quinta-feira, 31 de março de 2011

Carnaubense Luciano Pacelli integra pesquisa inédita de produção de uva no Vale do Mossoró/Açu

UFERSA pesquisa produção de uva no Vale do Mossoró/Açu



Para conhecer o comportamento das videiras nas condições climáticas do semiárido potiguar, mais particularmente no pólo Mossoró/Açu, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, está desenvolvendo no município de Ipanguaçu, o Projeto Produção de Uva de Mesa com Baixo Impacto Ambiental. A pesquisa é coordenada pelo professor visitante Sênior, Dr. Celso Valdervino Pommer, da CAPES.
Para o professor Celso Pommer, o experimento objetiva mostrar o potencial da cultura da uva na região do Vale Mossoró/Açu. O trabalho é realizado em parceria com o IF-RN e conta com a participação de estudantes do curso técnico em Agroecologia. “As portas vão estar sempre abertas para o desenvolvimento de experimentos com este realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido”, afirma o diretor do IF-Ipanguaçu, professor Evandro Firmino.
O professor Celso Pommer explica que o experimento vem sendo realizado com três variedades de uva de mesa: Isabel Precoce, Niágara Rosada e a uva Itália. “São escassas as pesquisas voltadas para a produção da uva em locais não tradicionais como o Vale do Mossoró/Açu”, explica o professor, esclarecendo que a videira possui fisiologia para as regiões de clima mais definido.
Outro diferencial da pesquisa é a forma de produção com baixo impacto ambiental, ou seja, com menor uso de defensivos. “Além de proporcionar benefícios ao meio ambiente, proporciona redução de custos para os produtores”, enfatiza o professor Pommer.
No experimento, montando nas dependências do campus do IF-Ipanguaçu, foram plantadas 270 mudas, estando atualmente com quatro meses, incluído o período da estufa. A previsão da primeira poda é para o final do primeiro semestre do próximo ano. “As nossas expectativas é que possamos atingir uma produção semelhante à de Petrolina”, afirma o professor Celso Pommer.
“A pesquisa vem no momento certo uma vez que a FRUNORTE chegou a produzir uva no Vale do Açu, mas sem atingir produtividade satisfatória devido à carência de pesquisa com esse fruto na região”, afirma o engenheiro agrônomo e diretor da Fazenda Experimental do IF-Ipanguaçu, Malon Moraes Dantes. O agrônomo, que cursa mestrado em Ciências do Solo na UFERSA, acredita que a pesquisa irá trazer uma nova perspectiva para o cultivo da uva na região.
O professor Celso Pommer adianta ainda que a pesquisa servirá também de base para estágios de estudantes, aulas de campo e Dia de Campo para pequenos produtores rurais. “A economia agrícola do Vale do Açu está centralizada na banana e na manga. Pretendemos, agora, o retorno da uva de forma correta com pesquisa no seu plantio”, adianta.
Além do professor Celso Pommer, participam do Projeto dos professores Vander Mendonça, Patrícia Morais e Eudes Cardoso, da UFERSA e, os professores Edmondson Filho e Luciano Pacelli, do IF-Ipanguaçu. Também integram a equipe os estudantes de pós-graduação, Django Dantas, Doutorando da UFERSA e, Lenilton Alex, Mestrando da UFERSA. Fonte: http://www2.ufersa.edu.br


PUBLICIDADE - OXENT NET

clique na imagem e visite nosso site
OXENTNET
Carnaúba dos Dantas/RN. Org. Adailson. Fone: 3479 2060 e 8736 6669

Seguidores