quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Trabalho em supermercados visa à orientação de gestores do setor varejista

image Orientar os gestores supermercadistas quanto aos requisitos que devem ser atendidos na venda e exposição de produtos, de acordo com as instruções e determinações do órgão regulador. Esse é objetivo de uma ação realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado Inmetro no Estado, em parceria com a Associação dos Supermercados do RN (Assurn).

Como parte do programa, mais uma visita técnica de cunho educacional foi realizada pelos fiscais do instituto potiguar nesta terça-feira (23) em um supermercado de Natal. Usando como exemplos produtos selecionados dentre do próprio estabelecimento, os metrologistas explicaram o que é certo e o que é errado dentro de uma loja do setor varejista, de acordo com as normatizações do Inmetro. Fiscais das frentes de Instrumentos (balanças), Produtos Pré-Medidos (alimentos, brinquedos, materiais de limpeza e higiene); e Produtos da Qualidade/Têxtil participaram da ação.

“Esse foi o segundo supermercado que recebeu a nossa visita, mas nós pretendemos atender a todos. A intenção é conscientizar e orientar, pois sabemos que os lojistas não burlam a lei de propósito; muitas vezes o fazem apenas por falta da informação”, ressalta o diretor do Ipem-RN, Carlson Gomes.

Por se tratar de um setor que lida com uma grande gama de produtos, os supermercadistas representam uma categoria que acaba sofrendo muitas autuações no decorrer do ano. “Esse encontro é importante para entendermos que a padronização de produtos em nossos estabelecimentos, o acompanhamento de novos funcionários e a realização de visitas periódicas às lojas são extremamente necessárias, tanto para garantir que o consumidor não seja lesado quanto para que possamos nos tornar mais competitivos”, constata Jorge Medeiros, proprietário do Supermercado RedeMais Compre Bem, que recebeu a equipe do Ipem-RN nesta terça-feira.

INFORMAÇÃO

Na página do Ipem na internet está disponível para download a cartilha “Ipem-RN Explica”, que contém dicas e informações voltadas especialmente aos empresários e profissionais do setor varejista. A publicação também foi produzida em parceria com a Assurn: www.ipem.rn.gov.br.

Seguidores