sexta-feira, 1 de março de 2013

Agripino participa da inauguração do 1º Laboratório Público de Reprodução Assistida do Norte e Nordeste

image Durante a inauguração do Laboratório Público de Reprodução Assistida, na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), nesta sexta-feira (1º), em Natal (RN), o senador José Agripino (RN) ressaltou a credibilidade da instituição e comemorou o fato de os beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, que sofrem com a infertilidade, poderem a partir de agora contar com os serviços do centro. “Hoje o Brasil possui mais de cinco milhões de crianças, frutos de reprodução assistida. O tratamento é caro, mas agora as pessoas mais carentes também poderão, via SUS, ter acesso a esse tipo de tratamento e lutar pelo sonho de sua família”, comemorou.

O Laboratório, que faz parte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), será o primeiro hospital público federal de reprodução assistida do Norte e Nordeste com atendimento exclusivo a pacientes do SUS. A expectativa é de que a partir do dia 11 de março sejam atendidos, por mês, 40 casais com problemas de reprodução. “A Maternidade Januário Cicco é símbolo de prestígio do nosso estado e reuniu colaboradores de diversas partes para um ato de pioneirismo”, frisou Agripino.

A reitora UFRN, Ângela Paiva, enfatizou o trabalho da bancada federal do RN no Congresso para a liberação de recursos que viabilizaram o espaço. “O último passo para a consolidação do sonho deu-se graças ao apoio da bancada potiguar. Esta é uma demonstração de que a UFRN dá um passo importante e sua atuação vem se consolidando de forma pioneira”, disse.

Segundo o diretor da MEJC, Kleber Morais, o Laboratório funcionará como instrumento de ensino, pesquisa e assistência para os estudantes de residência médica, mestrado, doutorado e pós-graduação. “Estamos abrindo as portas para a procriação e, isto é um marco para o Rio Grande do Norte. A nossa capital será pioneira em prestar esse serviço à população”, destacou o diretor

Seguidores