Durante o Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas do RN, a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou o apoio do Governo Federal na execução de projetos voltados a diferentes áreas da gestão. Como exemplo, a chefe do Executivo Estadual citou a assinatura do convênio para a construção da Barragem de Oiticica, a duplicação da Reta Tabajara e da BR-304, obras correlatas da Copa do Mundo de 2014, além dos projetos voltados aos recursos hídricos. A reunião com prefeitos acontece durante toda esta sexta-feira (3), no auditório da Escola de GoveRNo, no Centro Administrativo.
A governadora acrescentou que a parceria entre União, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Governo do RN, em um investimento de R$ 1,4 bilhão, possibilitará atingir uma das metas mais importantes da gestão, que é sanear 80% do RN até 2014. O mais recente passo foi a abertura da licitação para a construção da nova adutora do Seridó e aplicação de recursos para a ampliação do sistema de saneamento, um investimento de R$ 100 milhões.
Entretanto, a governadora apontou que a parceria só foi possível após os ajustes do início do governo. “Encontramos um estado inadimplente e sem possibilidade de receber recursos. Tornamos o RN apto a receber os repasses federais e o estado ganhou credibilidade, capacidade de pagamento e financiamento. A presidenta Dilma Rousseff tem sido uma parceira em todos os projetos que apresentamos”, declarou a governadora, lembrando a disponibilidade do Governo Federal em apoiar projetos de regionalização de hospitais do interior e na construção do Hospital de Trauma, que desafogará a rede pública municipal e estadual.
Na reunião, a governadora também ressaltou a importância do evento que reúne prefeitos e prefeitas, em ações realizadas em todos os estados do Brasil. “Essa foi uma ideia muito importante da presidenta Dilma Rousseff porque torna desnecessária a ida de um prefeito a Brasília para apresentar e tentar recursos para os seus projetos. Esta é uma oportunidade de um diálogo mais próximo do Governo Federal diretamente com os prefeitos”, observou.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, falou sobre a importância do evento nos estados, sobretudo para abrir um canal mais direto com os prefeitos. “Esta é uma oportunidade que os gestores têm de falar diretamente com ministros ou representantes de praticamente cada ministério. Aqui, no caso específico do RN, a presidenta Dilma Rousseff, por entender a relevância e importância do estado, pediu que estivéssemos presentes para conhecer a realidade de perto”, declarou.
Além das autoridades mencionadas, o evento contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; das deputadas federais Sandra Rosado e Fátima Bezerra, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e do deputado Fábio Dantas, que representou o deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do RN.