segunda-feira, 7 de maio de 2012

Senador Paulo Davim quer restrição nos pontos de vendas de cigarro no país

image A luta contra o tabagismo pode encontrar mais um aliado no Projeto de Lei do Senado (PLS), proposto pelo senador Paulo Davim (PV-RN) que proíbe a venda de cigarros em bancas de jornais, lojas de conveniência em postos de gasolina, supermercados, armazéns e mercados, ambientes esses que comercializam também alimentos.

O PLS foi apresentado na quinta-feira passada, 3 de maio, e defendido em Plenário, em discurso no qual o senador pediu apoio aos colegas senadores para que aprovem a matéria, aumentando a restrição aos locais de venda de produtos derivados do tabaco. Segundo informou, a venda de cigarros atualmente é proibida em estabelecimentos de ensino e de saúde, órgãos e entidades administrativas. E ele quer ampliar essas restrições. O PLS acrescenta à já existente Lei 9.294, de 1996 que regulamenta a venda de cigarros os estabelecimentos acima citados.

“Não é natural a associação entre a imagem de alimentos e a de cigarros. Ao proibirmos a venda nesses estabelecimentos, estamos reduzindo também a publicidade desses produtos”, disse ele em Plenário, acrescentando que diminuir o acesso ao cigarro está em consonância com o que orienta a Organização Mundial de Saúde, uma vez que é comprovado que sem o estímulo visual e o fácil acesso, a prática do tabagismo pode ser reduzida, sobretudo para adolescentes e jovens. “Sou  médico e sei que fumantes são suscetíveis a problemas coronarianos e a terem câncer. O Brasil gastou mais de R$ 300 milhões com internação de pacientes que apresentaram patologias motivadas pelo hábito de fumar, o que compromete o sistema público de saúde”, argumentou.

Seguidores