terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Exame de seleção do IFRN tem resultado final divulgado

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte divulgou no fim da manhã desta terça (4) o resultado final de seu Exame de Seleção para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.
A lista de aprovados já está disponível na página do processo seletivo. Vale ressaltar que os candidatos selecionados devem realizar as pré-matrículas entre 7 e 9 de janeiro de 2019, no campus selecionado nos horários estabelecidos no anexo VI do Edital. Setor responsável pela condução do Exame, a Coordenação de Acesso Discente afirma que as vagas das listas de reserva para pessoa com deficiência não ocupadas por não terem candidatos inscritos e/ou aprovados serão remanejadas para as demais listas após o período de matrícula.
Bem-vindos: candidatos aprovados devem realizar as pré-matrículas entre 07 e 09 de janeiro de 2019

Seleção
Realizado através de processo seletivo, o Exame de Seleção dará acesso a 3.148 vagas, distribuídas em 82 cursos técnicos integrados ao ensino médio, nos turnos matutino e vespertino, em 20 campi espalhados pelo Rio Grande do Norte. Voltado para estudantes que estejam concluindo ou já concluíram o ensino fundamental, 50% das vagas são reservadas a estudantes de escolas públicas por meio do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). 

Acesse


Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN

Faern realiza seminário com ex-ministro e entrega Medalha do Mérito Rural

Evento terá como palestrante o ex-ministro da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli.
O Sistema Faern/Senar realiza na próxima quinta-feira (06) o 4º Seminário Cenário Econômico e Político para o Setor Rural em 2019, que terá como palestrante o ex-ministro da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli. O evento também marcará a entrega das Medalhas do Mérito Rural Senador Moacyr Duarte às personalidades que mais se destacaram no setor rural em 2018.
O prêmio é considerado a maior honraria concedida pela Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern) aos nomes que se destacaram em prol do fortalecimento das atividades rurais no RN.
Pela primeira vez esse ano foi incluída na entrega de medalhas a categoria Jornalista. As demais categorias são Política, Científica, e Produtor Rural. Os nomes agraciados foram escolhidos por representantes de entidades que compõe a comissão da medalha.
O evento reunirá autoridades políticas, nomes ligados ao setor agropecuário, produtores rurais de todo o Estado e será realizado a partir das 19h no Boulevard Recepções (Av. Maria Lacerda Montenegro, s/n, Nova Parnamirim).
Confira os nomes dos agraciados por categoria:
Política: Guilherme Saldanha (Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca do RN);
Científica: Adriano Rangel (Professor-Doutor – Escola Agrícola de Jundiaí);
Produtor Rural: João Patriota (In Memorian)
Jornalista: Woden Madruga.

Serviço
O quê? 4º Seminário Cenário Econômico e Político para o Setor Rural em 2019 e entrega das Medalhas do Mérito Rural Senador Moacyr Duarte.
Local: Boulevard Recepções (Av. Maria Lacerda Montenegro, s/n, Nova Parnamirim)
Data e hora: 6 de dezembro, a partir das 19h.

Conselho Regional de Contabilidade do RN oferece capacitações gratuitas

Qualificações acontecem nesta quinta-feira (6) e na próxima segunda-feira (10); objetivo é preparar os profissionais contábeis para obrigações fiscais de 2019
O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRC-RN) está com inscrições abertas para capacitações gratuitas destinadas aos profissionais contábeis. O objetivo é aperfeiçoar os contadores para obrigações fiscais de 2019.
A programação contempla palestra sobre "Malhas Fiscais" nesta quinta-feira (6) e "Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais" na próxima segunda-feira (10). As qualificações serão presididas por especialistas da Delegacia da Receita Federal potiguar e acontecerão sempre das 8h30 às 11h30, no auditório do CRC-RN, localizado em Tirol, zona Sul de Natal. Ambas as palestras oferecem 80 vagas. Ao final, os participantes receberão certificados. Os interessados devem se inscrever no site www.crcrn.org.br/cursos.

