sábado, 30 de julho de 2016

Cerimônia marca lançamento da Tocha Paralímpica no RN

O Governo do Estado, por meio do Vice-Governador Fábio Dantas, conduziu na manhã desta sexta-feira (29), a cerimônia de lançamento da passagem da Tocha Paralímpica em Natal, uma das cinco cidades do País que receberá o símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O evento foi realizado no auditório da Governadoria e contou com presença do Ministro do Turismo, Alberto Alves.

“Natal foi escolhida para receber a Chama Paralímpica não só por ser uma cidade turística, mas por ser o berço de vários paratletas que são motivo de orgulho para o Brasil e para o Rio Grande do Norte. Torço para que o Brasil enfrente as adversidades e faça uma das maiores Olimpíadas e Paralimpíadas que o mundo já viu”, destacou Fábio Dantas.

Durante a cerimônia, o diretor executivo do Comitê Rio 2016, General Marco Aurélio Vieira, fez uma apresentação sobre como será o revezamento da Chama Paralímpica no Distrito Federal, Belém, Natal, Joinville São Paulo. Na capital potiguar, que irá representar as capitais do Nordeste, a Tocha Paralímpica chegará no dia 3 de setembro.

“O conceito da Chama Paralímpica é diferente da Tocha Olímpica. Não haverá um percurso a ser realizado, mas sim a visita de locais representativos para movimento do paradesporto na cidade”, explicou o general Marco Aurélio.

Entre os locais que a Tocha Paralímpica visitará estão a Adote, Suvag, Clínica Heitor Carrilho, IERC, escadaria do Sol e o Palácio dos Esportes. Cada cidade terá um tema e um mensageiro. Em Natal a mensageira será a primeira professora com Síndrome de Down, Débora Seabra. O tema escolhido para a capital do RN é a inspiração.

“O Governo Federal vem empregando os esforços necessários para que cada cidade escolhida receba a Tocha Paralímpica. Aqui contamos com a importante parceira do Governo do Estado e da Prefeitura”, assinalou o ministro Alberto Alves.

Ainda participaram da cerimônia, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Francisco Canindé de França, secretário estadual de Turismo, representantes da Prefeitura de Natal, Sadef e dezenas de paratletas potiguares. O presidente da Sadef destacou a relevância da passagem da Tocha Paralímpica.

“A passagem da Tocha será importante para a valorização do esporte paraolímpico no nosso Estado. Só da Sadef temos quatro paratletas convocados para os Jogos Paralímpicos no Rio”, pontuou Tércio Tinoco.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores