“A inauguração dessa agência faz justiça ao trabalho que se realiza aqui em Mossoró, porque a gerência executiva daqui é considerada a melhor do país em termos de atendimento”, declarou o ministro Garibaldi Alves Filho durante a inauguração da nova sede da agência da Previdência Social (APS) de Mossoró. A nova unidade funcionará a partir da segunda-feira (16) atendendo ao público das 7 da manhã às 17 horas.
Dos onze indicadores estabelecidos no plano de ação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mossoró recebeu o grau de excelência (o mais alto possível) em sete. A unidade também possui o menor índice do país nas reclamações pendentes recebidas por meio da ouvidoria: são apenas 12 casos. Esses resultados alçaram aquela gerência potiguar mais uma vez ao topo da lista das melhores do Brasil.
A nova sede vai atender também aos segurados dos municípios de Campo Grande, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado e Upanema. A agência está equipada com sistema de fibra óptica que vai oferecer maior agilidade na transmissão das informações. Seis salas foram instaladas para a realização de perícia médica, duas para o atendimento do serviço social, e outra para reabilitação profissional. Também estão disponíveis 26 posições de atendimento. A Previdência Social investiu R$ 1.881.867,91 na montagem da nova estrutura. A APS de Mossoró é responsável pela manutenção mensal de 52 mil benefícios, o que corresponde à injeção de mais de R$ 33 milhões na economia do Rio Grande do Norte.
Antes, a agência de Mossoró funcionava no prédio da gerência-executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mudança de endereço deve facilitar o acesso da população ao novo endereço. A unidade está instalada na Rua Aldemir Fernandes, s/n - Bairro Aeroporto. O aposentado José Maria Dantas, 73 anos, trabalhou a vida inteira nas áreas de siderurgia, metalurgia, refinaria e eletricidade. Ele visitou a nova agência de Mossoró durante sua construção e também esteve na inauguração.
“A agência de Mossoró está muito mais estruturada nesse novo prédio. Tudo foi calculado para agilizar o atendimento e para resolver os problemas que surgirem diante de cada situação. Pelo que vi, agora vai ser possível atender mais gente em menos tempo”, observou José Maria Dantas, que, mesmo aposentado, foi contratado recentemente pela prefeitura de Mossoró para dar aulas na Fundação Municipal de Apoio à Geração de Emprego e Renda.