Coordenadores
dos nove projetos selecionados no último edital do Programa de Iniciação
Científica Júnior (Pibic-Jr), promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do
Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), em parceria com o Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estiveram ontem (10) na FAPERN
para receber orientação de como operacionalizar o Programa e sobre a
implementação das bolsas no sistema do CNPq.
A
coordenadora do Programa no Rio Grande do Norte, Carla Yara Soares, falou aos
presentes sobre as responsabilidades e deveres dos orientadores perante a
Fundação. No compromisso institucional assumido pelos coordenadores com a
FAPERN e com o CNPq, eles se comprometem a orientar os professores
co-orientadores e alunos, a apresentarem relatórios com os resultados e
produtos desenvolvidos durante o projeto, além de estimularem os alunos a
atualizar suas informações na plataforma do Curriculum Lattes do CNPq.
Representando
a FAPERN, a diretora científica Maria José Vidal, assinou juntamente com os
coordenadores de cada projeto, o termo de compromisso, que dá início à execução
do Programa. Maria José destacou a importância do Programa para a educação
científica dos alunos das escolas públicas, onde os projetos são desenvolvidos.
"Estamos nos empenhando para ampliar a atuação do Pibic-Jr, pois
consideramos que este é um programa fundamental para o desenvolvimento cidadão,
além de promover o olhar científico entre os adolescentes", afirmou a
diretora.
O
professor do Departamento de Farmácia, da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN), Eryvaldo Socrátes, elogiou a iniciativa e também falou sobre a
importância da Fundação para o desenvolvimento da pesquisa no Rio Grande do
Norte. "Parabenizo as ações promovidas pela FAPERN, que mesmo com as
dificuldades financeiras e de autonomia, enfrentadas por quase todas as
fundações do país enfrentam e aqui no Estado não é diferente, ela continua
atuante”, reconheceu. Para o pesquisador entretanto, o fortalecimento da FAPERN
e das pesquisas científicas depende do aporte regular e sistemático de recursos
financeiros para o setor. “Não podemos esquecer de lutar pelo 1% do
orçamento do Estado para as ações de C&T", lembrou o professor, que
irá coordenador o projeto “Cativando jovens do ensino médio pela ciência: um
desafio inovador”, na Escola Estadual Nestor Lima, em Natal.
Pibic-Jr
O
Pibic-Jr concederá bolsas no valor de R$ 100, no período de 12 meses, a
estudantes do ensino médio ou da educação profissional, matriculados em escolas
públicas do RN, visando despertar a vocação científica e incentivar talentos
potenciais. Sob a orientação de pesquisadores de instituições de ensino
superior, eles vão desenvolver atividades vinculadas à iniciação científica ou
tecnológica.
Nessa
primeira chamada, foram selecionados os projetos: “Análise promatológica do
pólen apícola do Semiárido potiguar, coordenado pela professora Anna Jacinta
Dantas de Medeiros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Norte (IFRN), a ser desenvolvido no campus de Ipanguaçu do IFRN;
“Linguagem, identidades e práticas sociais de estudantes no ensino médio”,
coordenada pela professora Ady Canário de Souza Estevam, da Universidade
Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a ser desenvolvida no Centro de Educação
Integrado Professor Eliseu Viana, em Mossoró; “Lubrificante ecológico – uma
alternativa de inserção produtiva de estudantes de ensino médio mediante
fomento em administração e química à luz de preceitos de economia solidária e
desenvolvimento sustentável”, coordenado pelo professor Washington José de
Sousa, da UFRN, a ser desenvolvido na E.E. Professora Gildecina Bezerra, em
Afonso Bezerra; “Competições de futebol de robôs como agente incentivador da
vocação científica e tecnologia de alunas dos ensino médio”, coordenado pelo
professor Pablo Xavier Alsina, da UFRN, a ser desenvolvido na E.E. Professor
Anísio Teixeira, em Natal; “Estilo de vida X hipertensão arterial: fatores que
influenciam para o aparecimento da doença”, coordenador pelo professor José
Gllauco Smith Avelino de Lima, do IFRN, a ser desenvolvido na E. E. Maurício
Freire, em São Paulo do Potengi; “A leitura de cordel na sala de aula: por que
e para quê?”, coordenado pela professora Janaína Silva Alves, do IFRN, a ser
desenvolvido no campus de Mossoró; “Armazenamento de sementes de flamboyants (Delonix
regia), coordenado pela professora Clarisse Pereira Benedito, da
Ufersa, a ser desenvolvido na E. E. Professor José de Freitas Nobre, em
Mossoró; e “Memórias da educação rural: rastreando imagens e falas locais –
fase 3” e “Sexualidade e relações de gênero nas práticas pedagógicas serranas”,
ambos coordenados pela professora Maria Euzimar Berenice Rego Silva, da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a serem desenvolvidos na E. E.
Margarida de Freitas, em Portalegre.
Uma
nova chamada do mesmo edital já foi realizada e o resultado será divulgado em
breve, através do site da FAPERN (www.fapern.rn.gov.br).