Antonia Silva natural de Riacho de Santana/RN é eleita melhor zagueira do Prêmio Brasileirão 2018

A boa atuação de Antônia Silva na defesa do Grêmio Osasco Audax - SP foi premiada na noite desta segunda-feira(03), na sede da CPF no Rio de Janeiro como melhor zagueira do Prêmio Brasileirão 2018  Feminino A-1.

Uma noite de gala para a história do futebol brasileiro. Pela primeira vez, o Prêmio Brasileirão 2018 compartilhou o palco do auditório da sede da CBF, para reverenciar os melhores jogadores do país, mulheres e homens. A premiação destacou as onze melhores atletas a disputar o Brasileirão Feminino A-1 2018 e o selecionado final é digno de um lugar nas estrelas: uma constelação de talentos que dominou os gramados do Brasil.

Antônia Ronnycleide da Costa Silva é natural do município de Riacho de Santana/RN, localizado a 425 quilômetros de Natal e iniciou sua carreira profissional em 2009 pelo ABC de Natal. 

- Estou muito orgulhosa e honrada em receber esse prêmio e pelo reconhecimento. Isso me faz trabalhar mais e mais para conquistar os objetivos, eu sempre sonhei em estar nesse evento tão importante e chegou minha vez. Os títulos que também eram importantes, não vieram, mas ganhar esse prêmio me motiva para a temporada 2019.

A seleção do campeonato, conhecida no Prêmio Brasileirão, é formada a partir das escolhas de jornalistas esportivos de todo o país, técnicos e capitães das equipes participantes da Série A do Brasileirão que votaram por meio de eleição online.

Antônia Silva também conquistou neste domingo(02), o terceiro lugar na Copa Libertadores Feminina 2018 pelo Esporte Clube Iranduba da Amazônia. A equipe amazonense empatou com o Colo-Colo em 1 a 1 e nas penalidades venceu por 2 a 0.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Conselho Regional de Contabilidade celebra 70 anos no RN

Comemoração acontece nesta quinta-feira (29) e será marcada pela entrega dos registros profissionais dos novos contadores potiguares
O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRC-RN) está em festa. A entidade celebra 70 anos em solo potiguar nesta quinta-feira (29). Para marcar a data, a instituição realiza a cerimônia de entrega da Carteira de Identidade Profissional aos novos contadores aprovados no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A solenidade está marcada para às 14h, no auditório da sede do Conselho, localizado na Avenida Bernardo Vieira, em Tirol, próximo ao Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), zona Sul da cidade.
“Dividir a alegria da presença do Conselho Regional de Contabilidade há sete décadas no Rio Grande do Norte com quem está se lançando no mercado de trabalho é muito gratificante”, comemora o 18º presidente do CRC-RN, Luzenilson Moreira.
A Carteira de Identidade Profissional habilita o contador para o exercício da profissão. O registro substitui o documento de identidade, facilita a entrada em órgãos públicos e promove a valorização da profissão contábil.



Promotora Érica Canuto lança livro sobre violência de gênero e aplicação da Lei Maria da Penha

Fruto da sua tese de doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a promotora de Justiça Érica Canuto, lança, nesta quinta-feira (29), o livro “A masculinidade no banco dos réus: um estudo sobre gênero, sistema de justiça penal e a aplicação da Lei Maria da Penha”. O evento será na sede da Associação do Ministério Público do RN (Ampern), a partir das 18h30.

Em sua pesquisa de doutorado, concluída em junho desse ano, a professora estuda as construções das masculinidades pela cultura, sua associação com a violência de gênero e a responsabilização do homem autor da violência. “Cremos que a Lei Maria da Penha é uma lei integral, então, ela precisa proteger a mulher nos diversos aspectos, não só na medida protetiva, mas, inclusive, no plano penal”, destacou a promotora, que desde 2012 coordena o Núcleo de Apoio a Mulher Vítima de Violência Doméstica (Namvid).

