Na sexta-feira (07), os alunos do Pronatec/Senar da cidade de Ielmo Marinho apresentaram os seus trabalhos no encerramento do curso de Fruticultura ministrado na cidade. Na oportunidade, os jovens exibiram para uma platéia formada por educadores do Senar, coordenadores do Pronatec e pelo presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, os seus projetos relacionados com as frutas e o seu comércio.
No encerramento, promovido nas dependências da escola estadual Ielmo Marinho, os alunos fizeram apresentações sobre a importância das frutas, a sua História na alimentação mundial e a comercialização do produto pelos feirantes e produtores rurais. “Mostramos toda a cadeia das frutas, desde o seu plantio até a parte final, na mesa do consumidor”, resumiu a jovem Beatriz Leocádio, de 16 anos.
O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, comentou sobre a importância dos cursos do Pronatec para os alunos do Rio Grande do Norte. “Acredito que educação é a base para tudo. Para um futuro promissor e para a germinação de uma sociedade mais justa e democrática. Por isso, a nossa Instituição é parceira forte do Pronatec e em 2013, com total certeza, ofereceremos mais cursos dentro do setor agropecuário”, ressaltou Vieira.
Vídeo e horta em desenvolvimento
Na apresentação dos alunos, um vídeo com imagens de uma feira improvisada foi exibido para os presentes. Nas imagens, a formatação de uma feira, com todos os personagens que a cercam, como os próprios feirantes, compradores e as estratégias de marketing utilizadas para atrair um maior número de pessoas ao local. “No vídeo observamos que os meninos e meninas criaram uma feira em toda a sua plenitude. Um trabalho muito bem feito que mostrou o desenvolvimento desses ambientes e a sua importância para uma cidade ou comunidade rural”, comentou o presidente da Faern/Senar, José Vieira.
No final das apresentações, os alunos do Pronatec de Ielmo Marinho exibiram, com orgulho, a horta em desenvolvimento criada por eles. “No curso, eles também colocaram a mão na massa e projetaram uma pequena horta. Assim, o trabalho foi completo”, finalizou a educadora do Senar/RN, Kelly Mary.