A governadora Rosalba Ciarlini acompanhou a soltura de filhotes de tartaruga-de-pente no final da tarde deste domingo (03) na Praia das Minas, Praia da Pipa. Acompanhada pelo vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robinson Farias, além de amigos e familiares, Rosalba ouviu as explicações do coordenador regional Pernambuco/Rio Grande do Norte do Projeto Tamar/ICMBios, Armando Santos, para, em seguida, soltar os filhotes.
“É emocionante, é lindo. Nós estamos vendo um trabalho de preservação em nosso litoral, que já tem tantas belezas, e encontramos mais essa. Temos que preservar”, disse a governadora, lembrando que esse legado deve ser deixado para as próximas gerações.
A ação desta tarde tem um significado especial, pois simboliza a soltura da tartaruga-de-pente de número 30 mil, em comemoração ao recorde de desovas da espécie no Rio Grande do Norte na temporada 2010/2011. As tartaruguinhas que foram soltas na natureza, cerca de noventa, nasceram na noite deste sábado (02). “Esse trabalho que o Projeto Tamar faz merece aplauso. Temos várias áreas de desova no litoral do RN e é preciso ser mantido”, ressaltou Rosalba.
O Projeto Tamar/ICMBios descobriu no RN uma grande quantidade de exemplares da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida como tartaruga-de-pente ou verdadeira, a mais ameaçada de extinção no mundo. Cerca de 95% dos ninhos encontrados no litoral potiguar – Pipa e Barreira do Inferno – são tartarugas-de-pente. Além dessa, outras quatro espécies desovam no estado. A expectativa é que até o final de 2011 aconteçam cerca de 800 desovas no RN, o que equivale a, aproximadamente, 65 mil filhotes, um recorde para o Projeto.
Outras autoridades também participaram da soltura dos filhotes na Praia das Minas:prefeito de Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva; prefeito de Goianinha, Junior Rocha; diretor do Idema, Marcelo Toscano; o Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino; o Procurador-Geral Adjunto do Estado; José Marcelo Ferreira da Costa; e a Procuradora do Estado, atuando na área ambiental, Marjorie Madruga. Assessoria