sexta-feira, 11 de maio de 2012

Hermano Morais enaltece a importância do bibliotecário

image A importância do profissional bibliotecário no processo educacional e os desafios da profissão foram discutidos na tarde desta quinta-feira (10) durante Audiência Pública proposta pelo deputado Estadual Hermano Morais (PMDB), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A audiência contou com a presença da presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, da coordenadora do Curso de Biblioteconomia da UFRN, Antônia Neta, da assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Natal, Mirian Dantas, além de alunos, bibliotecários e professores.

De acordo com Hermano Morais, os bibliotecários desempenham um papel importante para a garantia de uma educação de qualidade no país. “Os números mostram que o brasileiro não tem o hábito de ler. Mas, os profissionais da biblioteconomia são importantes aliados na transformação dessa realidade. Por isso, reafirmo meu compromisso em fortalecer e ampliar o trabalho dessa categoria” prometeu.

Sistema de Bibliotecas

A presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, agradeceu o apoio do deputado e falou sobre as dificuldades para garantir a aprovação da Lei 12.244/10, que determina a instalação de bibliotecas nas escolas da rede pública de ensino. Segundo ela, apesar de sancionada, a Lei ainda enfrenta dificuldades para ser cumprida. “O Brasil é o maior comprador de livros do mundo. Mas, segundo dados do INEP, apenas 52% das escolas possuem biblioteca. O que nós queremos é que seja criado um Sistema de Bibliotecas, tanto nos estados quanto nos municípios, para sensibilizar e garantir a aplicação da Lei” sugeriu.

O diretor da Biblioteca Pública Câmara Cascudo, Márcio Rodrigues, informou sobre o resultado da licitação - que escolheu a empresa responsável pela reforma da biblioteca -, e pediu o apoio do deputado Hermano Morais para garantir, junto ao Governo do Estado, a execução de um convênio com o Ministério da Cultura, que destinará os recursos para a execução das obras. “Sem a assinatura desse convênio, corremos o risco de perder os recursos, que vão financiar a reforma”, alertou.

O Deputado Hermano Morais se comprometeu em dialogar com o Governo do Estado e com o Ministério da Cultura, para garantir a assinatura do convênio ainda nos próximos dias.

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Seguidores