terça-feira, 14 de agosto de 2012

Vasto acervo do marchand Antônio Marques é tema do Privado é Público em agosto

Fazendo parte do Agosto da Alegria 2012, coleção traz o melhor da cultura popular para visitação pública

As figuras, costumes e cenários típicos da cultura popular, traduzidos pelas mãos de vários artistas, entre artesãos, pintores e xilógrafos. Eis um resumo do que o público irá encontrar na Exposição Privado é Público - Arte Popular na Coleção de Antônio Marques, que tem vernissage nesta quarta-feira (15), às 18h, na Galeria Newton Navarro, na Fundação José Augusto. Esta edição do Privado é Público integra o Circuito Artes Visuais do Agosto da Alegria 2012 - É Festa para Deífilo e fica aberta para visitação de 16 de agosto até 6 de setembro, sempre das 8h às 18h.

Reunindo obras de 63 artistas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia, Ceará e Pernambuco, a exposição é um apanhado da coleção de arte do marchand Antônio Marques que, desde meados dos anos 1970, se dedica ao estudo da arte. As peças reunidas dão uma amostra da profundidade da pesquisa de Antônio Marques e do zelo com que trata do patrimônio artístico.

"Através de um trabalho persistente, o colecionador conseguiu salvar do esquecimento e preservar para as futuras gerações o que há de mais legítimo e representativo da arte popular do nosso estado, além de valores estéticos coletados em outras regiões do Nordeste. A mostra também resgata determinados objetos que, até recentemente, eram injustamente desqualificados no campo artístico – em especial as matrizes entalhadas para ilustração das capas dos folhetos de cordel e os ex-votos entalhados na madeira. Entre os destaques, a pintura naif – também primorosamente catalogada pelo colecionador – que exerceu poderosa influência sobre a arte moderna e que continua influenciando a arte contemporânea", descreve Isaura Rosado, na abertura do Catálogo que registra a exposição.

Como escreve o artista Dorian Gray Caldas no catálogo da exposição, a coleção de Antônio Marques foi "coletada pela inteligência e sensibilidade de seu organizador; vivenciando, tocando e sentindo a obra desses artistas populares, com a persistência de pesquisador, aliada a sua visão sociológica e artística".

Privado é Público

Exposição Arte Popular na Coleção de Antônio Marques

Hora: 19h

Local: Galeria Newton Navarro, na Fundação José Augusto

Vernissage: 15/08

Visitação: De 16/08 a 06/09

Entrada gratuita.

Seguidores