segunda-feira, 4 de novembro de 2013

“UFRN orgulha o Rio Grande do Norte”, diz Henrique Alves em evento sobre informática.

image Natal (RN) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou nesta segunda-feira (4), em Natal, de workshop promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre os programas de excelência desenvolvidos pela superintendência de informática e aplicados por outras instituições de ensino superior e órgãos do governo federal e do estado Rio Grande do Norte.

A Câmara poderá estabelecer parceria com a UFRN na área de recursos humanos, admitiu o deputado. Para Henrique Alves nos últimos 10 anos a universidade tem se revelado um centro de excelência em informática. “O exemplo dessa revolução silenciosa está aqui nesta plateia, consumidora dos produtos e serviços desenvolvidos pela nossa universidade e exportados para outros órgãos públicos. É mais uma prova da competência dessa instituição tão essencial para o nosso desenvolvimento e que orgulha o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Mais de 200 técnicos e dirigentes de 42 instituições federais participam do workshop, entre elas, 31 já formalizaram parceria de cooperação com a UFRN. Outras 23 estão aderindo ao programa de relacionamento institucional de cooperação em tecnologia da informação e gestão da UFRN.  “Estamos expandindo conhecimentos que os outros estão absorvendo e aprendendo com o que aqui fazemos. A UFRN é uma grande parceira do Rio Grande do Norte e seu desenvolvimento”, ressaltou.

O INSS é um dos parceiros da UFRN e vai aproveitar a experiência da universidade para trabalhar o controle dos 30 milhões de benefícios mensais concedidos pela Previdência Social, assegurou o ministro Garibaldi Filho. Ele prestigiou o evento acompanhado do presidente do INSS, Lindolfo Sales. A secretaria de educação do Rio Grande do Norte já controla os dados da educação básica pelo sistema de informações desenvolvido pela UFRN.

O sistema de avaliação de todos os cursos de pós-graduação no Brasil, que é feito pelo Ministério da Educação, também vai aplicar a tecnologia de controle desenvolvida na universidade a partir do próximo ano, anunciou a reitora Ângela Cruz. “Estamos prestando um serviço público eficiente e transparente. Desenvolvemos múltiplos sistemas e ferramentas robustas e facilitadoras na área de informática”, reforçou a reitora. Somente na UFRN mais de 40 mil pessoas utilizam as ferramentas de tecnologia da informação plicadas pela universidade e expandidas para todo o Brasil.

Seguidores