terça-feira, 7 de maio de 2013

Diante da onda de violência, Fátima destaca importância do RN ser incluído no Brasil Mais Seguro

image Natal já contabiliza, pelo menos, 168 homicídios nos primeiros quatro meses do ano. Já ocorreram homicídios em mais de 66 municípios potiguares. Diante desses dados alarmantes de violência, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) fez pronunciamento, na Câmara dos Deputados, sobre a importância de o RN ser incluído no Programa Brasil Mais Seguro.

Está sendo realizado em Natal o 4º Colóquio do Programa Brasil Mais Seguro, promoção do Ministério da Justiça e Governo do Estado, que tem por objetivo discutir com técnicos e estudiosos as características e tendências das mortes violentas no país, bem como as possibilidades e desafios para a redução, controle e prevenção deste tipo de delito. Durante o Colóquio será assinado o Termo de Adesão ao Programa Federal “Crack, é possível vencer” (Natal, Mossoró e Parnamirim). Presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

“Infelizmente a violência no RN tem se acentuado cada vez mais. Dados são alarmantes e atestam a ineficiência, infelizmente, por parte do governo do DEM no RN, na área da segurança pública. A governadora Rosalba poderia, mas não fez: convocar os Policiais Civis já formados; convocar o restante dos PMs aprovados para cursar a Academia de Polícia; concurso para o Itep e dotá-lo de uma sede digna e estruturada; concurso para o Corpo de Bombeiros; criar o Conselho Estadual de Segurança Pública, dentre outros”, disse Fátima.

Para se ter ideia do estado de guerra que vive o RN, segundo o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio, Natal já contabiliza, pelo menos, 168 homicídios nos primeiros quatro meses do ano. Macaíba (33), Parnamirim (27), Ceará-Mirim (20), São Gonçalo (17), Extremoz e São José de Mipibú (06), e Nísia Floresta (07) completa o estrago na Região Metropolitana. Santa Cruz e Areia Branca (07), Antonio Martins e Patú (06), Mossoró já vai com quase 60 mortes violentas matadas, Poço Branco (04), Lajes, Canguaretama, Nova Cruz, Baraúna e Taipú (03), e Assú (04) mostram a violência interiorizando-se.

“Diante desse quadro de violência se fez mais urgente ainda o RN ser incluído no Programa Brasil Mais Seguro. Daí as iniciativas que o nosso mandato tomou em 2012 quando reiterou junto ao ministro José Eduardo Cardozo e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki a urgência do RN, a exemplo da Paraíba e Alagoas, ser incluída também no Brasil Mais Seguro. Felizmente, em   dezembro do ano passado Regina Miki nos comunicou que o ministro tinha autorizado estudos para incluir o RN no Programa”, destacou a deputada.

Recentemente Fátima esteve reunida, no Ministério da Justiça, com a secretária Regina Miki. “Audiência muito boa, cujo objetivo foi justamente pactuar as ações do Plano Brasil Mais Seguro e do Programa ‘Crack, é possível vencer’ a serem desenvolvidas em Natal e no RN”.

“O RN é o 3° estado a ser contemplado com o Brasil Mais Seguro. Fiz o meu papel quando cobrei que o RN fosse incluído no Programa. É o Governo Federal, mais uma vez, expressando seu caráter republicano, chegando com apoio técnico e financeiro, com vistas a contribuir para que o governo do RN cumpra o seu dever constitucional e dê resposta à população, assegurando uma política pública cidadã e eficiente”, finalizou a deputada.

Seguidores