Em 2016, o projeto “Grupo Reflexivo de Homens: Por uma atitude de paz”, também coordenado pela promotora no Namvid, conquistou a 1ª colocação na categoria Redução da Criminalidade no Prêmio Nacional de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A iniciativa é considerada pioneira no país e tem inspirado outras unidades do Ministério Público brasileiro. “Em seis anos de aplicação dos grupos reflexivos aqui no Rio Grande do Norte, o Ministério Público tem zero de reincidência. Então, é, realmente, uma forma eficaz de enfrentamento à violência de gênero”, comentou Érica.

“A masculinidade no banco dos réus: um estudo sobre gênero, sistema de justiça penal e a aplicação da Lei Maria da Penha” é o terceiro livro da promotora e seu lançamento acontece nesta quinta-feira (29), a partir das 18h30, na sede da Associação do Ministério Público do RN (Ampern), localizada na Avenida Amintas barros, 4175, Lagoa Nova.

Serviço
Lançamento do livro “A masculinidade no banco dos réus: um estudo sobre gênero, sistema de justiça penal e a aplicação da Lei Maria da Penha”, da promotora Érica Canuto
Data: 29 de novembro (quinta-feira)
Local: Ampern - Avenida Amintas barros, 4175 - Lagoa Nova.
Horário: 18h30 às 22h

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Crianças protagonizam musical Vida e Movimento no Teatro Riachuelo

Atores mirins são das escolas Lápis de Cor e MOV – Educação Integral; apresentação acontece nesta terça-feira (20) e valoriza preservação dos vínculos afetivos
Atores mirins das escolas Lápis de Cor e MOV – Educação Integral protagonizam nesta terça-feira (20) o musical Vida e Movimento no Teatro Riachuelo Natal. A apresentação acontece a partir das 16h e abordará a importância da preservação dos vínculos afetivos e do relacionamento interpessoal diante da correria do dia a dia e das transformações tecnológicas do século 21.
Participam do musical crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que prometem emocionar os espectadores com palavras cantadas que enaltecem os valores sociais como a amizade e o respeito mútuo.
“O objetivo é fazer com que os familiares das crianças façam uma viagem interior e redescubram o bem mais valioso do mundo que é a vida. Será emocionante”, garante a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Lápis de Cor, Luciana Fortunato.
Durante o musical, serão lançadas a nona edição da revista institucional da Lápis de Cor, trazendo à tona a criança como como um ser único no processo ensino-aprendizagem, e a edição comemorativa de um ano da Escola MOV. As produções editoriais de parte dos conteúdos têm a assinatura da Fácil Comunicação, agência potiguar especializada em assessoria de comunicação e marketing  digital.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Maestro alemão conduz Quartas Clássicas deste mês no Teatro Riachuelo

VII Concerto intitulado “Gênios da música Alemã: Mozart, Beethoven e Brahms também convida o pianista James Dick (EUA) para a noite do dia 31 de outubro

“Gênios da música Alemã: Mozart, Beethoven e Brahms”. É com uma programação inspirada em grandes obras da música clássica europeia que a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN convida para reger o VII concerto oficial do “Movimento Sinfônico – Quartas Clássicas”, o maestro alemão Michael Koehler, reconhecido pelo público e pela crítica por suas excelentes performances. A apresentação acontece no dia 31 de outubro, às 20h, no Teatro Riachuelo. A entrada é gratuita e a distribuição dos ingressos do 1º lote tem início no dia 24.

O maestro Michael Koehler é natural da cidade musical de Dresden, na Alemanha. Depois de passar seus primeiros anos na cidade como pianista solo, estudou engenharia de som e regência de orquestra em Berlim, Munique e Paris. Após sua graduação na Universidade de Música de Berlim - turma do Prof. Rolf Reuter - continuou os estudos com o maestro Sergiu Celibidache em Munique e na Schola Cantorum em Paris. Escreveu sua tese em musicologia na Universidade Humboldt de Berlim sobre as primeiras óperas de Richard Strauss.

