Uma das obras mais importante que os governantes deveriam fazer, o sanemento básico, infelizmente é esquecido por grande parte dos governantes.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), para cada 1 dólar investido em saneamento, o poder público economiza em torno de 10 dólares, pois, com a realização de obras de saneamento, evita-se que o esgoto doméstico corra livremente pelas ruas, contaminando o solo, as águas e as pessoas e animais, além de evitar certos tipos de doenças e a proliferação de insetos.
A negativa de muitos govrnantes em investir em saneamento básico se deve ao fato de que, como o saneamento é feito por baixo da terra, não ficará exposta para o eleitorado, e assim, não dará voto.
A cidade do Natal, entre 1993 e 1996, foi governada pelo médico sanitarista Aldo Tinôco, e sua obra central foi a realização de saneamento básico, onde à época, pouco mais de 5% da cidade era saneada e o mesmo deixou a cidade com quase 50% de saneamento. Porém, foi considerado como um dos piores prefeitos do município.
Com a realização de saneamento, pode-se fazer uma estação de tratamento de esgoto, e a água, após tratada, poderia ser usada na agricultura, evitando desperdício e contribuindo para a geração de emprego e renda.
Portanto, temos que cobrar dos nossos administradores para que possam realizar obras em saneamento, pois isso proporcionará uma melhor qualidade de vida para todos, além de deixar a cidade mais bela e limpa.
Professor Marciano Dantas – Natal/RN