sexta-feira, 4 de maio de 2012

Anorc espera resultados imediatos para o setor leiteiro potiguar

image O setor agropecuário do Rio Grande do Norte está confiante com relação ao documento que será entregue na segunda-feira (07) no Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu (nas dependências do Parque Aristófanes Fernandes), em Parnamirim. Na ocasião, as principais entidades do setor rural irão entregar aos parlamentares e ao Governo o diagnóstico elaborado pelo Sebrae, a pedido da Federação da Agricultura, sobre a cadeia do leite potiguar.

De acordo com o presidente da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), produtor Marcos Teixeira, o encontro de segunda-feira será a oportunidade dos representantes do Governo saberem da realidade rural do estado. “A nossa expectativa é a melhor possível. Acredito que já passou da hora do governo e os nossos deputados tomarem pé da nossa realidade. E espero uma reposta o mais rápido possível com relação ao setor do leite, aos pagamentos do Programa do Leite e também com relação à seca no interior”, ressaltou Teixeira.

De acordo com Marcos Teixeira, as entidades (Sinproleite, Sindileite, Ancoc, Anorc e Federação da Agricultura do RN) esperam uma ampla participação da bancada política e uma pronta resposta as reivindicações dos produtores rurais. “Teremos uma ótima oportunidade na segunda-feira. Esperamos contar com a participação da classe política e obter uma resposta satisfatória com os nossos pleitos. Afinal, como está é que não pode ficar”, explicou o presidente da Anorc.

Dados

Entre as principais exigências do documento está o reajuste de 0,80 centavos de real para 1,04 reais no preço pago por litro no Programa do Leite. De acordo com a pesquisa do Sebrae o custo dos insumos necessários à cadeia produtiva rural subiu 540% em mais de dez anos, enquanto a remuneração pelo litro de leite cresceu 142,4%. “Com esses dados, qualquer um pode confirmar que o setor leiteiro vive uma crise. E uma crise que pode quebrar de vez a produção. Por isso, pedimos a maior participação da administração estadual na questão”, informou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira.

Diagnóstico da cadeia do leite potiguar

Segunda - feira – 07 de maio

08h

Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu

Parnamirim/RN

Paulo Correia / AEcoar

Seguidores