Milão – O Rio Grande do Norte foi o centro das atenções da imprensa especializada em esportes e turismo e dos agentes das principais operadoras de turismo da Itália na terça-feira (5). Isso aconteceu durante o Goal to Brasil, workshop promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que objetiva apresentar as cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, e realizado em uma das principais cidades da Itália.
“A paixão pelo futebol é algo que temos em comum. Vamos realizar um grande evento e estamos investindo em capacitação profissional para melhor recebê-los”, disse Tufi Mechreff, diretor de Administrações e Finanças da Embratur. Em sua oitava edição, a Goal to Brasil teve o Rio Grande do Norte como anfitrião e foi considerada uma das edições mais prestigiadas até o momento.
Na parte da manhã, uma coletiva reuniu cerca de 50 repórteres dos mais conceituados veículos de comunicação da Itália. Tiveram destaque nos questionamentos dos jornalistas o estágio das obras nos estádios, curiosidades sobre o clima na cidade e projetos para a diversificação do turismo.
À tarde, a programação foi marcada por palestras e a chamada “Vivência Brasileira”, onde a cultura potiguar foi apresentada. Durante a sua apresentação, o secretario de Estado do Turismo, Renato Fernandes, destacou a preocupação do Governo do Rio Grande do Norte em promover a interiorização do turismo, em especial nos roteiros de aventura, religiosos e culturais. "Por muitos anos, o Rio Grande do Norte viveu do binômio sol e mar, mas com um estado tão rico em possibilidades e belezas não precisamos nos deter apenas a isso", ressalta.
Ainda na apresentação oficial para os agentes de viagem foram exibidos dois vídeos. O primeiro, um mini documentário mostrando os principais pontos turísticos do estado na visão de jovens que buscavam praias, aventura e cultura. Já o segundo apresentava a maquete virtual do estádio Arena das Dunas.
Depois da apresentação, cerca de 100 convidados participaram da vivência brasileira, composta por um show da cantora potiguar Camila Masiso. No repertório, MPB, canções brasileiras conhecidas internacionalmente e também uma homenagem aos 100 anos de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Além do show, os convidados degustaram um menu de pratos tradicionais da culinária brasileira, bastante elogiado pelos convidados.
Para mostrar a gastronomia regional, os chefs Monica Rangel e Dalton Rangel prepararam peixada brasileira, camarão ao leite de coco, salada de mini arroz brasileiro, caldinho de feijoada e escondidinho com purê de milho e carne de sol acebolada. “Nosso estado tem investido em cultura, e a cultura é o quesito que atrai o turista a querer conhecer uma cidade”, afirmou Renato Fernandes.
Durante o dia de apresentações, cerca de 200 pessoas, entre jornalistas e agentes de viagens puderam conhecer um pouco mais sobre o estado, cultura, belezas naturais, acessos e também dos investimentos que serão gerados com a participação do RN na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
“O mundial deixará um legado importante ao estado, não apenas na divulgação. São mais de R$ 5 bilhões em investimentos, geração de empregos e capacitação do setor turístico", destaca Alexandre Mulatinho, vice presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), que participou da Goal to Brasil representando a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo.
A Goal to Brasil tem parceria com os Ministérios do Turismo, do Esporte, das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e FIFA). Outras sete edições já foram realizadas no Chile, Colômbia, Argentina, França, Portugal, Canadá e Espanha. Em cada uma das edições, uma cidade-sede foi designada para ser a anfitriã. A próxima Goal to Brasil será em Berlim, na Alemanha.