Orquestra Sinfônica da UFRN realiza concerto no Hospital do Coração

Orquestra Sinfônica da UFRN realiza concerto no Hospital do Coração
ASCOM/Reitoria
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (OSUFRN), realiza nesta quinta-feira, 18, às 17h, um concerto oficial no pátio do Hospital do Coração em comemoração ao Dia do Médico. Na programação, peças de Mozart, Bahr e Vivaldi. 
A apresentação é fruto de uma parceria entre a OSUFRN e o Hospital do Coração, que será uma das instituições apoiadoras da Orquestra na viajem para o vaticano, que será realizada em dezembro.

Apresentação no Vaticano

A Orquestra Sinfônica da UFRN participará da audiência geral do Vaticano, com a presença do Papa Francisco, no dia 12 de dezembro. Esta será a segunda vez que a Orquestra se apresenta internacionalmente. A primeira aconteceu em 2015, na Alemanha. 


assessoria

terça-feira, 6 de março de 2018

Violência contra mulher é tema de debate na UNINASSAU

  O evento é gratuito e acontece na unidade Capim Macio

A Faculdade UNINASSAU Natal, por meio da coordenação do curso de Direito promove nesta quinta-feira (8), mesa redonda cujo o tema é: “Violência contra a mulher: aspectos jurídicos e psicossociais”. A discussão é alusiva ao Dia Internacional da Mulher e acontece às 8h, na unidade localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 1422, Capim Macio.
 
A Mesa contará com as participações do Juiz responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CE-Mulher), Deyvis Marques; a Professora e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Daline Maria de Souza, e como mediadora a Professora da UNINASSAU, Tereza de Luzieux.
 
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINASSAU, Stefani Leite Cavalcanti, o evento é uma grande oportunidade para que os alunos possam refletir sobre a realidade das mulheres que vivem esse tipo de violência. “É uma oportunidade única para os alunos, principalmente dos cursos de Direito e Serviço Social, que costumam vivenciar no dia a dia situações ligadas a violência contra mulher”, disse.
  
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINASSAU, ou na Secretaria da Coordenação do Curso de Direito, localizados na unidade em Capim Macio.
 
Serviço:
Mesa Redonda sobre o tema “Violência contra a mulher: aspectos jurídicos e psicossociais”.
Data:
08 de março de 2018, de 8h às 11h.
Inscrições:
NPJ durante o dia e a noite na Secretaria do Curso de Direito (Av. Engenheiro Roberto Freire, 1514 - Capim Macio, Natal - RN, 59080-400. Prédio anexo, ao lado da piscina). De 02 a 08 de março. Telefone: (84) 3344-7815. Vagas limitadas.

--- * Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter Confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mesma. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, queira, por favor, retorná-la ao remetente e apagá-la de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação desta mensagem ou parte dela é expressamente proibido.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Lançamento do Bloco Se Brincar eu Pego será quinta-feira no Balada Bar de Ponta Negra

Na próxima quinta-feira (25), a partir das 20h, acontece o lançamento do Bloco “Se Brincar Eu Pego” edição 2018, no Balada Bar de Ponta Negra, com entrada franca e animação por conta de Debinha Ramos & Roda de Bambas. Pelo terceiro ano consecutivo, o bairro de Ponta Negra vai receber o bloco Se Brincar eu Pego para fazer a alegria do domingo de Carnaval em Natal. O bloco é o único que oferece bebidas (água, cerveja geladíssima e whisky) gratuitas durante o percurso do bloco.  
O Bloco Se Brincar eu Pego tem como tradição um repertório marchinhas e muito frevo e este ano conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e apoio da Interfort Segurança, Livraria Escola&Escritório, Arituba, Natal Palace Hotel, Armação Propaganda, Unimetais, Platinum, Daya e 94 FM.
A entrada para o lançamento é livre, mas as camisetas para sair no bloco no domingo de Carnaval estão sendo vendidas na Loja Tereza Tinôco (Av. Afonso Pena, 881 – Tirol).

