quinta-feira, 14 de abril de 2016

Enem 2016 será 5 e 6 de novembro


Publicado no Portal da Andifes:Quinta-Feira, 14/04/2016

O MEC (Ministério da Educação) deve anunciar nesta quinta-feira (14) a data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016. As provas vão ocorrer no fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro.

O Enem é realizado normalmente em outubro, mas por causa das eleições de 2016 a aplicação foi adiada – o que já aconteceu nos anos anteriores. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, agendou para esta quinta-feira entrevista coletiva para dar detalhes sobre o edital do exame.

O exame é adotado como seleção de praticamente todas as universidades e institutos federais. Também é critério de acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e a bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Pelo menos até o ano passado a prova também era usada para certificação de conclusão do ensino médio, mas o MEC anunciou que pretende criar outro exame para essa finalidade. A pasta, no entanto, não indicou quando o novo exame será lançado.

Em 2015, o Enem recebeu 7,7 milhões de inscritos em 2015, mas 1,9 milhão (25,5%) faltaram. De acordo com regra criada no ano passado, estudantes isentos da tarifa em 2015 e que não compareceram na prova só poderão se inscrever novamente caso paguem a taxa. Também no ano passado o MEC aumentou a taxa de inscrição, de R$ 35 para R$ 63.

PAULO SALDAÑA – FOLHA DE SÃO PAULO

Seguidores