segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rosalba espera que na vinda de Lula ao RN seja assinado os decretos das ZPE's de Assú e Macaíba‏

_Rosalba O presidente da República Luis Inácio Lula da Silva estará em Natal no dia 9 de junho de 2010, quarta-feira, para cumprir a seguinte programação:
10h00 - Cerimônia de Inauguração de UPA e Lançamento da Campanha Publicitária Rede UPA 24 horas - SAMU 192 (Local: Conjunto Pajuçara - Zona Norte); e
12h30 - Cerimônia de Assinatura do Decreto de Concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, Entrega de Equipamentos aos Territórios da Cidadania e Assinatura de Contratos e Convênios. Local: Centro de Convenções – NATAL
         Embora não esteja especificado na agenda oficial, a expectativa da vinda do presidente Lula para senadora Rosalba Ciarlini é a assinatura do decreto que cria as Zonas de Processamento de Exportação - ZPE’s do Assú e de Macaíba. “Em Pernambuco ele fez assim, assinou o decreto e consagrou o estado como o primeiro do país a ter direito a um ZPE”, disse.
         A assinatura do Decreto Presidencial é a última formalidade após a aprovação pelo Conselho das ZPE’s do empreendimento para tornar as ZPE’s realidade. Em 27 de janeiro de 2010, quando Lula foi a Pernambuco assinou o decreto que criou a ZPE de Suape que ficará localizada no município de Jaboatão do Guarapes.
         O projeto que cria a ZPE do Sertão, localizada em Assú, é de autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), e a de Macaíba é de autoria do deputado federal Henrique Alves (PMDB). Segundo Rosalba, o funcionamento da ZPE do Sertão terá impacto positivo não apenas nas regiões Seridó e Oeste do estado, beneficiando a produção e comercialização de sal, barrilha, granitos e outros minerais, além de produtos agropecuários do RN. A senadora citou a fruticultura, a apicultura e a caprinocultura como atividades com potencial de crescimento que receberão incentivos através da ZPE. Para a senadora a ZPE do Sertão e a de Macaíba são oportunidades únicas para alavancar o desenvolvimento sustentado do Rio Grande do Norte, atraindo investimentos e aproveitando a abundante mão de obra disponível no estado.
         O município de Assú, através da prefeitura, já desapropriou as terras onde se localizará a ZPE do sertão, já mantém contato com investidores e espera que o presidente assim como fez na sua ida a Pernambuco assine o decreto autorizativo para criação da ZPE do sertão, que irá beneficiar mais 47 cidades do Vale de Assú, Oeste e parte do Seridó gerando empregos, renda e uma perspectiva melhor de vida para todo o estado do RN.
         A ZPE de Assú já possui investidores contatados e deve iniciar as atividades em 21 meses, após assinatura do decreto. Esse é o tempo estimado para as obras de infraestrutura que devem custar cerca de R$ 18 milhões. Devem se instalar na ZPE indústrias de alimentos - principalmente para beneficiamento de frutas e frutos do mar -, de produtos químicos, de sal e recursos minerais.
         O estudo sobre a viabilidade econômica, apresentado ao Conselho das ZPEs, indicou que os mercados potenciais para as empresas que se instalarem em Assú serão: Estados Unidos, Holanda, Espanha, França, Reino Unido, Argentina, Líbia, Itália, Canadá e Nigéria.
         A deputada federal Fátima Bezerra disse hoje em entrevista ao jornal da 96 FM que, se der tempo, Lula também vai assinar o decreto das ZPE’s do RN. Em Pernambuco o problema não foi tempo, já que por motivos de atraso na agenda do presidente o decreto foi assinado na Base Aérea do Recife e durou apenas 15 minutos, além do presidente Lula o governador do estado, Eduardo Campos, o prefeito do Recife, João da Costa, o secretário de desenvolvimento econômico e presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho, e o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes estiveram presentes. Assessoria.

Seguidores