Serviço:
O que: Lançamento da edição 2018 do Bloco Se Brincar Eu Pego
Dia: Quinta-feira  (25/01)
Horário: 20h
Onde: Balada Bar – Ponta Negra
Entrada: livre

AAPCMR promove dia de lazer para pacientes infantojuvenis

Crianças e adolescentes assistidos pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) terão hoje, 23, um dia de lazer na Unidade Infantil. A programação, que tem início às 9h, será desenvolvida com a ajuda de parceiros, que proporcionarão momentos de alegria no mês em que muitas crianças estão de férias.
As atividades começam com um café da manhã para pacientes e familiares. Durante esta manhã também haverá atividades físicas e brincadeiras coordenadas por educadores físicos da Academia Newfit. Em seguida, será servido um almoço.
À tarde haverá a comemoração dos aniversariantes, evento realizado mensalmente com o apoio da Panificadora Frota. Já a animação das crianças no turno vespertino ficará por conta da turma de André Recreador Trupe Amajúh. A decoração, que terá como tema o carnaval, é proporcionada pela Realize Buffet. 

Luciana Araújo
Assessoria de comunicação da AAPCMR

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

IFRN oferece 376 vagas para cursos superiores através do SiSU

O Ministério da Educação antecipou o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. A partir desta terça-feira (23), os candidatos poderão utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. O prazo se estende até a próxima sexta-feira, 26. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte divulgou a segunda retificação do Edital 62/2018 que rege vagas para ingresso em cursos de nível superior ainda no primeiro semestre de 2018.
Há 376 vagas para os cursos superiores de Licenciatura em Química, Física, Informática, Biologia, Geografia, Matemática; 592 vagas para os cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gestão de Turismo, Alimentos, Sistemas para Internet, Agroecologia, Energias Renováveis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Pública, Redes de Computadores, Comércio Exterior, Construção de Edifícios, Gestão Ambiental, Produção Cultural, Marketing, Processos Químicos e Logística; além disso, há 40 vagas para o curso superior de Engenharia de Energias. Os cursos são oferecidos nos campi Apodi, Caicó, Canguaretama, Currais Novos, João Câmara, Ipanguaçu, Macau, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante.

Todas as informações podem ser conferidas no edital.


Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

TRT-RN: Presidente empossa nova juíza substituta

Ilina Maria Jurema Maracajá Coutinho de Sá é paraibana de João Pessoa e formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Ela é casada, mãe de um filho e trabalhou, nos últimos cinco anos, como juíza do trabalho substituta no Paraná. A partir de agora, vai atuar no TRT do Rio Grande do Norte.

A posse da nova juíza substituta foi presidida pela desembarcadora Auxiliadora Rodrigues e prestigiada pelo vice-presidente Bento Herculano Duarte Neto.

Durante seis anos, Ilina Maracajá foi servidora (Técnica Judiciária) do TRT da Paraíba e, há cinco, era juíza substituta no TRT do Paraná, atuando, ultimamente, na Vara do Trabalho de Cianorte, região noroeste do estado.

Inicialmente, a juíza auxiliará nas novas Varas do Trabalho de Natal.

A nova juíza transferiu-se para o TRT-RN por meio de permuta com o juiz substituto Guilherme Mayer Amin, que é paranaense de Ponta Grossa e estava lotado na Vara do Trabalho de Macau. 
fonte; SETOR scs 

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

MPF quer recuperação de trecho da BR-427 no Seridó potiguar

Rodovia possui tantos buracos que é evitada, inclusive, por veículos oficiais do próprio Dnit

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma ação civil pública com o objetivo de cobrar da União e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a recuperação do trecho da BR-427 entre os municípios de Currais Novos e Caicó, no Rio Grande do Norte. A rodovia apresenta muitos buracos e desníveis e, somente nos 90km que separam essas duas cidades, ocorreram 60 acidentes automobilísticos em 2017 (inclusive com mortes), ou seja, mais de um por semana.

