Discutir o avanço do crack no país e medidas para combater o seu uso e reabilitar ex-usuários do entorpecente. Com esse objetivo, a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack realiza, nesta quarta-feira (6), no Plenário 1 do Anexo 2 da Câmara Federal, uma audiência pública que reunirá autoridades e especialistas no combate às drogas. Dentre os convidados para o evento está o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que deve apresentar os planos do governo federal e a parceria com o Poder Legislativo no combate ao crack.
Para Fábio Faria (PMN), presidente da Frente Parlamentar, a audiência pública se constitui numa grande oportunidade para que os deputados que fazem parte das comissões que tratam do tema adquiram informações importantes para a elaboração de projetos de lei que auxiliem no combate ao crack.
"Nosso país precisa de políticas públicas mais efetivas e eficazes, que possam suportar a demanda e a urgência que a luta contra o crack exige, seja para estruturar uma rede nacional de atenção ao ex-usuário, para combater o tráfico, ou para a prevenção ao uso das drogas. O debate com esses especialistas pode ajudar a esclarecer os parlamentares e acelerar o processo junto à União”, afirma o deputado.
Além da presença do ministro Alexandre Padilha, estão previstas apresentações do Delegado Diretor do DENARC de São Paulo, Clemente Calvo Castilhone Júnior; do psiquiatra Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira, PhD em Dependência Química pela Universidade de Londres e atualmente diretor do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas); do chefe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sobradinho (DF), Luís Felipe Castello Branco; e do diretor de Projetos Fazenda Esperança, Adalberto Calmon Barbosa. A audiência começa às 15h e será transmitida pela Agência Câmara na internet. (VAI?)
NA CÂMARA
A Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack conta com apoio de mais de 200 deputados federais e senadores, e tem o objetivo de analisar e dar celeridade a projetos que visem promover o tratamento de usuários e o combate ao crack no Brasil. Atualmente, os trabalhos têm sido realizados em conjunto com a Comissão Especial de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (CEDROGA), da qual Fábio Faria participa como relator.
Como presidente da Frente, o potiguar solicitou ao governo federal levantamentos sobre os números do crack e instituições de tratamento de usuários no Brasil e apresentou uma carta de sugestões para a discussão do tema em conjunto com o Poder Legislativo. Os membros da CEDROGA também visitaram a Cracolância, em São Paulo, para ver de perto a realidade dos dependentes da droga. Diligências a clínicas e projetos bem sucedidos na recuperação de usuários têm sido realizadas nas últimas semanas, também com o objetivo de subsidiar o trabalho no grupo. Assessoria