quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Guamaré recebeu 70 mil foliões por dia durante Carnaval

image Sucesso de público, o carnaval de Guamaré se consolidou, em 2012 como um dos maiores do Rio Grande do Norte. A festa de rua, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, alcançou a marca de 70 mil pessoas, desde a última sexta (17) até esta terça-feira (22). O cantor Ricardo Chaves e a banda Aviões do Forró foram dois dos destaques da programação musical gratuita que animou os foliões durante a festa carnavalesca.
“Guamaré tem sido escolhida para brincar o carnaval pela sua tranquilidade e segurança. Uma cidade de, aproximadamente, 12 mil habitantes recebe o dobro de sua população durante o período, fato que movimenta a economia local”, destaca a secretária de Turismo, Kelly Teixeira.
Na orla da praia de Aratuá, foi montado um grande palco, que recebeu a programação noturna no período de momo. Durante o dia, as ruas foram tomadas pelo tradicional mela-mela. A Prefeitura distribuiu 10 toneladas de mel, além disso, carros-pipa, também disponibilizados pela Prefeitura, refrescaram os foliões. Dois trios elétricos percorreram a cidade, no chamado “arrastão da folia”. A paisagem urbana foi alterada pela decoração e iluminação temáticas.
A fim de garantir a segurança da festa, uma operação integrada foi realizada pelas Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Conselho Tutelar. Segundo o comandante do destacamento da Polícia Militar em Guamaré, o sub-tenente Luiz Carlos de Souza, nos cinco dias de festa, foram registradas poucas ocorrências – a maioria por embriaguez e princípio de tumulto.
“Para a área de policiamento, foi um carnaval de segurança total. Ao contrário de outras regiões do Estado, não registramos em Guamaré nenhum homicídio”, ressaltou. A festa sem registro de delitos graves foi consequência do trabalho de 170 policiais militares mobilizados para garantir o sucesso da Operação Carnaval.
Uma tenda foi montada na praia do Aratuá para o atendimento de emergências, e distribuição de preservativos, folders informativos e protetor solar para os foliões. Duas ambulâncias deram suporte à população no corredor da folia. A equipe médica foi dobrada, e os plantões, reforçados com enfermeiros e técnicos.
Cerca de 60 ambulantes foram cadastrados para trabalhar no Carnaval. A Prefeitura cedeu o ponto comercial, distribuiu aventais para a identificação e capacitou os trabalhadores. No setor de serviços, a Secretaria de Turismo registrou aumento nos empregos temporários. A classe dos mototaxistas também foi cadastrada e recebeu coletes.
Marcos Alexandre

Seguidores