quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sindicato dos Produtores de Leite destaca documento que será entregue ao Governo

Na próxima segunda-feira (07), as principais entidades agropecuárias do Rio Grande do Norte entregarão aos parlamentares do estado e a governadora Rosalba Ciarlini um documento que pontua todos os problemas enfrentados pelo setor da pecuária ao longo dos últimos anos. Na oportunidade, será servido um café da manhã no Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu (nas dependências do Parque Aristófanes Fernandes), em Parnamirim.

De acordo com o representante da diretoria do Sindicato dos Produtores de Leite, Carne e Derivados (Sinproleite), produtor rural Marcelo Passos, o evento servirá para sensibilizar o Governo e os deputados sobre a real situação da classe produtora potiguar. “Acredito que o documento (com proposições formuladas pelas entidades) ajudará ao governo a diagnosticar os pontos mais importantes de toda essa cadeia, e espero corrigir os erros passados”, ressaltou o representante do Sinproleite.

Ainda de acordo com Marcelo Passos, a reunião de segunda-feira no Centro Kátia Abreu, servirá para tirar a atividade da pecuária do declínio que vive atualmente. “Tenho certeza que os parlamentares e o próprio governo sabem da nossa difícil situação, agravada com essa seca, e sabem também que os insumos para o setor rural estão muito altos. Com isso, só posso afirmar que o setor da pecuária vive uma verdadeira purgação. E isso não pode continuar. Afinal, somos um dos setores mais importantes da economia do Rio Grande do Norte”, afirmou Passos.

Câmara do Leite

Nesta quarta-feira (02), as entidades (Sinproleite, Sindileite, Ancoc, Anorc e Federação da Agricultura do RN) se reuniram, na sede da Faern, para definir os pontos do documento e elaborar a programação para a próxima segunda-feira. “Com a reunião e com o evento de segunda-feira, pretendemos formalizar a verdadeira “Câmara do Leite”, um fórum permanente que irá abrigar as instituições agropecuárias e debater os rumos do setor rural potiguar”, informou o representante do Sinproleite.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, a decisão de elaborar o documento partiu de vários pedidos dos produtores de leite do estado e que culminou em uma reunião promovida no Sebrae, na última sexta-feira (27). “Nessa reunião, foi feita a apresentação de um estudo feito pelo Sebrae no Rio Grande do Norte a pedido da Faern e que analisou o setor entre 1996 e 2012. Com os dados em mãos, descobrimos que o Programa do Leite, por exemplo, está passando por problemas e que necessitam ser sanados o mais rápido possível”, finalizou o presidente da Faern.

 ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Seguidores