sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Agentes de Trânsito de Parnamirim aprovam indicativo de Greve

image Trabalhadores reclamam do excesso de carga horária e reivindicam um Concurso urgente para a área: são apenas 10 agentes para controlar todo trânsito da cidade.
Em assembléia realizada na manhã de hoje (10) na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Parnamirim – SINTSERP, a categoria dos Agentes Municipais de Trânsito da cidade, aprovaram com aclamação um indicativo de greve para a próxima quarta-feira (15), semana anterior ao Carnaval.
A decisão foi tomada após várias tentativas e apelos ao poder público municipal por melhorias para a classe e por garantias de direitos comuns à categoria. Os Agentes de trânsito reivindicam um aumento salarial de 16%; a elaboração e implantação de um Plano de Cargos, Carreira e Salários para a categoria; melhores condições de trabalho; diminuição da carga horária de 180 para 120 horas; incorporação da hora extra ao salário; uma gratificação por risco de vida e deslocamentos; um regimento específico de trabalho com diferenciação por responsabilidades e concurso público imediato para a área de atuação dos mesmos.
Segundo o presidente do SINTSERP, Celino Bezerra, o sindicato se dispôs a ajudar a categoria na mesa de negociações que está prevista para os próximos dias. Para ele, é chegada a hora dos Agentes se unirem e lutar por direitos elementares, garantidos por lei para a categoria. “É preocupante a quantidade de horas a que estes profissionais se submetem, muitas vezes sem que sejam pagas corretamente estas horas extras”, colocou Celino. Na agenda de lutas dos Agentes há uma perspectiva de reunião com o novo Secretário municipal de trânsito na próxima quarta-feira (15).
De acordo com membros da Comissão de Agentes, Parnamirim dispõe atualmente de apenas 10 Agentes de Trânsito para toda a cidade. Para se ter uma idéia da gravidade deste quadro, o Programa Nacional de Trânsito determina que exista 1 Agente para cada 1.500 habitantes, sendo que em Parnamirim essa média é de 1 Agente para 55 mil habitantes. Outra constatação pertinente é a de que o município conta com 12 Orientadores de Trânsito (Cargos comissionados), que apesar de atuarem na mesma área e utilizarem o mesmo fardamento dos Agentes não tem o poder de autuação dos mesmos, ou seja, não podem aplicar multas, apreender carteiras irregulares ou até mesmo deter motoristas imprudentes. Os Orientadores servem apenas para ajudar na estabilidade do tráfego e dar informações aos motoristas. A Comissão alerta que o prefeito Maurício Marques não realizou Concurso para a área, mas ao contrário, “maquiou” a realidade com a contratação destes orientadores.
Entre as reivindicações da categoria está a diminuição da carga horária de trabalho que hoje chega a 180 horas mensais. Segundo a legislação federal, o correto seria que estes profissionais efetuassem uma carga horária de 120 horas. Eles ainda denunciam que em feriados prolongados como o Carnaval, eles chegam a trabalhar 300 horas.
Na próxima semana o SINTSERP juntamente com a Comissão dos Agentes de Trânsito se reúnem com o Secretário de Transportes de Parnamirim para apresentar uma pauta de reivindicações da categoria. Os servidores esperam que o Prefeito atenda a lista de solicitações e que desta forma, possa garantir direitos e respeito ao trabalhador, mas também, assegurar que Parnamirim tenha um Carnaval de alegria, sem grandes transtornos no trânsito, especialmente na Orla de Pirangi e demais praias adjacentes, já que neste período receberá um maior fluxo de veículos com moradores, visitantes e turistas.
Autoria da Foto: Arthur Varela
Para quaisquer esclarecimentos favor entrar em contato através dos telefones:
SINTSERP: (84) 3272 1886
Celino Bezerra – Presidente do SINTSERP:

Seguidores