sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Educação faz balanço positivo dos JERNS.

image A quadragésima segunda edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte foi encerrada esta semana com balanço positivo. Pelo segundo ano consecutivo, não houve problemas de violência e tanto a abertura como todas as competições foram tranquilas, com a disputa ocorrendo apenas dentro das quadras. Em 2012, os JERNS reuniram mais de 32 mil atletas, levando-se em conta as fases regionais. 13 mil e 500 estudantes participaram apenas da etapa final, em Natal.
Entusiasta do desporto escolar, a Secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, está satisfeita com o resultado, principalmente pelo envolvimento dos estudantes. “Foi bonito de ver, por exemplo, a alegria dos mil estudantes do interior que ficaram hospedados na Pousada do Atleta, do Caic Lagoa Nova. Momentos como esses, em que eles contavam até mesmo com uma programação cultural, fora do horário dos jogos, tem um poder enorme de estreitar os laços do aluno com a escola.”.
Segundo Betania Ramalho, ao lado de programas como o Mais Educação, Ensino Médio Inovador, Pronatec, e tantos outros adotados pela secretaria, os JERNS é um instrumento para que o aluno tenha mais interesse na escola e consequentemente obtenha bons resultados não apenas dentro das quadras, mas na sala de aula. “Por isso estamos investindo tanto numa verdadeira transformação do Desporto Escolar do Rio Grande do Norte. E o primeiro desafio é fazer a Educação Física funcionar em sua plenitude durante todo o ano e não apenas durante os JERNS. É uma prioridade nossa.”
Novidade da edição deste ano, a Gincana Cultural dos JERNS, que envolveu estudantes em torno de apresentações culturais, disputa de perguntas e respostas e produção de textos, também contribuiu para o sucesso dos jogos. “A gincana foi uma maneira de agregar ao viés esportivo dos JERNs um lado pedagógico. A nova modalidade foi muito bem aceita, com boa participação dos alunos da rede pública e privada e aqui eu faço referência à Escola Estadual Belém Câmara, que se destacou na categoria Juvenil”, disse a professora Isabel Maria Pinheiro, coordenadora de Desenvolvimento Escolar, da Secretaria de Educação.
Quem também falou sobre os JERNS foi o coordenador de Desportos, da Secretaria de Educação, e responsável pelos jogos, Osvaldo Neto. Para ele, todas as metas da CODESP para este ano foram alcançadas. “E a principal delas foi a paz que reinou em todos os locais de competição. O destaque foi somente para o esporte e para as habilidades dos nossos atletas dentro de quadra. Todas as 28 modalidades ocorreram dentro do planejado e do cronograma elaborado pela Comissão Organizadora”, ressaltou.
“Esse é o momento de iniciarmos uma avaliação mais profunda, para que possamos promover um evento ainda melhor no ano que vem. Mas podemos adiantar que os jogos ocorreram com grande participação e entusiasmo de alunos e treinadores. Agradeço o empenho de todos e não posso esquecer da arbitragem, afinal sem o apoio decisivo dos árbitros não seria possível realizar uma competição tão grandiosa quanto os JERNS”, concluiu Osvaldo Neto.

Seguidores