segunda-feira, 7 de junho de 2010

Governo qualifica operadores do Bolsa Família e do Projovem Adolescente

governador O governador Iberê Ferreira de Souza abre nesta terça-feira (8) dois encontros de capacitação de técnicos. O primeiro deles, às 8h30, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, que reunirá entrevistadores do programa Bolsa Família de 62 municípios do RN. O outro, às 9h, no Vila do Mar Hotel, na Via Costeira, reunindo 155 técnicos do programa Projovem Adolescente de 23 municípios do Estado.

Esta é a terceira e última etapa da capacitação de entrevistadores do programa Bolsa Família, para os questionários da nova versão do Cadastro Único, que entra em vigor a partir de setembro e tem como objetivo subsidiar, além do Bolsa Família, diversos programas sociais no Brasil. Nesta etapa, serão capacitados 210 técnicos. Com a finalização das três etapas, o Rio Grande do Norte passa a contar com 630 entrevistadores capacitados para cobrir todos os167 municípios potiguares.

Uma novidade na nova versão do Cadastro Único é o credenciamento de moradores de rua, que mesmo não tendo moradias fixas, freqüentam constantemente determinados locais e geralmente são acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde vive. Outra novidade é que com o novo cadastro será possível localizar uma família que se mudou e não atualizou o endereço toda vez que o cartão do programa for usado. Isso porque as informações de cada município estarão interligadas.

Projovem Adolescente

Já a primeira etapa do curso de capacitação para operadores do Projovem Adolescente, realizado em parceria com Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), vai capacitar 155 profissionais de 23 municípios das regiões da Grande Natal, Mato Grande e Litoral Norte do Estado. A segunda etapa da capacitação será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, abrangendo regiões do Trairí, Central Potengi e Seridó.

O Projovem Adolescente é um programa social desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria de Estado, do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), e é direcionado exclusivamente aos adolescentes com idades entre os 15 e 17 anos, que recebem uma bolsa auxílio. Informações sobre o programa podem ser encontradas nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS). Assessoria.

Seguidores