A Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) já visitou as seis cidades contempladas com o Pronatec Copa na Empresa. O intuito foi mobilizar empresários da atividade turística a empregar seus funcionários nos 14 cursos oferecidos pelo Programa, com vista à preparação do Estado potiguar para receber bem o visitante e, principalmente, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa do Governo Federal que abrange vários setores, sendo o pioneiro o Pronatec Educação. O Pronatec Turismo se dividiu em três vertentes: Pronatec Copa na Empresa, Pronatec Copa e Pronatec Social. A Setur é a demandante adjunta do Programa nesses três modalidades, responsável pela coordenação no Estado do Rio Grande do Norte. E a primeira modalidade promovida é o Pronatec Copa na Empresa.
São 1.800 vagas para mais de 50 cursos, sendo 14 atualmente pactuados junto ao Senac e Senai, disponibilizados às cidades de Natal, Canguaretama, Baía Formosa, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul. A Setur já visitou os seis municípios para divulgar e sensibilizar empresários para a importância do Programa. Podem participar empregados dos setores de hotelaria, alimentação fora do lar, agenciamento de viagens turísticas de emissivo e receptivo, organização de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas.
Mais de 800 vagas estão preenchidas. Os primeiros cursos se iniciam neste mês de maio. A carga horária mínima é de 160 horas. O aluno recebe ajuda de R$ 2 a hora aula. Os cursos são: governanta em meios de hospedagem; técnico de guia de turismo; agente de informações turísticas; espanhol e inglês aplicados a serviços turísticos; auxiliar de cozinha, recepcionista de eventos; monitor de recreação; organização de eventos; camareira em meios de hospedagem; garçon; padeiro/confeiteiro; e pizzaiolo.
Os comandos de segurança – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e Comando da Polícia Rodoviária Estadual – já estão inscritos nos cursos de espanhol e inglês aplicados ao turismo. A coordenadora técnica do programa, Maria Eunice Ramalho Dieb, ressalta que os cursos são geralmente ministrados no próprio local de trabalho, cedidos pelo empregador, na frequência e horário que melhor lhe convier. É vedada inscrição de menor de 18 anos ou a servidores públicos.
Para inscrições e dúvidas: 3232-5369 (Setur)
- Maria Eunice Ramalho Dieb
- Luana Fernandes