O MPF ressalta que os motoristas são obrigados, devido aos buracos, a transitar na contramão em alguns trechos e, a depender do tráfego e da localização das “verdadeiras crateras”, praticamente parar seus veículos, aumentando inclusive o risco de se tornarem alvo de assaltos - sobretudo no transporte de cargas e nos coletivos -, perigo que aumenta quando se fazem necessários a troca de um pneu ou o conserto de uma avaria. Além dos buracos, a BR apresenta ainda ondulações, espaços sem acostamento, ou com mato invadindo, e ainda desmoronamento lateral.

Autora da ação, a procuradora da República Maria Clara Lucena destaca que “constitui fato público e notório o estado deplorável em que se encontra a (…) rodovia, em especial o trecho compreendido entre Acari e Caicó, bem como a inércia do Poder Público em empreender obras necessárias à restauração dos trechos intransitáveis ou daqueles que estejam a representar potencial perigo”.

A procuradora cita, inclusive, que os próprios carros do Dnit não trafegam pela BR - “certamente por seu péssimo estado de conservação” - e lembra que se deparou, em novembro passado, com um veículo oficial do órgão percorrendo o trecho entre Caicó e Acari pela RN-288 (via alternativa à rodovia federal). “(...) se nem o DNIT se arrisca em utilizar as rodovias por ele conservadas, por que impor tal fardo à população seridoense?”, questiona na ação.

O Ministério Público Federal ressalta que o número de veículos nas estradas só vem crescendo e, da mesma forma, o índice de acidentes, causados por imperícia, mas também pelas falhas estruturais das vias. Somado a isso, a proximidade do carnaval, que leva milhares de pessoas de outros regiões ou estados para o Seridó do Rio Grande do Norte, deve resultar no acréscimo do tráfego.

Justiça - Somente na 9ª Vara Federal do RN, localizada em Caicó, há 19 ações movidas por particulares contra o Dnit ou a União por ressarcimento de danos decorrentes de acidentes ocasionados pela má conservação da BR 427, sendo que a maioria vem sendo julgada procedente. Além das batidas e atropelamentos, ocorrem ainda inúmeras ocorrências não registradas, como pneus furados e quebras mecânicas, resultando em prejuízos aos cidadãos.

Durante o trâmite do inquérito civil (aberto em fevereiro de 2017) que deu origem à ação do MPF, o Dnit foi alertado e poderia ter agido sem a necessidade de intervenção da Justiça. No entanto, “pelo contrário, o Dnit não apenas foi inerte na solução do problema, como admite que o trecho da BR-427 que ora se tutela é o pior da malha viária estadual em estado de conservação”, reforça a procuradora.

Ela observa que houve somente uma tentativa, por parte do departamento, de firmar com o Exército Brasileiro um termo para que o 1º Batalhão de Engenharia (1º BEC) realizasse os serviços de manutenção, conservação e recuperação da rodovia. Chegou a ser elaborado um Plano de Trabalho e Orçamento, previsto em mais de R$ 6 milhões, aprovado pelos órgãos envolvidos, porém “o que parecia ser finalmente um alento (...), encontra-se parado na ineficiência e burocracia estatal”.

A ação civil pública, que tramita na Justiça Federal sob o número 0800010-19.2018.4.05.8402, requer especificamente a restauração da BR-427, no trecho entre Currais Novos e Caicó, “tornando transitável a rodovia na velocidade de classificação da pista”; sendo o Dnit obrigado a licitar e contratar empresa, em caráter emergencial, na forma da lei, para executar as obras de recuperação imediata, caso já não tenha formalizado o termo com o Exército.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 3901 / 9119-9675



Seguidores