160 atores, a maioria deles do município, a Fundação de Cultura Aldeia do Guajirú tem a preocupação permanente de resgatar a memória das antigas práticas culturais da região. “Desde o início do governo do prefeito Klauss Rêgo, quando ele colocou a fundação para funcionar, que temos a preocupação com esse resgate memorialista, característica marcante da Fundação de Cultura Aldeia do Guajirú”, disse a presidente da instituição, Leda Medeiros.

A fundação mantém várias oficinas culturais de forma permanente, tais como dança, teatro, capoeira e Boi de Réis, além de uma banda de música com 50 componentes, entre crianças, adolescentes e adultos, sendo 25 aprendizes. De forma eventual apresenta brincadeiras e práticas culturais antigas, como a cantiga de roda, jogo do pião, andar na quenga de coco e na lata e recentemente abriu inscrições para a Oficina de Perna de Pau, voltada para a faixa etária a partir de 13 anos.

De acordo com o projeto o recurso milenar, objeto de brincadeira, elemento circense, instrumento popular, as pernas-de-pau estão presentes nas criações artísticas do homem. Diz ainda o projeto: “As pernas-de-pau podem ser consideradas como um palco ambulante, pois permitem uma ótima visibilidade na rua, destacando o corpo do artista acima das cabeças da multidão. Entretanto, para que isso ocorra é preciso andar sobre as pernas-de-pau com segurança, leveza e desenvoltura”.

Natal

Para o Natal deste ano a fundação pretende montar um espetáculo por meio de um presépio vivo, em data a ser definida, antes do dia 24 de Dezembro. Em 2013 outros projetos estão sendo concluídos, como a Oficina de Cordel para contar a História de Extremoz, realização de sarau poético, Oficina de Sanfona e a criação da Casa do Grude, para reunir os grudeiros da região onde possam comercializar melhor os seus produtos. A galeria de arte da Aldeia do Guajirú está sempre recebendo novas peças e também é um diferencial na estrutura, que está implantada no Centro Antigo de Extremoz, nas proximidades das ruínas da antiga igreja católica. (LS).

Seguidores