Nesta semana, 14 cidades receberão cursos do Pronatec/Senar. Nas localidades, as aulas serão ministradas em escolas estaduais pelos educadores do Senar/RN e englobam diversas áreas do conhecimento, como Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Horticultor Orgânico entre outros.
Com turmas formadas por 15 ou 20 alunos, os cursos serão ministrados nos municípios de Boa Saúde, Monte das Gameleiras, Santo Antônio, Pureza, Lagoa de Velhos, São Paulo do Potengi, São Tomé, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Acari, São Rafael, Timbaúba dos Batistas, Frutuoso Gomes e Parazinho.
De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, o Pronatec vem suprir uma lacuna no trabalho de formação profissional. “No momento, estamos trabalhando apenas com alunos do Ensino Médio e está sendo uma oportunidade para fazermos a inserção deles nas atividades de produção antes do êxodo para a cidade. Porque se o jovem não tiver uma inserção antes de sair do campo, dificilmente você o trará de volta para as atividades rurais. Então, a ideia do Senar/RN com o Pronatec é iniciar esse jovem com a capacitação no setor rural e já fazer um link dele com o mercado de trabalho assim que ele termina o curso técnico e o Ensino Médio”, ressaltou Vieira.
Sobre o Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec amplia a oferta de vagas de Educação Profissional e Tecnológica e melhora a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho. No Senar, o programa começou a ser executado em julho de 2012.
Os cursos do Pronatec no Senar tem carga horária mínima de 160 horas/aula e contam com um diferencial em relação aos desenvolvidos por outras entidades. Todos têm, no conteúdo, o Módulo Empreender no Campo para estimular o empreendedorismo nos jovens do meio rural.