quarta-feira, 2 de maio de 2012

SECA: João Maia pede na Câmara providências

SECA: João Maia pede na Câmara providências


O deputado federal João Maia fez nesta quarta-feira (02) um rápido pronunciamento na Câmara dos Deputados, onde chamou atenção dos parlamentares para a seca que atinge o Rio Grande do Norte. João Maia fez um breve registro sobre sua visita no último final de semana a Região Seridó e chamou atenção para a necessidade de medidas urgentes que a presidenta Dilma deve implementar. O deputado também citou a reunião que será realizada pela ADESE na próxima sexta-feira para apresentar a situação dos projetos já enviados para o ministério da Integração Nacional, e cobrar agilidade dos demais que ainda não foram finalizados.

Discurso na íntegra:

O SR. JOÃO MAIA (Bloco/PR-RN):

Senhor Presidente,
Eu queria fazer um registro que já foi feito por vários Parlamentares do Nordeste, em relação à situação aflitiva que está vivendo o meu Estado, o Rio Grande do Norte.
O Rio Grande do Norte, Sr. Presidente, tem 90% da sua área no semiárido. Realmente, nós estamos vivendo uma estiagem de uma violência nunca vista. Eu fui, sábado passado, à cidade de Currais Novos e vi um céu azul sem nenhuma nuvem. É mais grave, Presidente, porque todos os institutos previram um ano de inverno, um ano de chuva. E os agricultores, os nordestinos em geral e os norte-rio-grandenses em particular se prepararam para um ano de chuva, para um ano de inverno, para plantar.
Eu queria fazer um apelo ao Deputado José Guimarães, que é o Coordenador da bancada do Nordeste — o senhor, Presidente, que é do sertão: nós precisamos de medidas urgentes. Não há água para beber, não há água para os animais. Não há condições de aqueles pequenos e médios agricultores pagarem suas dívidas.
Nós esperamos que a Presidenta Dilma implemente essas medidas já, porque a questão das dívidas, do socorro aos homens, os pequenos agricultores do sertão, faz-se urgente, necessária. Registro que, na próxima sexta-feira, a agência de desenvolvimento do Seridó - ADESE, presidida pelo Bispo Dom Delson, da Diocese de Caicó, fará uma reunião para discutir essa questão que afeta todo o Rio Grande do Norte, especialmente o nosso Seridó.

Deputado Federal João Maia
Assessoria de Comunicação

Seguidores