sexta-feira, 22 de abril de 2016

Campus Santa Cruz ganha primeiro RU da UFRN no interior

Cerca de 1.250 refeições no sabor da gastronomia do sertão potiguar serão servidas diariamente pelo Restaurante Universitário do Hospital Universitário Ana Bezerra (RU-HUAB), primeiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no interior do estado.

Ao valorizar a conquista do alunado, a presidente do Diretório Central dos Estudantes do Campus Santa Cruz, Larisse Bezerra Santos, expressou na última sexta-feira, 20, durante a inauguração, que o diretório continuará lutando por mais melhorias no Campus Santa Cruz. Superintendente do HUAB de Santa Cruz, Claudia Rubin Costa agradeceu aos parceiros e considerou uma quebra de paradigma da assistência estudantil pública na formação superior no interior do Rio Grande do Norte. “Assistência acadêmica é uma necessidade prioritária e saudável”, declarou.

Após ouvir do Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa), Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, sobre a administração compartilhada no Campus Santa Cruz, a reitora frisou que a gestão da instituição trabalha para expandir a universidade no interior.  “Somos parceiros do desenvolvimento econômico e social do estado e por isso, independente de crise trabalhamos diariamente novos projetos para continuar crescendo”, informou Angela Maria Paiva Cruz. “Pedimos mais 40 vagas para Medicina no interior a partir do próximo ano, assim como uma assistência estudantil mais qualificada e uma pós-graduação estratégica para as necessidades regionais”, expôs a reitora.  

Participaram, também, da inauguração do RU Santa Cruz, o pró-reitor em exercício de Assistência Estudantil, Paulo Campus, a representante da Prefeita do município e diretora do Hospital Regional Aluízio Bezerra, Maria do Rosário de Carvalho, servidores e estudantes da Facisa e do HUAB, além de representantes da Câmara Municipal e demais setores da sociedade civil do município.


Estrutura do RU Santa Cruz

Um dos laboratórios para o Curso de Nutrição da Facisa, o primeiro RU do interior é fruto de uma parceria entre o HUAB, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Facisa e a UFRN. Ocupa uma área de 541 m2 dentro do hospital e funciona das 6h30 da manhã até às 19h, servindo café, almoço e janta aos usuários da Faculdade e do HUAB.
Sob a coordenação da chefe, Natália Amorim, a equipe dos cinco nutricionistas, quatro cozinheiras, copeiros, auxiliares e técnicos trabalha um cardápio variado baseado na gastronomia regional do sertão potiguar.

O investimento de cerca de 1 milhão de reais é provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do governo federal, que financia, também, os auxílios moradia, transporte, óculos, atleta, creche, assistência médica, odontológica e laboratorial, coordenados na UFRN pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE).

Seguidores