segunda-feira, 18 de abril de 2016

Aluno da Escola Agrícola de Jundiaí irá conduzir tocha olímpica no RN

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 enviou convite para o jovem empreendedor, Rafael Douglas de Medeiros, 20 anos, para ser um participante do revezamento que vai conduzir a Tocha Olímpica durante a passagem do símbolo olímpico pelo Rio Grande do Norte. A proposta veio por causa do trabalho que ele desenvolve valorizando o artesanato seridoense através da internet.

No país, 10 mil brasileiros vão se revezar pra levar o maior símbolo do esporte mundial. A tocha chega ao RN no dia quatro de junho na cidade de São José do Mipibú e passará por Parnamirim, Natal, Lajes, Angicos, Ipanguaçú e Mossoró.


Além de empreendedor, Rafael é aluno do curso Técnico em Cooperativismo da Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ofertado no município de Caicó através da Rede e-Tec Brasil. “Antes de ingressar no curso estava trabalhando na administração pública, mas decidi pedir desligamento para que pudesse me dedicar aos meus estudos e a um projeto de e-commerce que estou desenvolvendo”.


O e-commerce Arte Seridó, criado pelo jovem Rafael Douglas de Medeiros juntamente com outros colaboradores, é o único site de vendas de artesanatos seridoenses, no qual 12 artesãos atualmente cadastrados apresentam produtos como bordados, pinturas, cerâmicas e cestarias.


Surgido em 2014 com o incentivo da Fundação Telefônica Vivo e parceira com Live Work, Aliança Empreendedora e Instituto Quintessa, o Arte Seridó é um empreendimento social que objetiva valorizar a cultura e o desenvolvimento econômico da região do Seridó.


Com os conhecimentos de economia regional, fundamentos da administração, finanças e contabilidade, além do apoio de incubadoras locais, o jovem tem conseguido desenvolver o projeto de e-commerce com sucesso, e já planeja expansão.


“O curso tem dado o suporte necessário para desenvolver o e-commerce Arte Seridó. Meu objetivo de vida é valorizar culturalmente e auxiliar no desenvolvimento econômico da minha região. Pretendo após a conclusão do curso enveredar para a área de empreendedorismo social ou tecnologias sociais”.


Para o Coordenador Geral do e-Tec/EAJ/UFRN, Prof. Ivan Max Lacerda, é gratificante ver um aluno do e-Tec/EAJ/UFRN se destacando desta forma. "Desenvolvimento regional e formação técnica principalmente na área agrícola, este é o principal objetivo do e-Tec/EAJ/UFRN. Quando vemos nossos alunos conquistando reconhecimento e auxiliando no desenvolvimento de suas comunidades, temos a certeza que estamos no caminho certo e isto nos dá força para continuar trabalhando em prol da educação”.

e-Tec Brasil
A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério da Educação que tem como foco a oferta de cursos técnicos à distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos.
Na Rede e-Tec Brasil, os cursos são ofertados através de um sistema de ensino virtual complementado com as atividades presenciais desenvolvidas nos polos de apoio devidamente equipados com infraestrutura necessária destinada aos alunos.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores