A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou na manhã desta segunda-feira (13), no Centro de Convenções, a solenidade de entrega dos certificados do Programa de Qualificação Profissional – Prodetur/NE. O programa, que é uma ação do Governo do Estado em parceria com o Ministério do Turismo, formou 1.482 alunos em diversos cursos profissionalizantes voltados para a área do turismo.
A Governadora ressaltou a importância da qualificação frente à estruturação do setor turístico. “Nós precisamos estruturar o potencial do RN não só com empreendimentos, mas também com conhecimento, que é uma das prioridades do nosso governo”, disse Rosalba.
O Secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes, que também acompanhou a solenidade, disse que o RN será beneficiado no futuro com a formação de profissionais capacitados. “O Prodetur é um dos grandes legados que o RN terá. Além de profissionalizar, os alunos são inseridos no mercado de trabalho. Fizemos um estudo das demandas mais promissoras do turismo, e, baseados nisso, definimos os cursos oferecidos”, explicou o secretário.
Representando o Ministério do Turismo, o Secretário Executivo Rodrigo Lameiro, afirmou que o RN tem prioridade para receber esses investimentos, já que Natal será uma das cidades-sede da Copa do Mundo 2014, e que esse investimento será sentido depois do mundial. Segundo o secretário, “com o Prodetur os profissionais que trabalham com turismo poderão contar com a orientação adequada para melhorar o seu negócio e o seu currículo”.
Prodetur mudando vidas
O jovem Jailton Torres, 24 anos, do município de São Miguel do Gostoso, que concluiu o curso de garçom pelo Prodetur acredita que o profissional bem qualificado traz um grande diferencial para o turismo local. “O nosso aprendizado foi excelente, os ensinamentos passados com certeza farão uma grande diferença no nosso dia a dia. A nossa cidade que já tem um grande potencial turístico, agora conta com qualificação”, disse.
Além do trabalho de qualificação profissional, o Prodetur também contribui para a formação social dos jovens, a exemplo do estudante de Canguaretama, Aquiles Pereira de Oliveira, 24 anos. O jovem afirma que antes do programa tinha dificuldade de se relacionar com as pessoas profissionalmente devido à timidez. “Pude desenvolver o meu lado mais extrovertido durante as aulas do curso de organização de eventos, além de ganhar mais habilidade para trabalhar nessa área que está em expansão no mercado”, contou o estudante.